Rally SC: uma final de campeonato do jeito que eles gostam

publicado em: 24/11/2014

Chuva? Não... Um dilúvio caiu horas antes da última etapa do campeonato de rali de regularidade de Santa Catarina. Bom para os competidores que, tem entre os seus 'favoritos', a lama e o terreno escorregadio

 

 

As 7ª e 8ª etapas da temporada 2014 do Rally SC definitivamente foi melhor do que todos esperavam... Neste último sábado, 22, a cidade de Balneário Piçarras, SC, sediou pela quarta vez consecutiva a decisão de um dos maiores campeonatos de ralis de regularidade do Brasil. A linha de largada foi formada por 61 veículos 4x4, divididos entre as categorias Super Máster, Graduados, Júnior e Estreantes. 

Na sexta-feira à noite, 21, antes do briefing entre direção de prova e participantes, a SC Racing - organizadora do evento - ofereceu uma festa de confraternização; e o cardápio foi para lá de especial e diferenciado: comida de boteco, no Restaurante do Iate Clube Piçarras. Para tornar tudo ainda mais espetacular, uma forte chuva começou na ocasião... Sinal de que, no dia seguinte, pelo roteiro não faltaria lama em um terreno bastante molhado. 

Era 9h31 do sábado, 22, quando ainda, debaixo de forte chuva, o primeiro carro partiu para os 90 quilômetros de trecho cronometrado. O percurso passou por plantações de bananas e pinus... Como não poderia ser diferente, o chão estava extremamente liso e com barro vermelho. O diretor de prova, Wagner Souza, caprichou nos balaios, e o que já seria um certame altamente técnico, ficou ainda mais desafiador. 

Depois, as nuvens carregadas deram espaço para o Sol aparecer e acompanhar as quatro horas do 4º Rally Piçarras. Na Super Máster o primeiro lugar da etapa ficou para Leandro Pereira Moor e Claudio Roberto Flores. Na sequência vieram pai e filho, Oscar Schmidt e Gustavo Schmidt, seguidos por Flávio Roberto Kath e Rafain Walendowsky.

Na Graduados, a comemoração do primeiro lugar ficou com Raniero Magnabosco Laghi e Volnei Correa da Silva, em segundo vieram Robson Garcia e Rafael Prada, e em terceiro Erolf Schotten e Arno Adriano Murara.

A dupla Francklin Pscheidt e Fernando Torquato ocupou a primeira colocação na Júnior. Eles foram seguidos por Rafael Cabongue e Neto Andrade, e Cristiano Testoni e Marcos Sergio Bechtold, que ficaram na segunda e terceira posições, respectivamente. 

E na Estreantes, mostrando que aprenderam bem com o dever de casa, Sandro Ivan Erzinger e Yan Guirguis Kleis ocuparam o primeiro lugar, com Stevens Salim de Freitas e Paulo Eduardo Galiza em segundo, e Anderson Sardo e Heverson Tarcizio Gessele, em terceiro. 


Depois de oito etapas... Trofeus ao alto

Além de Balneário Piçarras, o Rally SC passou também pelos municípios de São Bento do Sul, Nova Veneza / Siderópolis e Brusque. Cada etapa contabilizou pontos e, ao final do 4º Rally Piçarras, os grandes campeões foram apontados. Na Super Máster, Oscar e Gustavo Schmidt subiram no lugar mais alto do pódio. Das oito etapas disputadas, eles faturaram quatro."Mantemos o foco desde o início da temporada. Tivemos um excelente campeonato, com trajetos gostosos de andar, em regiões próximas de onde moramos e com todos os amigos presentes. A festa, com certeza, foi show", declarou Gustavo. Na segunda posição ficaram Flávio Roberto Kath e Rafain Walendowsky, seguidos por Elvis Bonatti e Carlos Brandenburg.

Na Graduados, Robson Garcia e Rafael Prada ganharam com uma diferença de apenas cinco pontos para Julio Cesar Bonotto Neto e Deividi Nardi, que ficaram empatados com 79 pontos com Raniero Magnabosco Laghi e Volnei Correa da Silva. "Essa última prova foi uma surpresa devido ao clima, pois choveu em excesso e a escolha acertada do tipo de pneus influenciou bastante. Nós, particularmente, não tivemos outra opção se não, usar pneus para piso seco. Mesmo assim, não desistimos e fizemos o nosso melhor mesmo diante das circunstâncias desfavoráveis", comentou Prada, que salientou. "Em Santa Catarina, o nível dos participantes e das competições são muito fortes e crescem a cada ano. O Rally SC 2014 foi sensacional".

Com uma folga de 20 pontos, Francklin Pscheid e Fernando Santana Torquato conquistaram o título da categoria Júnior. Eles foram seguidos por Rafael Cabongue e Neto Andrade, e Orli Ademar Katzer e Gustavo Henrique Katzer, em segundo e terceiro lugares, respectivamente."É indescritível vencer um campeonato. É a sensação de dever cumprido, de que todo o esforço e dedicação valeram a pena", disse Torquato, que completou. "Tivemos uma grande evolução da primeira etapa para cá, fomos ajustando o nosso jeito de pilotar e navegar, e hoje percebemos que estamos praticando mais naturalmente, o maneira correta de fazer rali"

E por fim, na Estreantes, os melhores foram Sandro Ivan Erzinger e Yan Guirguis Kleis. Na segunda colocação vieram Fabiano Wiggers e Paulo Eduardo Galiza, e na terceira, Stevens Salim de Freitas e Pedro Giovane Kestering.

O Rally SC 2014 chega ao fim, mas novos planos surgirão para 2015. "Este foi o ano do Campeonato Rally SC, pois encontramos a fórmula ideal para novos competidores ingressarem em nosso esporte, e ainda fizemos todas as etapas em um nível altamente técnico para todas as categorias. O próximo ano promete, com mais etapas e novos desafios. Cumprimos nossa meta que é de treinar e criar novos campeões", garantiu o diretor geral do evento, Edson João da Costa. 

Para saber tudo sobre o Rally SC, basta acessar o site: www.rallysc.com.br


Resultado - 4º Rally Piçarras

Categoria Super Máster

1º Leandro Pereira Moor / Claudio Roberto Flores, 32 pontos
2º Oscar Schmidt / Gustavo Schmidt, 32 pontos
3º Flávio Roberto Kath / Rafain Walendowsky, 26 pontos
4º Elvis Bonatti / Carlos Brandenburg, 23 pontos
5º Vinicius Lustosa Polati e Marcos Fernando Evangelista, 23 pontos

Categoria Graduados

1º Raniero Magnabosco Laghi / Volnei Correa da Silva, 34 pontos
2º Robson Garcia / Rafael Prada, 30 pontos
3º Erolf Schotten / Arno Adriano Murara, 24 pontos
4º Julio Cesar Bonotto Neto / Deividi Nardi, 24 pontos
5º Everton Gratti / Wesley Sari, 22 pontos

Categoria Júnior

1º Francklin Pscheidt / Fernando Torquato, 34 pontos
2º Rafael Cabongue / Neto Andrade, 28 pontos
3º Cristiano Testoni / Marcos Sergio Bechtold, 25 pontos
4º Alan Michael Gratt / Michael da Silveira Masson, 22 pontos
5º Edson Ziolkowski / Roberto Frey, 20 pontos

Categoria Estreantes

1º Sandro Ivan Erzinger / Yan Guirguis Kleis, 34 pontos
2º Stevens Salim de Freitas / Paulo Eduardo Galiza, 30 pontos 
3º Anderson Sardo / Heverson Tarcizio Gessele, 106 pontos
4º Fabiano Wiggers / Robson Formaggio Osorio, 23 pontos
5º Norton Martins / Gustavo Dal Bo Freccia, 23 pontos

Classificação final - Rally SC 2014

Categoria Super Máster

Pilotos


1º Oscar Schmidt, 96 pontos
2º Flávio Roberto Kath, 88 pontos
3º Elvis Bonatti, 85 pontos
4º Leandro Pereira Moor, 80 pontos
5º Vinicius Polati, 61 pontos

Navegadores

1º Gustavo Schmidt, 96 pontos
2º Rafain Walendowsky, 88 pontos
3º Carlos Brandenburg, 85 pontos
4º Claudio Roberto Flores, 80 pontos
5º Marcos Fernando Evangelista, 64 pontos

Categoria Graduados

Pilotos


1º Robson Garcia, 84 pontos
2º Julio Cesar Bonotto Neto, 79 pontos
3º Raniero Magnabosco Laghi, 79 pontos
4º Aurelio Borio Bilhalva, 71 pontos
5º Ednilso Leonel Borguezani, 71 pontos

Navegadores

1º Rafael Prada, 84 pontos
2º Deividi Nardi, 79 pontos
3º Volnei Correa da Silva, 79 pontos
4º Joel Kravtchenko, 71 pontos
5º Tiago Poisl, 71 pontos

Categoria Júnior

Pilotos


1º Francklin Pscheid, 100 pontos
2º Rafael Cabongue, 80 pontos
3º Orli Ademar Katzer, 79 pontos
4º Charles Marcelo Ritter, 69 pontos
5º Marcos Gustavo Francio, 55 pontos

Navegadores

1º Fernando Santana Torquato, 100 pontos
2º Neto Andrade, 80 pontos
3º Gustavo Henrique Katzer, 79 pontos
4º Marcelo Almada Coelho Ritter, 69 pontos
5º Bruno Rozalen Tesser, 67 pontos

Categoria Estreantes

Pilotos


1º Sandro Ivan Erzinger, 94 pontos
2º Fabiano Wiggers, 85 pontos
3º Stevens Salim de Freitas, 78 pontos
4º Roberto Junkes, 67 pontos
5º Adelir Beiger, 60 pontos

Navegadores

1º Yan Guirguis Kleis, 100 pontos
2º Paulo Eduardo Galiza, 78 pontos
3º Pedro Giovane Kestering, 67 pontos
4º Andrey Wagner Beiger, 60 pontos
5º Gustavo Dalbo Freccia, 60 pontos


O Campeonato Rally SC tem patrocínio de Troller Veículos Especiais S.A e Hankook Pneus

Apoio de Ativa, Blumenau Iluminação, Gatos e Atos, Lave Bem Lavanderia, Mamute Off-Road, Mister Car Troller, Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras, Prefeitura Municipal Nova Veneza, Prefeitura Municipal de São Bento do Sul, Prefeitura Municipal de Siderópolis

Realização: SC Racing

Supervisão: FAUESC

Fale conosco
Fale conosco pelo WhatsApp