Transcatarina 2022 consagra campeões inéditos

publicado em: 11/07/2022

Disputa no rally de regularidade foi acirrada até o último quilômetro, em Jaraguá do Sul. Último dia do desafio exigiu perícia de pilotos e navegadores

 

Um dia completo para coroar os melhores do Transcatarina 2022. O sábado foi fiel à promessa da organização do rally de regularidade de um dos principais eventos off-road do país e trouxe todo o tipo de desafio para as duplas nas cinco categorias, no percurso que ligou São Bento do Sul a Jaraguá do Sul. Especialmente com os vários balaios e pegadinhas que exigiram atenção total dos navegadores. As médias de velocidade mais elevadas e a poeira completaram um cenário perfeito para a definição dos vencedores.

O público numeroso que ocupou a área externa da Arena Jaraguá recebeu mais uma vez a caravana de braços abertos, marcando o fim da aventura de quatro dias. Para pilotos e navegadores, a sensação de mais um desafio superado. E a expectativa pelo anúncio dos vencedores das três etapas (que atravessaram a Expoama, o Autódromo de São Bento do Sul e a Fazenda Katzer), que só viria à noite, no jantar de encerramento desta 14ª edição. Nas conversas entre eles, só uma certeza: a de que os melhores do quarto dia provariam ser competidores completos.

Leandro Riffel e Michael Masson foram mais do que isso. Em meio a um grupo de feras - várias com títulos -, conquistaram o seu primeiro na Master, a categoria para as duplas de maior experiência. O piloto de Piratuba e o navegador de Capinzal souberam ser regulares na passagem pelos inúmeros PC's mas, também nas primeiras posições da classificação das dez etapas ao longo dos quatro dias. E fizeram uma festa merecida no topo do pódio final. Terminaram à frente de Olair Fagundes e Jhonatan Ardigo, em segundo; e de José Andrade Júnior e Bernardo Schafer Andrade (pai e filho).

A emoção não faltou na hora de receber um troféu mais que especial para a dupla. "Tivemos que administrar a ansiedade, nos preparamos por quatro anos para esse momento e ele finalmente chegou", destacou Leandro. A quem Michael dedicou a conquista pela confiança. "Eu navegava na Turismo Iniciante e ele me puxou para andar na Master. Teve paciência para que eu evoluísse e sou muito grato por isso. Conseguimos".

Já na Graduados, o cuiabano José Carlos da Silva, o 'Zé do Chapéu' e o gaúcho Tiago Poisl comemoraram um resultado construído à base de muita constância. Tanto assim que, mesmo descartando duas das etapas do sábado, tinham pontos suficientes para superar  Deonilson Salla e Leandro Macedo Ferreira, vice-campeões; e Dirceu Araújo Salla e Diego Araújo Salla, que terminaram em terceiro. "Estou realizando um sonho após 11 anos. Sempre me aperfeiçoando, buscando melhorar e acreditando. Conseguimos crescer a cada dia para levar o título", disse Zé, com o troféu e o chapéu.

Na Turismo, o troféu de campeão foi para a paranaense Ivaí, com Marcelo e Lucas Cominesi. Eles somaram os mesmos 117 pontos finais de Osmar Fleischmann e Vítor Fleischmann, mas levaram a melhor nos critérios de desempate. Terceira posição para Marcos Giannoni e David Taufik Rahd. "Ganhar é muito prazeroso, especialmente preservando as amizades que fazem o esporte tão especial. A organização está de parabéns, a prova mais uma vez foi muito bem feita".

Os campeões da Turismo Iniciante viraram o jogo neste último dia, para fazer a festa em família. Os sorocabanos Marcos 'Charada' Carraresi e Luciano 'Charadinha' Carraresi bateram os companheiros de equipe Henrique Moura e Eber Michelino de Oliveira. E com direito a susto. "Tomei três penalizações por radar mas, felizmente, não foram suficientes para tirar a nossa vitória. O Charadinha está evoluindo muito. Costumo dizer que ele não é só um navegador, mas um alvará, já que a patroa não tem como nos impedir de andar. E o ano está sendo mágico. Já tínhamos levado o Transparaná. Agora também o Transcatarina".

Rafael Colonetti e André Vanor Pacheco conseguiram a proeza de se sagrar campeões na Turismo Light como vencedores nos quatro dias. "O Transcatarina é uma escola de pilotos e navegadores. Trabalhamos, nos empenhamos e vencemos. Agora é subir mais um degrau para andar na Light", disse o piloto. Segunda posição para Alencar Adami Granemann e Alfredo Adami Granemann. E terceira para a dupla feminina formada por Alexia Guardia Dierberger e Doris da Costa Xavier Pinheiro.

Agora é momento de descansar e comemorar. Mas não demora muito e os planos para a disputa do 15º Transcatarina começam a todo vapor. Bruno Gatti, presidente do Caçador Jeep Clube, responsável pela organização, ressaltou o sucesso do evento. "A felicidade de todos ao completar mais um Transcatarina é a certeza de que entregamos tudo o que preparamos. O sucesso de mais esta edição nos dá motivação extra para fazer ainda melhor em 2023".



Transcatarina 2022
Quarta etapa: São Bento do Sul - Jaraguá do Sul

Master
1. Leandro Rodrigo Riffel/Michael da Silveira Masson, 1.162 p.p
2. Leandro Pereira Moor/Claudio Roberto Flores, 1.202 p.p
3. José Andrade Júnior/Bernardo Schafer Andrade, 1.243 p.p
4. Flávio Roberto Kath/Rafain Walendowsky, 1.289 p.p
5. Victor Pudell/Ronaldo Willian Rodrigues dos Santos, 1.621 p.p

Graduados
1. Dirceu Araújo Salla/Diego Araújo Salla, 1.852 pontos perdidos
2. Marcelo Prevideli/Rafael Augusto Avelar e Pinto, 2.251 p.p
3. Eder Reis/André Tondin, 2.818 p.p
4. Marcos José dos Santos/Lobsang Max, 4.898 p.p
5. Lauro Gomes 'Papael'/Kassiano Kerber, 8.952 p.p

Turismo
1. Marcelo Cominesi/Lucas Cominesi, 949 pontos perdidos
2. Osmar Fleischmann/Vítor Fleischmann, 1.092 p.p
3. Marcos Giannoni/David Taufik Rahd, 1.157 p.p
4. Vinícius Parizotto Gustman/Felipe Tavares, 1.435 p.p
5. Denílson Bonfanti/Bruna de Oliveira, 2.560 p.p

Turismo Iniciante
1. Jorge Luiz Scuro Peixoto/Gustavo Andreolli Peixoto, 4.181 pontos perdidos
2. Marco Charada Carraresi/Luciano Charadinha Carraresi,  5.005 p.p
3. Ricardo Hoffmann/Guilherme dos Santos Hoffmann, 7.588 p.p
4. Henrique Moura/Eber Casotti Michelino de Oliveira, 16.809 p.p
5. Maurício Assis/Bruna Diniz Nunes, 43.607 p.p

Turismo Light
1. Rafael Silveira Colonetti/André Vanor Pacheco,  1.532 pontos perdidos
2. Alencar Adami Granemann/Alfredo Adami Granemann, 2.771 p.p
3. Alexia Guardia Dierberger/Doris da Costa Xavier Pinheiro, 9.587 p.p
4. Vítor Delfrate Neto/Guilherme Delfrate, 16.628 p.p
5. Márcio Neneve/Fernando Michel, 165.386  p.p

Classificação final

Master
1. Leandro Rodrigo Riffel/Michael da Silveira Masson, 126 pontos
2. Olair Fagundes/Jhonatan Ardigo, 112
3. José Andrade Júnior/Bernardo Schafer Andrade, 108
4. Leandro Pereira Moor/Claudio Roberto Flores, 104
5. Flávio Kath/Rafain Walendowsky, 99

Graduados
1. José Carlos da Silva/Tiago Poisl, 111 pontos
2. Deonilson Salla/Leandro Macedo Ferreira, 105
3. Dirceu Araújo Salla/Diego Araújo Salla, 104
4. Antônio Miranda Ribeiro Filho/Marcelo Almeida Novaes, 102
5. Eder Reis/André Tondin, 101  pontos

Turismo
1. Marcelo Cominesi/Lucas Cominesi, 117 pontos
2. Osmar Fleischmann/Vítor Fleischmann, 117
3. Vinícius Parizotto Gustman/Felipe Tavares, 114
4. Marcos Giannoni/David Taufik Rahd, 110
4. João Marques/Fabiana Gonçalves Marques, 95

Turismo Iniciante
1. Marco Charada Carraresi/Luciano Charadinha Carraresi, 130
2. Henrique Moura/Eber Casotti Michelino de Oliveira, 128 pontos
3. Jorge Luiz Scuro Peixoto/Gustavo Andreolli Peixoto, 106
4. Ricardo Hoffmann/Guilherme dos Santos Hoffmann, 96
5. Maurício Santos Assis/Bruna Diniz Nunes, 92

Turismo Light
1. Rafael Silveira Colonetti/André Vanor Pacheco, 136 pontos
2. Alencar Adami Granemann/Alfredo Adami Granemann, 120
3. Alexia Guardia Dierberger/Doris da Costa Xavier Pinheiro, 101
4. Pedro Paulo Esmeraldino/Henrique Amaral Esmeraldino, 96
5. Vítor Delfrate Neto/Guilherme Delfrate, 90

O 14º Transcatarina tem patrocínio de Santur, Governo de Santa Catarina, Hotel Renar, SFI Chips, Scherer AutoPeças, RH Brasil, Alfa Transportes e Romplas Laminados e Sintéticos
Apoio de Atacadão Pneus, Accert Transporte e Logística, DSTrac Performance 4x4, Grupo Gratt, Rede PMX - Posto Maçã, Orange Sun, 3RS Confecções, Lave Bem Lavanderia, Auto Elite VW, Cervejaria Holzbier, SCM Woodworking Technology, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de São Bento do Sul e Prefeitura de Jaraguá do Sul
Realização: Caçador Jeep Clube