Transcatarina destaca atributos turísticos das cidades anfitriãs

publicado em: 05/07/2022

Evento off-road ajuda a mostrar as diversas belezas das regiões pelas quais passa; leva o nome dos municípios a todo o país e estimula o aumento do fluxo de visitantes

 

Cinco dias, quatro paradas e uma série de atrativos pelo caminho. O Transcatarina 2022, um dos principais eventos off-road do país (05 a 09 de julho), proporciona aos participantes a chance de conhecer as belezas e destaques das cidades atravessadas. Mesmo quem participa do rali de regularidade (competição) tem tempo para apreciar tudo o que os vales dos Imigrantes e do Contestado e o Caminho dos Príncipes têm a oferecer.

 

Uma experiência que inclui a gastronomia típica; a arquitetura com forte influência europeia e o acesso à produção local, com destaques que vão da fruticultura aos têxteis. Sem esquecer de uma condição que torna esta parte de Santa Catarina ainda mais especial nesta época do ano: o inverno e as baixas temperaturas. Em seus deslocamentos, os veículos atravessam pontos que, muitas vezes, não fazem parte dos roteiros turísticos tradicionais.

 

Não é difícil imaginar o impulso provocado pelo Transcatarina ao turismo dos municípios em seu roteiro. Boa parte dos participantes faz questão de voltar em outras datas, trazendo suas famílias e amigos. As imagens e testemunhos publicados nas redes sociais chegam a todo o país e mesmo ao exterior. E a propaganda boca a boca estimula mais e mais pessoas a visitar a região.

 

"Temos um estado repleto de belezas, muitas delas desconhecidas do público. Como se trata de uma prova e passeio por estradas de terra e trilhas, os participantes têm a chance de atravessar locais de visuais incríveis. E a oportunidade de viver o que as cidades em que paramos têm de melhor. Eles postam nas redes sociais, comentam com amigos e isso estimula a vinda de turistas. Como organizadores, isso nos enche de orgulho", destaca Bruno Gatti, presidente do Caçador Jeep Clube, organizador do Transcatarina.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Jaraguá do Sul, Gustavo Schmitz de Arruda, destaca a importância do evento para o turismo da cidade. "As pessoas de todo o país que participam do Transcatarina terão a oportunidade de conhecer alguns de nossos atributos, experimentar tudo o que temos de bom e certamente isso chegará a mais gente. Como se trata de um encontro de tanta tradição, nossa imagem será projetada país afora".

Atrativos

Fraiburgo

A Terra da Maçã tem nela não só a base da economia, mas também um destaque para quem a visita. No Portal Turístico é possível comprar diversas variedades da fruta, além do artesanato local e de outros produtos agrícolas da região.

As opções de passeio se dividem entre as visitas aos pomares e as empresas que transformam o fruto das macieiras em sidra e sucos, por exemplo. O Parque Ecológico René Frey homenageia um dos integrantes da família, vinda da Alsácia (hoje parte da França) que fundou o município e empresta o sobrenome a ele. Em seus 50 hectares de área, há trilhas para caminhada, cavalgada e passeios de aventura. O Lago das Araucárias foi construído em 1943, 18 anos antes da fundação da cidade.

São Bento do Sul

São Bento do Sul também conta com inúmeras atrações para o turista. Na cidade está o quilômetro zero do Circuito das Araucárias, conjunto de caminhos e trilhas sinalizadas que também atravessam Campo Alegre, Corupá e Rio Negrinho, e podem ser percorridos por ciclistas e caminhantes, com direito à passagem por cachoeiras, serras e vales de beleza única.

Um ponto turístico importante é a Rota do Patrimônio, com três roteiros por imóveis tombados que ajudam a contar a história da cidade e das comunidades que a formaram. E ainda há uma rota cervejeira, com visitas a fabricantes artesanais, sem contar uma variada oferta gastronômica.

Jaraguá do Sul

Última parada da caravana, Jaraguá do Sul é muito mais do que uma cidade com um extenso parque industrial, em que se destacam as máquinas e equipamentos, malhas e processamento de alimentos. Ela conta com quatro parques – o Malwee é o mais conhecido. A Casa do Colonizador, na típica arquitetura germânica, ajuda a contar a história dos habitantes pioneiros.

A Sociedade de Cultura Artística (SCAR) é, desde 1956, uma referência para Santa Catarina. O Centro Cultural tem seis andares e 10.000m² que servem de palco para espetáculos de música, teatro, dança e exposições de artes plásticas, além de atuar na formação de profissionais destas áreas. Já a Arena Jaraguá é um centro de eventos com destaque para as competições esportivas. Jaraguá é conhecida ainda pelos doces típicos e por uma gastronomia variada, que também reflete a colonização europeia.


O 14º Transcatarina tem patrocínio de Santur, Governo de Santa Catarina, Hotel Renar, SFI Chips, Scherer AutoPeças, RH Brasil, Alfa Transportes e Romplas Laminados e Sintéticos
Apoio de Atacadão Pneus, Accert Transporte e Logística, DSTrac Performance 4x4, Grupo Gratt, Rede PMX - Posto Maçã, Orange Sun, 3RS Confecções, Lave Bem Lavanderia, Auto Elite VW, Cervejaria Holzbier, SCM Woodworking Technology, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de São Bento do Sul e Prefeitura de Jaraguá do Sul
Realização: Caçador Jeep Clube