Transcatarina: dois dias exclusivos para o rally de regularidade

publicado em: 21/06/2023

Com novo formato, pilotos e navegadores das categorias de competição do Transcatarina vão encarar cerca de 320 quilômetros entre Fraiburgo e Caçador

 

Na edição comemorativa dos 15 anos do Transcatarina, a organização do evento prepara uma série de novidades, a começar por oferecer um encontro exclusivo e em datas diferentes para as categorias de competição e turismo. Toda a movimentação será de 06 a 15 de julho, atravessando Santa Catarina de Fraiburgo a Tubarão. As demais cidades anfitriãs são Caçador, Lages e São Joaquim. 

 

No que diz respeito ao rally de regularidade – formado pelas categorias Máster, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light –, as disputas serão realizadas de 06 a 08 de julho, com largada e chegada em Fraiburgo, e pernoite em Caçador. 

 

Ainda, o 15º Transcatarina marca o retorno do diretor de prova, Wagner Souza, após oito anos. “Estou motivado por voltar a organizar esse rally que eu ajudei a criar e transformar no que ele é hoje”, diz empolgado Wagner. “Preparamos uma disputa em novo formato, com dois dias (antes eram três). Serão sete etapas e 320 quilômetros navegáveis, entre duas cidades muito próximas. Passaremos pelos pomares de maçã e fazendas de reflorestamento de eucalipto da região. Não teremos deslocamentos, portanto, quem gosta de rally de regularidade sabe que isso é um ‘filet mignon’”, pontua. 

 

Um dos principais rallys do Brasil 

 

O rally de regularidade do Transcatarina é um dos mais tradicionais e disputados do Brasil. Atrai duplas de diversas regiões, devido a qualidade técnicas das trilhas e pela competividade. Até o momento, dez estados estão representados na competição, sendo: Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. 

 

Brasília é a cidade com maior número de representantes: 13 pessoas e, entre elas, as irmãs Silvana e Silmara Monteiro Fiquer Leal, que estrearão no Transcatarina. A dupla (que iniciou no esporte em 2022) disputará o pódio da categoria Turismo Light e faz parte da Buriti Rally Clube. 

 

“A fama do Transcatarina é excelente (região, desafios de terrenos, planilhas bem-feitas, cuidado e atenção da organização para com os competidores e belezas naturais). Por isso, nos planejamos para participar este ano. Temos grandes expectativas, porém, somos realistas. Sabemos das nossas limitações, principalmente, em relação a pouca experiência e por nunca ter competido em Santa Catarina. Queremos fazer uma boa prova, com o mínimo de atrasos possível e aproveitar muito o evento”, declara Silvana. 

  

Inscrições abertas 

 

As inscrições para o Transcatarina estão abertas e podem ser feitas pelo site www.transcatarina.com.br. Depois do rally de regularidade, será a vez dos participantes das categorias de turismo se aventurarem – de 11 a 15 de julho – nas categorias: Adventure 01, 02 e 03, Passeio Radical 01, 02, 03 e 04, e Expedition. 

 

O 15º Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar, DSTrac Performance 4x4, SFI Chips, Scherer Autopeças, Atacadão Pneus e Artcon Empreendimentos.

Apoio de RH Brasil, Orange Sun Energia Sustentável, Grupo Gratt, Cervejaria Holzbier, Posto Maçã, Rede PMX, FD Display, Ademi S/A, Alfa Transporte, Lave Bem Lavanderia, Videplast, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Caçador, Prefeitura de Lages, Prefeitura de São Joaquim e Prefeitura de Tubarão.