Transcatarina chega à capital da Erva-mate. Agora, rumo a São Bento do Sul

publicado em: 08/07/2022

Duplas tiveram um dia cansativo e desafiador para chegar a Canoinhas. Em três das seis categorias, líderes estão invictos

 

O percurso entre a Terra da Maçã (Fraiburgo) e a capital da Erva-mate (Canoinhas) foi o desafio no segundo dia de disputa do rally de regularidade no Transcatarina 2022. Ao longo dos 310 quilômetros de percurso - o mais longo nos quatro dias de prova -, as duplas encararam dificuldades desde os primeiros quilômetros. Um balaio ainda no trecho que cortou pomares de maçã, logo após a largada, desafiou até mesmo os competidores da Master – os mais experientes entre as seis categorias.

 

As fazendas atravessadas alternaram piso seco e lama (especialmente para as categorias Turismo, Iniciante e Light), que já encontraram os caminhos mais desgastados pela passagem de quem veio à frente. Atoleiros também fizeram parte do cardápio e, como a organização havia prometido, as médias de velocidade foram mais altas. Condições que testaram tanto pilotos quanto navegadores ao longo das mais de sete horas de disputas.

 

Em três categorias, quem levou a melhor no prólogo voltou ao alto do pódio. E vê mais próxima a possibilidade do título, ainda que reste bastante chão até Jaraguá do Sul. "A cada dia que passa, isso se torna realidade, embora estejamos ainda na metade da prova. Mas é um motivo a mais para nos concentrarmos e buscarmos fazer nosso melhor", festejou Leandro Riffel que, ao lado de Michel Masson está invicto na Master. Eles terminaram à frente de José Andrade Júnior e Bernardo Schafer Andrade (pai e filho), e de Leandro Pereira Moor e Cláudio Flores.

 

Os paulistas Henrique Moura e Eber Oliveira também repetiram o feito na Turismo Iniciante, superando Marco 'Charada' Carraresi e Luciano 'Charadinha' Carraresi. Ricardo e Guilherme Hoffmann terminaram em terceiro. "Foi um dia bem técnico e muito divertido, o que é mais importante. Jaraguá do Sul está cada vez mais perto, e aí sempre vem a ansiedade de brigar pelo título. Vamos continuar concentrados", disse o piloto.

 

Na Turismo Light, os catarinenses Rafael Silveira Colonetti e André Vanor Pacheco ainda não deram chances aos adversários. Desta vez, bateram Alencar e Alfredo Adami, enquanto a terceira posição ficou com Márcio Neneve e Fernando Michel. "Hoje o trabalho maior foi do Rafael, com o piso seco e as referências bem certas. Começamos a andar juntos ano passado e estamos nos aprimorando. Amanhã com certeza vai ser mais complicado para mim", resumiu André.

 

Mas também houve quem vivesse, na edição 2022, a emoção inédita do primeiro lugar. Algo que emociona mesmo aos mais experientes, como o matogrossense José Carlos da Silva, o "Zé do Chapéu", que fez questão de receber o troféu de melhor dupla da etapa na Graduado (ao lado do navegador Tiago Poisl) com o adereço na cabeça. "Mesmo para quem está há muitos anos no esporte, como eu, é sempre um momento especial. Ainda mais quando vem de forma suada. Agora é continuar andando forte para terminar o rally na frente". Em segundo lugar ficaram Dirceu e Diego Salla, seguidos por Lauro Juarez Gomes e Kassiano Kerber.

 

Os paranaenses Marcelo e Lucas Cominesi também levaram a primeira, na Turismo. "Foi um dia bem puxado, bem cansativo. Mas esse troféu compensa toda a dificuldade e dá motivação para tentar vencer de novo amanhã", comentou o piloto. Melhores no prólogo, Vinícius Parizotto e Felipe Tavares desta vez ficaram em segundo. João e Fabiana Marques asseguraram a terceira colocação.

 

Passeio
O dia também foi bastante movimentado para as categorias de passeio, uma atração à parte no Transcatarina. A Adventure 1 começou e terminou seu percurso em Rio Negrinho, enquanto a Adventure 2, que estava em Canoinhas, seguiu para São Bento do Sul. Na Adventure 3, Taió foi o destino. Já Passeio Expedition, Passeio Radical 1, 2 e 3 se juntaram ao restante da caravana em Canoinhas.

 

E é numa delas que vem um exemplo de como o Transcatarina é um evento para toda a família. Fernando 'Simão' e Tatiane Woiciechowski, de Papanduva (SC),  contam com um passageiro especial na caminhonete: o filho Rafael, que ainda vai completar três anos. Ele estreou no evento com apenas 11 meses; ou seja, acompanha os pais desde a primeira participação. "Como diz o Itamar (coordenador da Passeio Radical 1), é aventura, diversão, lazer para todos. Com certeza estaremos presentes em mais eventos", explica Simão.

 

Terceiro dia
Neste terceiro e penúltimo dia, o 14º Transcatarina ruma a São Bento do Sul, com um percurso que promete exigir ainda mais das duplas. Já na saída de Canoinhas vem a primeira travessia de fazenda. Se o piso é bom, bueiros dos dois lados das estradas fazem com que andar no trilho seja fundamental. Na Fazenda Evaristo, promessa de muitas pegadinhas. O neutro acontecerá em Rio Negrinho e a largada do primeiro carro está marcada para às 8h.

Transcatarina 2022
Segunda etapa: Fraiburgo - Canoinhas

Master
1. Leandro Rodrigo Riffel/Michael da Silveira Masson, 621 pontos perdidos
2. José Andrade Júnior/Bernardo Schafer Andrade, 690 p.p
3. Leandro Pereira Moor/Claudio Roberto Flores, 864 p.p
4. Giovani Arnaldo de Mello/Marcos Evangelista, 2.237 p.p
5. Dirceu Potrich/Leonardo Menarim, 2.527 p.p

Graduados
1. José Carlos da Silva/Tiago Poisl, 685 pontos perdidos
2. Dirceu Araújo Salla/Diego Araújo Salla, 821 p.p
3. Lauro Juarez Franco Gomes/Kassiano Kerber, 1.395 p.p
4. Eduardo Pereira Silva/Maria Beatriz de Andrade Silva, 1.705 p.p
5. Marcelo Prevideli/Rafael Augusto Avelar e Pinto, 2.290 p.p

Turismo
1. Marcelo Cominesi/Lucas Cominesi, 981 pontos perdidos
2. Vinícius Parizotto Gustman/Felipe Tavares, 1.213 p.p
3. João Marques/Fabiana Marques, 1.957 p.p
4. Fernando Amorim da Silveira/Isabel Lohn, 3.669 p.p
5. Denílson Bonfanti/Bruna de Oliveira, 4.427 p.p

Turismo Iniciante
1. Henrique Moura/Eber Casotti Michelino de Oliveira, 775 pontos perdidos
2. Marco Charada Carraresi/Luciano Charadinha Carraresi, 964 p.p
3. Ricardo Hoffmann/Guilherme dos Santos Hoffmann, 1.554 p.p
4. Weslei Rodrigues Rosa/Maria de la Selva Rumy Aisa Jima Sanchez, 5.906 p.p
5. José Francisco Del Bel Tunes/Carlos Bresolin Júnior, 15.587 p.p

Turismo Light
1. Rafael Silveira Colonetti/André Vanor Pacheco, 813 pontos perdidos
2. Alencar Adami Granemann/Alfredo Adami Granemann, 8.508 p.p
3. Marcio Roberto Neneve/Fernando Rodrigo Michel, 40.033 p.p
4. Alexia Guardia Dierberger/Doris da Costa Xavier Pinheiro, 41.899 p.p
5. Vítor Delfrate Neto/Guilherme Delfrate, 46.852 p.p

 

Classificação geral

Master
1. Leandro Rodrigo Riffel/Michael da Silveira Masson, 64 pontos
2. Olair Fagundes/Jhonatan Ardigo, 52
3. Leandro Pereira Moor/Claudio Roberto Flores, 50
4. José Andrade Júnior/Bernardo Schafer Andrade, 48
5. Flávio Kath/Rafain Walendowsky, 43

Graduados
1. José Carlos da Silva/Tiago Poisl, 51 pontos
2. Dirceu Araújo Salla/Diego Araújo Salla, 49
3. Deonilson Salla/Leandro Macedo Ferreira, 47
4. Antônio Miranda Ribeiro Filho/Marcelo Almeida Novaes, 46
5. Eder Reis/André Tondin, 40 pontos

Turismo
1. Osmar Fleischmann/Vítor Fleischmann, 58 pontos
2. Vinícius Parizotto Gustman/Felipe Tavares, 55
3. Marcelo Cominesi/Lucas Cominesi, 52
4. João Marques/Fabiana Gonçalves Marques, 49
5. Fernando Amorim da Silveira/Isabel Lohn, 44

Turismo Iniciante
1. Henrique Moura/Eber Casotti Michelino de Oliveira, 68 pontos
2. Marco Charada Carraresi/Luciano Charadinha Carraresi, 60
3. Jorge Luiz Scuro Peixoto/Gustavo Andreolli Peixoto, 47
4. Ricardo Hoffmann/Guilherme dos Santos Hoffmann, 45
5. Weslei Rodrigues Rosa/Maria de la Selva Rumy Aisa Jima Sanchez, 40

Turismo Light
1. Rafael Silveira Colonetti/André Vanor Pacheco, 68 pontos
2. Alencar Adami Granemann/Alfredo Adami Granemann, 58
3. Alexia Guardia Dierberger/Doris da Costa Xavier Pinheiro, 47
4. Marcio Roberto Neneve/Fernando Rodrigo Michel, 46
5. Pedro Paulo Esmeraldino/Henrique Amaral Esmeraldino, 45

 

 

O 14º Transcatarina tem patrocínio de Santur, Governo de Santa Catarina, Hotel Renar, SFI Chips, Scherer AutoPeças, RH Brasil, Alfa Transportes e Romplas Laminados e Sintéticos

Apoio de Atacadão Pneus, Accert Transporte e Logística, DSTrac Performance 4x4, Grupo Gratt, Rede PMX - Posto Maçã, Orange Sun, 3RS Confecções, Lave Bem Lavanderia, Auto Elite VW, Cervejaria Holzbier, SCM Woodworking Technology, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de São Bento do Sul e Prefeitura de Jaraguá do Sul

Realização: Caçador Jeep Clube

Fale conosco
Fale conosco pelo WhatsApp