Notícias

Segunda etapa do Rally SC: variedades de obstáculos e técnica implacável

publicado em: 28/04/2014

O Rally do Litoral Sul reuniu os melhores pilotos e navegadores do Estado de Santa Catarina para mais uma disputa em busca do título do Campeonato Rally SC 2014

 

O Campeonato Rally SC visitou neste último sábado, 26, o litoral sul de Santa Catarina. As cidades sedes foram Nova Veneza e Siderópolis, que receberam cerca de 200 pessoas vindas de diversos municípios catarinenses, como também, de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

 


A segunda etapa da temporada 2014 teve aproximadamente 150 quilômetros, com quatro horas e meia de navegação. As duplas se dividiram entre as categorias Super Máster, Graduados, Júnior, Cidade e Estreantes. Em parceria com o Jeep Clube Pantaneiros do Carvão, a SC Racing - organizadora do evento - levantou um percurso que passou por três regiões distintas: faixa litorânea, plantação de eucaliptos e bananais.

A disputa na Super Máster foi extremamente apertada, com três duplas empatadas na primeira posição, sendo que no critério de desempate, melhor para Oscar e Gustavo Schmidt, pai e filho. "O tempo estava seco, quente... Mas devido a chuvas nos dias que antecederam a etapa, o terreno do bananal estava bem liso, e isso pediu atenção e cuidado dos competidores. Estava bem difícil", contou o navegador Gustavo. "Neste local era preciso corrigir o hodômetro a todo o instante, pois o pneu girava em falso em diversas ocasiões. Assim, focamos em não errar a metragem para buscar este resultado". Em segundo lugar ficaram Elvis Bonatti e Carlos Brandenburg, seguidos por Flávio Kath e Rafain Walendowsky.

Outra briga acirrada pela vitória foi na Graduados: Ednilso Leonel Borguezani e Joel Kravtchencko também venceram pelo critério de desempate de Raniero Magnabosco Laghi e Volnei Correa da Silva. Na terceira posição vieram Júlio César Bonotto Neto e Deividi Nardi. "Na primeira etapa fizemos o terceiro lugar, e agora, conquistamos o primeiro. Isso valoriza todos os nossos esforços e treinamentos", comentou Borguezani.

Os melhores na Júnior foram Francklin Psheidt e Fernando Santana Torquato, que elogiaram bastante o certame. "Foi emocionante. Logo após a largada entramos em trecho de areia, pela praia, com dois alagados para atravessar. Depois, adentramos áreas de eucalipto, e para fechar, o bananal. Parecia que não estávamos na mesma região, de tão diferente que eram os cenários e as características do chão", contou Júnior. Na sequência ficaram André Diniz Pereira e Marcelo Detoni, e Rafael Cabongue e Neto Andrade, na segunda e terceira colocação, respectivamente.

Já na categoria Cidade, Marcos Daufenbach e César Tadeu de Menezes retornaram ao esporte após cinco anos de ausência, e já conquistaram o primeiro lugar do pódio. "Nada mal para um jovem de 63 anos", revelou contente o navegador. "A prova foi excelente, com nível de técnico bastante alto. Tivemos muita navegação, trilhas, travessias de riachos, laços... E retornar com uma vitória é sensacional", completou Menezes.

 


Na Estreantes, melhor para Thomas Erzinger e Yan Guirguis Kleis.
"Um visual lindo, com mar, montanhas e lagos. E fora o ambiente, procuramos nos concentrar ao máximo para manter a regularidade. Foi a primeira prova do meu piloto, por isso, essa vitória teve um sabor especial", disse o navegador Kleis. Eles foram seguidos por Steven Salim de Freitas e Paulo Eduardo Galiza, em segundo lugar, e Roberto Junkes e Pedro Giovane Kestering, em terceiro.

Para o secretário do Jeep Clube Pantaneiros do Carvão, Felipe Ferreira de Souza, trazer uma etapa do Campeonato Rally SC e a elite do esporte para a região é gratificante. "Para tanto, mostramos o que há de melhor em trilhas pelas redondezas. Os prefeitos de Nova Veneza e Siderópolis ficaram extremamente empolgados com a vinda do evento. Nós nos empenhamos ao máximo para que todos os off-roaders saíssem satisfeitos daqui, e acredito que cumprimos o objetivo", encerrou Souza.

A próxima etapa do Rally SC será juntamente com a Fenajeep - Feira Nacional do Jeep -, em Brusque, SC, no dia 26 de junho. Para buscar mais informações do Campeonato Rally SC, basta acessar o site: www.rallysc.com.br.


Classificação - Rally do Litoral Sul

Super Máster


1º Oscar Schmidt / Gustavo Schmidt, 30 pontos
2º Elvis Bonatti / Carlos Brandenburg, 30 pontos
3º Flávio Kath / Rafain Walendowsky, 30 pontos
4º Vinicius Lustosa Polati / Marcos Fernando Evangelista, 23 pontos
5º Marnes Alexandre Floriani / Marcio Pedro Pilz, 21 pontos

Graduados

1º Ednilso Leonel Borguezani / Joel Kravtchenko, 29 pontos
2º Raniero Magnabosco Laghi / Volnei Correa da Silva, 29 pontos
3º Júlio César Bonotto Neto / Deividi Nardi, 25 pontos
4º Aurélio Borio Bilhalva / Tiago Poisl, 24 pontos
5º Arno José de Melo / Leonardo Agustinho de Melo, 21 pontos

Júnior

1º Francklin Pscheidt / Fernando Santana Torquato, 34 pontos
2º André Diniz Pereira / Marcelo Detoni, 27 pontos
3º Rafael Cabongue / Neto Andrade, 24 pontos
4º Orli Ademir Katzer / Gustavo Henrique Katzer, 21 pontos
5º Adilson Gonze / João Paulo Salfer Gonze, 21 pontos

Cidades

1º Marcos Daufenbach / César Tadeu de Menezes, 34 pontos
2º Fernando Amorim da Silveira / Isabel Lohn, 30 pontos
3º Júlio César de Luca Filho / Márcio Thadeu de Menezes, 25 pontos
4º Neri de Nez Júnior / Edair de Brito Júnior, 25 pontos
5º Thomaz Christian Michels / Claiton F. Cechinel, 22 pontos

Estreantes

1º Thomas Erzinger / Yan Guirguis Kleis, 34 pontos
2º Stevens Salim de Freitas / Paulo Eduardo Galiza, 30 pontos
3º Roberto Junkes / Pedro Giovane Kestering, 26 pontos
4º Norton Martins / Gustavo Dalbo Freccia, 24 pontos
5º Eder Reis / Claudiomir Baron, 22 pontos


O Campeonato Rally SC tem patrocínio de Troller Veículos Especiais S.A e Hankook Pneus

Apoio de Ativa, Blumenau Iluminação, Gatos e Atos, Lave Bem Lavanderia, Mamute Off-Road, Mister Car Troller, Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras, Prefeitura Municipal Nova Veneza, Prefeitura Municipal de São Bento do Sul, Prefeitura Municipal de Siderópolis

Realização: SC Racing

Supervisão: FAUESC