Transcatarina: categoria Adventure completa dez anos

publicado em: 22/10/2020

No próximo dia 27 de outubro, começa o 12º Transcatarina, com largada em Fraiburgo. A categoria Adventure é uma das mais procuradas no evento e, neste ano, completa uma década de sucesso

 

  O Transcatarina oferece 11 tipos de categorias para os amantes de off-road, tornando-o um dos maiores eventos do gênero no Brasil. Há menos de uma semana da largada da 12ª edição – no dia 27 de outubro, na cidade de Fraiburgo (SC) –, os participantes já estão prontos e ansiosos para encarar quatro dias de muita terra, adrenalina e diversão. Serão percorridos cerca de 800 quilômetros pelo centro oeste catarinense, com pernoites em Treze Tílias e Caçador. O encontro terá fim no dia 31 de outubro, também em Fraiburgo. 

 

As inscrições seguem abertas pelo site www.transcatarina.com.br, nas categorias de competição (Máster, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light), e de passeio (Passeio Expedition, Passeio Radical 1 e 2, e Adventure 1, 2 e 3). 

 

Categoria casca grossa

A categoria Adventure, dividida em três turmas, é um dos grandes sucessos do Transcatarina e, em 2020, completa dez anos de existência. Trilhas com bastante dificuldades, atoleiros, grandes extensões de erosões, trial, terrenos escorregadios, subidas e descidas, e travessias de rios são alguns dos “ingredientes” que fazem parte das aventuras da Adventure. 

 

Para Adriano Ax, staff da categoria Adventure 1, este sucesso absoluto não é atribuído somente à organização e equipe de apoio, mas também à união entre todas as pessoas. “A turma da Adventure é muito unida. Levamos à sério um dos lemas dos jipeiros: ‘na trilha, entra e sai todo mundo junto, ou não sai ninguém”, conta Adriano, que faz parte do grupo desde a primeira edição. 

 

Para encarar os quatro dias de trilha pesada é preciso carros com tração nas quatro rodas e que sejam bem equipados, sendo itens obrigatórios: pneus adequados para o tipo de terreno (com altura mínima de 35 polegadas), guinchos elétricos ou mecânicos, cintas para reboque, anilhas e pontos de fixação no veículo para ancoragem, entre outros. “Os níveis de dificuldades de nossas trilhas são rigorosos, por isso, além do carro equipado, é preciso uma certa experiência da pilotagem: acelerar quando necessário e poupar onde não precisa”, orienta o diretor da Adventure 3, Eduardo Finta.

  

Edição comemorativa 

  Como pede a tradição, o comboio da Adventure sempre larga muito cedo para as trilhas, em torno das 7h. Cada grupo é formado, aproximadamente, por 30 carros. Por ser em outubro, o Transcatarina 2020 apresentará um cenário distinto, devido às condições climáticas. “A probabilidade de chuva será maior, aumentando as dificuldades das trilhas; melhor para a alegria dos off-roaders”, aponta Finta. 

 

Para seguir todos os protocolos de segurança imposto pelo Transcatarina referente a pandemia, o levantamento das trilhas para este ano teve alterações. “Serão percorridos dois trajetos famosos na região de Lages: a Trilha da Ferrovia e Coxilha Rica, sendo que uma delas faremos no sentido inverso, algo nunca feito antes. Também teremos dois percursos inéditos na cidade de Curitibanos, onde tivemos o apoio do Jeep Clube local”, revelou Adriano, referente a Adventure 1, que não seguirá por Treze Tílias e se desligará em Lages, para evitar aglomerações. 

 

Na contagem regressiva 

Quanto aos participantes, eles garantem que está tudo pronto! Na bagagem, além do que é preciso, a ansiedade está pesando bastante. É o caso do piloto Diego Favaro, de Balneário Gaivota (SC), que seguirá pela primeira vez no Transcatarina. “Sempre ouvi falar muito bem do evento e acredito que será memorável”. 

 

De São João da Boa Vista (SP), o piloto Fábio Tregancini marcará presença pela quarta vez no Transcatarina. “O perfil da Adventure combina com meu estilo de jipeiro, ninguém está ali para ganhar troféu, mas sim, para se divertir, dar boas risadas e ajudar um ao outro. Por ser trilhas mais pesadas, com bastante barro, requer mais prática ao volante e conhecimento do tipo de terreno para superar os obstáculos, e isso é sensacional”, encerrou Tregancini. 

 

O 12º Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar, SFI Chips e Scherer Auto Peças

Apoio de Mamute Off-Road, Grupo Gratt, Trilha Eurocar, FD Stands e Displays, Lave Bem Lavanderia, Orange Sun – Energia Renovável, Cervejaria Holzbier, Posto Maçã, Guinchos Fixxar, Kindermann Hotel, Vipal Rede Autorizada, RF Pneus, Auto Elite VW, 3RS Confecções, Univita Saúde, Alfa Transportes, Accert Transportes e Logística, Treze Tílias Park Hotel, Linden – Das Echte Bier, Prefeitura Municipal de Caçador e Prefeitura Municipal de Fraiburgo 

Realização: Caçador Jeep Clube

Parceria: SC Racing

Fale conosco
Fale conosco pelo WhatsApp