Dicas de preparação para o 4º Rally Transcatarina

publicado em: 25/06/2012

 

Realizar um trabalho de preparação física e psicológica antes do desafio é primordial para garantir um lugar no pódio

 
Faltam 22 dias para o início de um dos principais ralis do País: o 4º Rally Transcatarina, que acontece 17 a 21 de julho. O evento conta com mais de 150 equipes inscritas, que passarão cinco dias entre Fraiburgo, SC (largada) e Balneário Camboriú, SC (chegada). Serão percorridas mais de 33 cidades, que compõem o roteiro de aproximadamente 800 quilômetros.

E faz tempo que pilotos e navegadores estão em treinamento para encarar essa maratona, pois segundo o piloto Acyr Hideki Rodrigues da Silva e o navegador Marcos Maia Panstein, da categoria Super Máster, para encarar um rali de longa duração é preciso ter resistência física e controle emocional. "A dica é participar do máximo de etapas possíveis durante o ano. É praticando que adquirimos mais experiência e estabelecemos o ritmo de ideal de disputa a fim de nos mantermos competitivos", afirmou Panstein. Já Silva apontou que é importante a dupla estar bem entrosada. "O piloto precisar confiar e entender as informações que o navegador passa. Para conquistar um bom resultado, o entrosamento tem que estar 100%, pois na hora de dificuldade (quando os erros acontecem), é preciso driblar a raiva e a tensão, e rapidamente recuperar a concentração. Por outro lado, a confiança em excesso pode atrapalhar; então, mirar na regularidade é essencial", disse Silva.

Outro ponto destacado é a alimentação e ter uma boa noite de sono. É preciso largar totalmente descansado, para cada dia de competição. O desgaste emocional e físico durante a corrida é muito grande e influencia diretamente no rendimento dos competidores. "Qualquer erro, por menor que seja, leva a perda de pontos, e se a disputa estiver nivelada, isso tira a dupla da briga pela vitória. Beber água durante a prova e não comer alimentos pesados contam bastante", salientou o navegador.

Sobre a conduta no certame, Silva descontrai: "Devemos ter calma, pois sabemos que estamos competindo. Nosso maior adversário, é nós mesmos. Quando acaba o Transcatarina, trocamos informações com os concorrentes, que também são nossos amigos... E rimos das dificuldades". Quando pedimos uma dica, para ficar entre os dez melhores do Rally Transcatarina, o piloto foi certeiro. "Determinação! Treino e conhecimento ajudarão, mas a determinação é que leva a vitória".

O Transcatarina é um rali de regularidade, onde a precisão é fundamental. São seis categorias: Super Máster, Graduados, Júnior, Jeep, Turismo Light e Turismo Adventure. Todas elas exigem técnica (mesmo as mais básicas) para transpor os desafios do percurso.

Para conhecer mais sobre o Rally Transcatarina, acesse: www.transcatarina.com.br.

Visite: www.transcatarina.com.br
Siga no Twitter: www.twitter.com/transcatarina
Facebook: www.facebook.com/profile.php?id=100001818081240


O Transcatarina tem o patrocínio: Ensimec, Hotel Renar, Troller Veículos Especiais, Santur e Hankook Pneus

Apoio: Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Rio do Sul, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Apiúna, Lave Bem Lavanderia, Infinity Blue, Grafimax, Revista Planeta Off Road, Posto Brasília/Ipiranga, Ativa Comunicação, ATF Embreagens, Astra Embreagens, Reunidas, Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Centro Universitário Facvest, Ventus Pneus, Fixxar Guinchos Elétricos

Supervisão: Fauesc
Realização: SC Racing
 

 

Fale conosco
Fale conosco pelo WhatsApp