Após um percurso de aproximadamente 300 quilômetros, a terceira etapa do Transcatarina terminou em Lages

publicado em: 29/10/2021

Transcatarina: terceira etapa trouxe poeira, cascalhos e poças de água

 

 

O clima está cada vez mais quente no Transcatarina que, nesta sexta-feira (29), teve largada para a terceira (e penúltima) etapa da competição. Pilotos e navegadores saíram bem cedo da cidade de Caçador (SC) para completar os quase 300 quilômetros de prova com destino a cidade de Lages, que após um hiato de nove anos, volta a receber um dos maiores encontros off-road do Brasil. 

 

A chegada foi realizada em frente à Catedral Nossa Senhora dos Prazeres e a população saudou as 64 duplas, divididas nas categorias Master, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light. 

 

A terceira etapa do Transcatarina manteve o padrão, ou seja, bastante técnica e com várias mudanças de direção, com muita poeira e cascalho. “Tivemos mais uma prova intensa, com médias justas de velocidade e exigiu da navegação. A adrenalina aumentou dentro de uma fazenda de reflorestamento de eucaliptos que estava com o terreno úmido (liso), e foi divertido acelerar e fazer as curvas de lado (o que também exigiu acertar a metragem a todo o momento)”, detalhou o navegador Igor Quirrembach, que compete ao lado do piloto Marcelo de Freitas Gouveia, na Master. Para completar os obstáculos, também houve uma travessia de rio de grande extensão. 

 

Transcatarina na reta final 

 

Toda etapa é importante, mas a terceira é aquela que sempre coloca os favoritos ao título em evidência. Quando a briga está acirrada, a exemplo da Master, vira o jogo da “caça e do caçador”. Todos os participantes querem ganhar, e ninguém pode perder! Estão todos focados e, para seguir na disputa pelo título, nada (absolutamente nada) pode dar errado. 

 

Assim está sendo na categoria onde estão os competidores mais experientes, a Master. Após amargarem uma penalização de radar na primeira etapa do Transcatarina, o piloto Gustavo Schmidt e o navegador Jhonatan Ardigo foram impetuosos e venceram as segunda e terceira etapas. “Conseguimos nos recuperar e entrar na decisão do título. Estamos líderes com uma vantagem de apenas quatro pontos; mas ainda não tem nada definido, afinal, nossos concorrentes andam muito forte. Então, que vença o melhor”, falou Ardigo. 

 

Na Graduados, Deonilson Salla e Leandro Macedo Ferreira foram os mais regulares do dia. “Mantivemos a concentração o tempo inteiro e tivemos poucos erros”, disse o navegador. 

 

A dupla Gustavo Pereira de Amorim e Débora Bonatti subiu no lugar mais alto do pódio da Turismo. “Não estávamos esperando por essa posição, pois temos concorrentes bem fortes. Estamos felizes demais”, comemorou Débora.   

 

Pela Turismo Iniciante, os melhores foram João Marques e Fabiana Marques. “Para a nossa surpresa, vencemos novamente. É o sentimento é inexplicável, uma vez que começamos o rali na última colocação. Esse Transcatarina ficará marcado no nosso coração”, declarou João. 

 

 

E, na Turismo Light, Ricardo Luiz dos Santos e Gustavo Herdt Westrup comemoraram a terceira vitória consecutiva e já estão com a mão no título. “Esse penúltimo dia foi bem puxado, quase sete horas de prova. Conseguimos nos concentrar bem e melhoramos o rendimento. Agora, vamos competir praticamente em casa e tentaremos fechar essa edição do Transcatarina com 100% de rendimento”, pontuou Westrup. 

 

O Transcatarina 2021 termina neste sábado, 30, na cidade de Tubarão – que pela primeira vez recebe o evento. A chegada será a partir das 13h, na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva. A quarta e última etapa terá 350 quilômetros com deslocamento pela região da Coxilha Rica. A disputa decisiva passará por uma fazenda de reflorestamento de pinus e terá médias de velocidade alta. 

 

Classificação – Terceira etapa

Caçador a Lages (SC)

 

Categoria Máster 

1º Gustavo Schmidt / Jhonatan Ardigo, 474 pontos perdidos

2º Leandro Pereira Moor / Claudio Roberto Flores, 532 pontos perdidos

3º Glauber Fontoura / Minae Miyauti, 544 pontos perdidos

4º Leandro Rodrigo Riffel / Michael da Silveira Masson, 555 pontos perdidos

5º Flávio Roberto Kath / Rafain Walendowsky, 574 pontos perdidos

  

Categoria Graduados

1º Deonilson Salla / Leandro Macedo Ferreira, 556 pontos perdidos

2º José Andrade Júnior / Bernardo Schafer Andrade, 580 pontos perdidos

3º João Carlos Resende Rodrigues / João Paulo Teles Rodrigues, 644 pontos perdidos

4º Aurélio Bilhalva / Alexandre Rech, 657 pontos perdidos

5º Marcio Schlindwein / Leonardo Agustinho de Melo, 658 pontos perdidos

  

Categoria Turismo 

1º Gustavo Pereira de Amorim / Débora Bonatti, 539 pontos perdidos

2º Benedito Lopes / Fernando José Freneda da Silva, 595 pontos perdidos

3º Fernando Amorim da Silveira / Isabel Lohn, 731 pontos perdidos

4º Cézar Leobet / Eduardo Leobet, 760 pontos perdidos

5º Edson Ziolkowski / Luciano Pasqual, 808 pontos perdidos

  

Categoria Turismo Iniciante 

1º João Marques / Fabiana Marques, 802 pontos perdidos

2º Agostinho Hillebtrand / Fabio Augusto Conte, 851 pontos perdidos

3º Rafael Labhart / Luis Alberto Scarati Júnior, 954 pontos perdidos

4º Alessandro Rodrigo Weirich / Gabriela Lis Weirich, 1.197 pontos perdidos

5º Vinicius Parizotto Gustmann / Felipe Tavares, 1.673 pontos perdidos

  

Categoria Turismo Light 

1º Ricardo Luiz dos Santos / Gustavo Herdt Westrup, 1.247 pontos perdidos

2º Marco Brigagão Carraresi / Leonardo Framarim Carraresi, 1.842 pontos perdidos

3º Pedro Paulo Esmeraldino / Vinicius Esmeraldino, 3.083 pontos perdidos

4º Diony Edney Tschoke / Cintia Maria Giese Tschoke, 17.300 pontos

5º Rafael Allan Oechsler / Jackson, 49.788 pontos perdidos

 

 * Classificação completa em www.transcatarina.com.br

 

O 13º Transcatarina tem patrocínio de Santur, Governo de Santa Catarina, Hotel Renar, SFI Chips, Scherer Auto Peças, RH Brasil e Alfa Transportes

Apoio de Atacadão Pneus, Accert Transporte e Logística, DSTrac Performance 4x4, Grupo Gratt, Rede PMX - Posto Maçã, Orange Sun, Guinchos Fixxar, 3RS Confecções, FD Stands e Displays, Lave Bem Lavanderia, Santa Prev Saúde, Auto Elite VW, Cervejaria Holzbier, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Caçador, Prefeitura de São Joaquim, Prefeitura de Lages e Prefeitura de Tubarão

Realização: Caçador Jeep Clube

Fale conosco
Fale conosco pelo WhatsApp