Rally Trilha SC: chuva, lama e nevoeiro deram o tom na segunda prova da temporada

publicado em: 19/04/2015

Uma competição com várias novidades e para deixar os competidores extasiados. Se não bastassem as características físicas da competição que foram inéditas, o clima colaborou para tornar a disputa pelo pódio ainda mais técnica e desafiadora

 

Um destino novo no calendário de eventos do Campeonato Rally Trilha SC. A segunda prova da temporada 2015 foi realizada no sábado de 18 de abril, na cidade de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. Valendo pontos pelas 3ª e 4ª etapas, o 1º Rally São Chico apresentou o melhor da serra gaúcha aos participantes, que estiveram divididos em 59 carros, sendo: 42 que disputaram o pódio (categorias Máster, Graduado, Turismo e Novato), e mais 17 pela Passeio. 

Com paisagens exuberantes, o roteiro de 120 quilômetros foi de alto nível técnico e com médias de velocidade justas. A neblina, a chuva e o frio deram uma característica especial ao certame; e, além de cânions, travessias de rios e florestas que embelezaram o dia, também houve vários laços e pegadinhas, em meio a terreno liso e com muito barro.

Aqueles que avançaram na classificação

Após três horas e meia de competição, na categoria Máster, Flávio Roberto Kath e Rafain Walendowsky mostraram tudo o que sabem sobre o rali de regularidade e conquistaram o primeiro lugar. "O piso estava bem molhado e o pneu do carro escorregava bastante. Do início ao fim, tudo foi uma grande novidade e gostamos do que enfrentamos em região diferente e bonita", detalhou Walendowsky.

Pela categoria Graduado, a dupla Denis Lutke e Márcio Pilz fez bonito e venceu o dia. "A chuva apimentou a disputa. Estamos felizes, pois superamos todos os obstáculos do trajeto, evitando ao máximo qualquer tipo de erro. Competimos juntos desde o final do ano passado, mas estávamos determinados a subir logo no pódio, e esse dia chegou. Foi especial",comemorou Pilz.

Na Turismo, André Diniz Pereira e Marcelo Antonio Detoni, foram os melhores e levaram para casa o troféu de campeão. "Essa prova estava difícil demais. O veículo patinava e, por isso, piloto e o navegador foram bem exigidos. Sem dúvida, a concentração foi um diferencial para a vitória. Fazia tempo que buscávamos o primeiro lugar, então a alegria é grande", afirmou Diniz.

Na categoria Cidade, Ricardo Zanin e Luciano Peruffo se destacaram entre seus concorrentes."A chuva que caiu colaborou para a etapa ficar ainda mais técnica e eletrizante. Mesmo após um pneu furado, não perdemos o desejo de vencer e buscamos esse resultado. Felizmente, a sorte também estava do nosso lado", apontou Peruffo.

Quem subiu no lugar mais alto do pódio da Novato foram Stevens Salim de Freitas e Paulo Eduardo Galiza. "Para nós, foi um dos desafios mais técnicos que já encaramos. Mas, temos treinado nos finais de semanas que antecedem os ralis e aplicamos tudo o que aprendemos nesta prova. Estávamos bem focados", contou animado Freitas.

E os vencedores pela Novato Sem Equipamento foi o casal Tiago de Ávila Gutierres e Marcele Crespo Dytz. "As etapas foram bem complicadas, mas assim que é legal. Passamos por lugares lindos. Nós nos preparamos e mantivemos 100% de concentração. Não é sempre que se conquista a vitória, então, estamos felizes" , contou Marcele.


Explorando a natureza

Novamente, a categoria Passeio - que estreou na primeira etapa da temporada 2015 -, foi um sucesso e rendeu momentos especiais aos amantes do off-road. 
Eles estiveram divididos em dois grupos, sendo o primeiro formado por cinco carros que passaram por diversos lugares, com destaque para o Passo do S, Cachoeira do Venâncio e Passo da Ilha. O percurso foi exclusivo e teve cerca de 90 quilômetros apresentando os mais belos lugares da região, com direito a cachoeiras, nascentes, travessias de rios e as peculiaridades das cidades Cambará do Sul, a Região das Hortênsias (Gramado e Canela), além da sede São Francisco de Paula.

E mais 12 veículos, que fizeram um passeio diferente... Eles conheceram o trajeto do rali e, em um determinado ponto, pararam para assistir a competição. 

As 5ª e 6ª etapas do Campeonato Rally Trilha SC será no dia 06 de junho, em Brusque, na Fenajeep - A Feira Nacional do Jeep. Para garantir uma vaga, basta acessar o sitehttp://rallysantacatarina.com.br.


Classificação - 3ª e 4ª etapas Campeonato Rally Trilha SC
1º Rally São Chico

Categoria Máster


1º Flávio Roberto Kath e Rafain Walendowsky, 34 pontos
2º Marnes Alexandre Floriani, 28 pontos
3º Marcio Schlinhdein e Cristian Mueller, 27 pontos
4º Leandro Pereira Moor e Claudio Roberto Flores, 25 pontos

Categoria Graduado

1º Denis Lutke e Marcio Pedro Pilz, 30 pontos
2º Everton Gratt e Wesley Sari, 28 pontos
3º Aurélio Bihalva e Tiago Poisl, 28 pontos
4º Erolf Schotten e Jean Luis Ropelato, 25 pontos
5º Raniero Magnobosco Laghi e Volnei Correa da Silva, 25 pontos

Categoria Turismo

1º André Diniz Pereira e Marcelo Antonio Detoni, 32 pontos
2º Orli Ademir Katzer e Gustavo Henrique Katzer, 25 pontos
3º Wivalde Jonas Liebl e Adimar Diego Mühlbauer, 25 pontos
4º Adilson Gonze e Marcos Sérgio Bechtold, 23 pontos 
5º Alan Michael Gratt e Michael da Silveira Masson, 20 pontos

Categoria Cidade

1º Ricardo Zanin e Luciano Peruffo, 34 pontos
2º Mauro Alexandre Pizzolatto e Henrque Peter Rech, 30 pontos
3º Giovani Arnaldo de Mello e Pedro Pescador de Mello, 26 pontos
4º Marcelo Arruda Pereira e Jeferson Luis de Souza, 23 pontos
5º Jeferson Oliveira da Silveira e Giane Maria Sohne, 23 pontos 

Categoria Novato

1º Stevens Salim de Freitas e Paulo Eduardo Galiza, 32 pontos
2º Norton Martins e Gustavo Dal Bo Freccia, 32 pontos
3º Fabrício Prestes Soares e Giselle de Azevedo Ebert, 26 pontos
4º Tiago de Avila Gutierres e Marcelo Crespo Dyts, 24 pontos
5º Adelson Pereira e Thiago José Leite, 22 pontos

 


O Campeonato Rally Trilha SC tem patrocínio de Troller Trilha SC e Gatos & Atos

Apoio de Ativa, Blumenau Iluminação, Floripa Textil, Lave Bem Lavanderia, Unifique, Prefeitura de Balneário Piçarras, Prefeitura de São Francisco de Paula, Prefeitura de São Bento do Sul e Prefeitura de São Joaquim

Realização: SC Racing

Parceria: Jeep Clube São Bento e Equipe Trancos e Barrancos

Supervisão: FAUESC e Federação Gaúcha de Automobilismo