Transcatarina 2020: protocolo de biossegurança será rigorosamente aplicado

publicado em: 26/10/2020

Para garantir a segurança de todos os envolvidos com o 12º Transcatarina, a organização desenvolveu em conjunto com as entidades públicas um protocolo de conduta para os quatro dias de evento

 

A cidade de Fraiburgo (SC) já começou a receber os amantes do off-road para o 12º Transcatarina, que terá início nesta terça-feira, 27, às 10h, com a abertura da secretaria de prova, recepção dos participantes e vistorias técnicas dos veículos. Serão quatro dias de evento, com pernoites em Treze Tílias e Caçador, finalizando no dia 31 de outubro, quando retornará à Fraiburgo. 

 

Foi com alegria que a organização do Transcatarina – o Caçador Jeep Clube e a SC Racing –, leu a nota publicada no Diário Oficial de Santa Catarina, no final do mês de agosto, referente a autorização para o retorno dos eventos automobilísticos. Os municípios também comemoraram, uma vez isso movimenta a economia e traz riquezas aos negócios locais, a exemplo de hotéis, postos de combustíveis, restaurantes, oficinas e, ainda, colabora com a divulgação do turismo regional. 

 

Responsabilidade e segurança 

 

A fim de seguir as determinações do Governo do Estado e das autoridades municipais, o diretor geral do Transcatarina, Edson João da Costa, reuniu-se com os representantes das prefeituras de Fraiburgo, Treze Tílias e Caçador, para desenvolver um protocolo de segurança que preserve pela integridade de todos os envolvidos e da população de cada cidade, com o objetivo de evitar a proliferação do coronavírus (Covid-19). 

 

Para tanto, foi firmada uma importante parceria com a rede de saúde Univita que, com conhecimento de processos e condutas, auxiliou em todos os pontos deste protocolo e será a responsável pela realização dos testes de Covid em todos os participantes e staff. “Realizaremos exames para detectar a presença do coronavírus em indivíduos assintomáticos e sintomáticos, por meio de teste RT-PCR. E para aqueles que já tiveram, será feita a dosagem de anticorpos IgG e IgM (teste de sangue)”, especifica Claudemir Hubner, diretor da Univita. 

 

Obrigatoriedade 

 

Todos os off-roaders são obrigados a realizar o teste de Covid-19 e apresentar à direção do evento o resultado negativado para os exames RT-PCR, ou o IgG positivo que comprova a presença de anticorpos. O resultado do exame precisa ter data de 72 horas ou menos. Quem der resultado diferente, obviamente, não virá ao Transcatarina. 

Haverá postos de higienização espalhados pelas áreas de circulação, além do uso pessoal e obrigatório de álcool em gel 70% e máscara – hábitos já adotados no cotidiano dos brasileiros. O briefing geral do 12º Transcatarina e de cada categoria serão realizados por Live, em datas divulgadas pela organização. 

 

O controle de acesso aos locais do Transcatarina será rígido, com credenciamento nominal para manter o número mínimo de profissionais e evitar o agrupamento. Haverá a aferição da temperatura dos participantes por método digital de infravermelho, considerando a temperatura de corte no máximo de 37 graus. Caso a temperatura esteja acima do desejado, o mesmo deverá urgentemente se dirigir ao laboratório montado exclusivamente junto ao evento e realizar um novo teste. 

 

Os jantares no fim de cada etapa – tão característico do Transcatarina –, sofrerão alterações. “Os jantares que eram apenas em um local e com muita aglomeração de pessoas, desta vez, serão pulverizados pelos restaurantes das cidades que tenham condições de obedecer aos protocolos atuais vigentes. As categorias serão separadas, pois somente desta forma, conseguiremos manter o distanciamento necessário entre os indivíduos”, detalha Costa. 

 

Para garantir o sucesso do evento, a SC Racing distribuiu uma cartilha em PDF, com explicações detalhadas de como os aventureiros deverão se portar nos dias do Transcatarina. “Com responsabilidade e empatia, é possível seguir o nosso cotidiano. Eventos como o Transcatarina são importantes para todo o sistema: primeiro para aqueles que trabalham com eventos, segundo para a economia local das cidades que nos recebem, e terceiro, pela valorização do esporte e as férias daqueles que aguardam ansiosamente pelo Transcatarina, a fim de descansar a mente e aliviar o estresse do dia-a-dia (sobretudo em um ano tão difícil como esse que estamos vivendo)”, apontou Costa. 

 

União e confiança 

 

A SC Racing reconhece que, em tempos como este da pandemia, a realização do Transcatarina 2020 é possível graças a união e compreensão de toda a população. “Entendemos que o momento pelo qual o mundo passa é delicado. Por isso, eu e toda a minha equipe agradecemos aos proprietários das fazendas que, mesmo em meio a esta pandemia, cederam suas terras para Transcatarina passar”, valorizou Costa, destacando ainda o envolvimento e os esforços das prefeituras e órgãos municipais, a exemplo das Polícia Militar Catarina, Polícia Rodoviária e Bombeiros de Santa Catarina.

 

O 12º Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar, SFI Chips e Scherer Auto Peças

Apoio de Mamute Off-Road, Grupo Gratt, Trilha Eurocar, FD Stands e Displays, Lave Bem Lavanderia, Orange Sun – Energia Renovável, Cervejaria Holzbier, Posto Maçã, Guinchos Fixxar, Kindermann Hotel, Vipal Rede Autorizada, RFX Pneus, Auto Elite VW, 3RS Confecções, Univita Saúde, Alfa Transportes, Accert Transportes e Logística, Treze Tílias Park Hotel, Linden – Das Echte Bier, Prefeitura Municipal de Caçador e Prefeitura Municipal de Fraiburgo 

Realização: Caçador Jeep Clube

Parceria: SC Racing