Transcatarina 2012

Em 2011 os 144 competidores do 3º Transcatarina superaram vários desafios, entre eles médias altas, terrenos extremamente lisos e algumas pegadinhas (balaio). E todos foram superados com muita garra pelos participantes. O que será que a natureza e o evento está nos preparando para 2012. Inscreva-se e descubra o que é estar entre os participantes de um dos melhores rally do Brasil. Esta dada a largada para o Transcatarina 2012, não fique de fora!!!!

 

O Transcatarina percorrerá uma das regiões mais lindas de Santa Catarina entre os dias 18 a 21 de Julho, onde vários turistas estaduais e nacionais buscam emoção e adrenalina. A prova terá 6 categorias, para que todos possam participar, desde o mais experiente até o mais novato, que começa sua aventura nesse mundo maravilhoso que é a regularidade.

 

As categorias estão divididas assim:

 

SUPER MASTER - As médias de velocidades poderão ser superiores às das demais categorias.
Categoria de alto grau de competitividade, própria para pilotos e navegadores com vasta experiência em provas off-road de regularidade de reconhecimento nacional.

 

GRADUADOS - As médias de velocidades poderão ou não, ser inferiores às da categoria Super Máster. Categoria de competição própria para pilotos e navegadores com experiência em provas off-road de regularidade promovidas por clubes especializados. Esta categoria é um vestibular para a SUPER MASTER.

 

JÚNIOR - As médias de velocidades poderão ou não, ser inferiores a categoria Graduados, será a terceira categoria a largar nas etapas. Categoria de competição própria para pilotos e navegadores com pouca experiência em provas off-road de regularidade promovidas por clubes especializados. Caso haja um ranking para se definir o Campeão Geral do Transcatarina esta categoria não estará participando.

 

 

JEEP - As médias de velocidades poderão ou não, ser inferiores Júnior. Categoria de competição para pilotos e navegadores com experiência em provas off-road de regularidade promovidas por clubes off-road. Categoria exclusiva para Carros com fabricação anteriores à 1985, originais ou não, com sistema de tração 4x4.

 

TURISMO LIGHT - Esta categoria largará em forma de comboio, comandados por “carro guia” da Organização que os conduzirá até o final do evento. Nesta categoria não há controle de tempo de passagem por PC´s sendo que as velocidades e trajetos serão determinados pelo veículo da Organização responsável pela condução do comboio. Categoria de Turism sem competição, própria para pilotos e acompanhantes com espírito de aventura, pilotos esses que deverão ter experiência de condução de veículos 4x4 em estradas de piso natural com diferentes relevos e em situações climáticas diversas (seco e/ou molhado), com veículos de qualquer marca, modelo e ano de fabricação. Esta categoria além de passar por alguns trechos da prova, também irá apreciar os pontos turísticos da região.

 

TURISMO ADVENTURE: Esta categoria largará em horário definido pelo líder do comboio, e seguirá por roteiros alternativos, comandados por “carro guia” da Organização que os conduzirá até o final do evento. Nesta categoria não há controle de tempo de passagem por PCs sendo que as velocidades e trajetos serão determinados pelo veículo da Organização responsável pela condução do comboio.

 

PROGRAMAÇÃO INICIAL DO TRANSCATARINA

 

-Dia 17/07 e 18/07 Confirmação de Inscrição

-Dia 18/07 as 13:00 Largada Promocional

-Dia 18/07 as 15:00 Prologo em Fraiburgo

-Dia 19/07 Parte da Manha - Etapa 1 - Fraiburgo a São Cristovão do Sul

-Dia 19/07 Parte da Tarde - Etapa 2 - São Cristovão do Sul a Lages

-Dia 20/07 Parte da Manha - Etapa 3 - Lages a Otacilio Costa

-Dia 20/07 Parte da Tarde - Etapa 4 - Otacilio Costa a Rio do Sul

-Dia 21/07 Parte da Manha - Etapa 5 - Rio do Sul a Apiúna

-Dia 21/07 Parte da Tarde - Etapa 6 - Apiúna a Balneário Camboriu

-Dia 21/07 a noite - Premiação no Hotel Recanto das Aguas em Balneário Camboriú

 

 

TRANSCATARINA - Horizonte sem Limites

 

Este evento é uma prova de regularidade e precisão. O competidor tem que comparecer no local, horário, minuto e segundos determinados pela direção de prova. Este esporte não tem como objetivo a velocidade para chegar em primeiro lugar, mas sim a regularidade de cada competidor. Assim sendo, até quem larga por último tem a chance igual ao competidor que largou em primeiro, sendo definido pelo participante que mais for regular, cumprindo o trajeto imposto pela organização e passando pelo postos de controle na hora ideal e determinada. Poderão participar pilotos, navegadores e “zequinhas” de ambos os sexos com pouca ou sem nenhuma experiência em provas de Jeep Raid. É obrigatório que o piloto possua Carteira Nacional de Habilitação, quanto aos demais tripulantes não há restrição de idade, no caso de menores é obrigatória uma autorização por escrito do responsável legal. “O verdadeiro jipeiro nunca trilha sozinho. Com base no companheirismo e no respeito eles enfrentam os desafios do caminho com espírito esportivo, aventureiro e apaixonado. É tudo isto que faz essa galera ser especial”.

 

Atravessar estradas de trra com buracos, cascalhos, galhos e pedras. Subidas íngremes, areia, lama, atolar o carro várias vezes em um percurso. Ter contato direto com belas paisagens e montanhas. Desbravar trilhas acessíveis somente com o uso de um veículo potente. Disposição e espírito de equipe. Testar a resistência dos homens e das máquinas. Tudo isso faz parte dos que se aventuram no universo das aventuras de Jipe. Obstáculos não existem para os praticantes que compõem este esporte de aventura. Ultrapassar limites é a meta. O uso de veículos específicos, com tração nas quatro rodas e acessórios que são incorporados de acordo com o grau de dificuldade das trilhas, diferencia o mundo destas pessoas apaixonadas pelo desafio. Nunca explicaremos o que nos leva a cumprir estes rituais, mas traremos de tal forma real a motivação em superar nossos limites. A interação do jipeiro com a natureza, a transformação do meio ambiente ao longo de milênios, um duelo entre quilômetros e nossas crenças. Por Shaekspeare nossos destinos e desejos caminham ao contrário. Busca na essência novas perguntas e respostas, testar os relacionamentos ao extremo. Até onde vão nossas vidas? Como está o meio em que vivemos? Precisamos transmitir as outras pessoas o porquê de sermos diferentes e nós somos...Transcatarina, muito mais aventura em sua vida!

 

O Transcatarina tem duração de 5 dias, sai da serra catarinense em Fraiburgo a 1200 metros de altitude, chegando no litoral em Balneário Camboriú. São ao todo (competidores e organização) mais de 200 carros. Uma repercussão que alcança em mídia milhões de pessoas. Hoje o evento já é considerado um dos melhores do Brasil e referencia nacional.

Um dos diferenciais do evento é que além de ser uma competição de alto nível, onde os melhores competidores de regularidade do Brasil competem em uma prova altamente tecnica e com muitos desafios, o Transcatarina mostra a todos os participantes, apoio e familiares que acompanham a caravana, cerca de 600 pessoas vindas de 9 estados brasileiros, a cultura, a culinária e a tradição de nosso estado. Para que isso ocorra são realizados nas quatro cidades sedes, Fraiburgo, Lages, Rio do Sul e Balneário Camboriú apresentações típicas e culturais onde podemos mostrar todas as diferentes belezas de cada cidade e suas tradições, além é claro da culinária local, aliando competição com turismo regional. Em Rio do Sul temos o orgulho de fazermos o lançamento da maior festa do município a Kegelfest.

 

Para a população local, fizemos sempre a largada e chegada de cada etapa em locais de fácil acesso e que possa contar com uma grande quantidade de expectadores.

 

Transcatarina Social

 

Para participação no maior rally de regularidade de Santa Catarina, cada piloto deve obrigatoriamente doar 40 kilos de alimentos, temos assim uma previsão de 7 toneladas de alimentos em arrecadação que são doados para 4 instituições de caridades onde o rally passará. No ano de 2010 foram 4 toneladas e queremos alcançar no ano de 2012 a marca de 8 toneladas de alimentos, ajudando assim a 6  8 instituições de caridade do estado.

 

Além dos alimentos, em 2010 adotamos a primeira criança de 1ª ou 2ª série, fornecendo a ela todo o material e custos de mensalidades até a 8ª série. Na segunda edição do rally a cidade felizarda foi Fraiburgo e na sua 3ª edição em 2011 será Lages a cidade a escolher a 2ª criança a se beneficiar desta ajuda. Será uma criança a cada ano, isso quer dizer que na 9ª edição do evento teremos 7 ou 8 crianças adotadas por nós.

 

Por ultimo realizaremos um concurso na cidade de Fraiburgo de redação (3ª e 4ª series) e desenho (1ª e 2ª séries) onde as crianças campeãs irão participar na categoria turismo do passeio na mesma cidade, em carros 4x4 da organização.

 

É o Transcatarina querendo ajudar o futuro de Santa Catarina.

 

Mariores informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 47 9980 8743