Transcatarina 2019: mais do que uma aventura 4X4

publicado em: 15/07/2019

Categorias Adventure e Passeio Radical fizeram os off-roaders vibrarem pela performance técnica exigida nas trilhas

 

O 11º Transcatarina terminou neste último sábado (13), com a certeza de ter sido a melhor edição dos últimos tempos. Pilotos e navegadores foram unânimes ao dizer o quanto a SC Racing – organizadora do evento –proporcionou trilhas impecáveis com níveis de dificuldades diferenciados, terrenos dos mais variados tipos e paisagens de tirar o fôlego. 

 

Entre 09 a 13 de julho, duas das maiores categorias do Transcatarina – Adventure e Passeio –, exploraram todos os limites dos participantes. Os comboios saíram de Fraiburgo (SC) e passaram por cerca de 14 municípios até alcançarem Blumenau, com uma grande recepção dentro da Vila Germânica. 

 

Na Adventure 1, com o coordenador Nilton Schnaider Júnior – mais conhecido como Marrone –, a solidariedade e a amizade fizeram a diferença nos 400 quilômetros percorridos. “Exploramos, com exclusividade, a trilha da Putinga, na região do Rio dos Cedros, com 4.2 quilômetros de mata bem fechada, exigindo dos pilotos e zequinhas, parceria e braço para superar os atoleiros. Este foi o melhor Transcatarina desde o seu início”, detalhou Marrone. O piloto Sandromar Pierre, concordou e revelou que já fez a inscrição para edição de 2020. “Quem anda na Adventure 1 gosta de muita lama e pilotagem pesada. Neste ano, eles superaram todas as expectativas”

 

Já os integrantes da Adventure 3, revelaram que tiveram o primeiro dia de Transcatarina com 14 horas de trilha. “Pegamos pesado no primeiro dia – com atoleiros intransponíveis – somente com o auxílio do guincho. No segundo dia, foi mais light (para descansar) e o terceiro foi repleto de brincadeiras pesadas, de curta duração para chegarmos a tempo para a festa de encerramento”, detalhou o coordenador Eduardo Finta, que se emocionou ao subir no palco para a tradicional foto do grupo. “A união da equipe foi inesquecível. Isso faz do Transcatarina algo singular”

 

Passeio Radical: categoria de grande estilo 

 

Cerca de 800 quilômetros entre estradas de reflorestamento, subidas em planícies e travessias de rios marcaram o comboio da Passeio Radical 2, com 70 off-roaders e mais 13 integrantes no apoio. “As trilhas, de média dificuldade, foram preparadas para qualquer tipo de 4X4, com pneu Mud. Com média de dez horas diárias entre trilhas e deslocamentos, o companheirismo foi mais do que perfeito”, detalhou o coordenador da Passeio Radical 2, Marcelo Renan Figueiredo. 

 

Diógenes Campestrini, que estreou no Transcatarina, disse que tudo foi muito bem planejado, com lugares bonitos e nada de exageros. “Demandou habilidade nos obstáculos e coragem para pisar no acelerador. Não tem como ficar de fora no ano que vem!”

 

A aventura não foi diferente para a galera da Passeio Radical 1 e, segundo o coordenador Itamar Peixer, esta edição teve uma pitada ainda mais especial por conta da presença de pessoas de várias partes do Brasil, como Bahia, por exemplo. “Isso traz uma energia revigorante ao grupo e nos enche de alegria em mostrar todas as belezas do nosso Estado. Estou feliz demais em ter visto e sentido tanto companheirismo. E isso, só o Transcatarina é capaz de proporcionar”. A Passeio Radical 1 também é coordenada por Evaldo Schulze. 

 

Para o casal curitibano, Maria Lidia e Luiz Alberto Procopiak, que participou pela primeira vez do evento, essa foi uma das melhores experiências que eles tiveram. “Como não é uma competição, o espírito de equipe impressiona. A organização faz você querer voltar. Tanto é que já fizemos a nossa inscrição para 2020. Queremos fazer parte dessa família”, encerrou Maria Lidia. 

 

O 11º Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar.

 

Apoio de SFI Chips, Grupo Gratt, Concessionária Trilha SC, FD Stands Displays, RH Brasil – Recursos Humanos, Orangesun – Energia Renovável, Posto Maçã, Lave Bem Lavanderia, Barbieri Painéis, Guinchos Fixxar, Hotel Kindermann, Mamute Off-Road, Vipal Rede Autorizada, Cervejaria Holzbier, RFX Pneus, Prefeitura Municipal de Blumenau, Prefeitura Municipal de Fraiburgo e Prefeitura Municipal de Caçador

 

Supervisão: FAUESC

 

Realização: SC Racing