8º Transcatarina mostra o outro lado da moeda

publicado em: 31/07/2016

 De um jeito ou de outro, o Transcatarina sempre surpreende. Terminou neste sábado, a oitava edição deste evento, que registrou três dias de disputas alucinantes entre a serra e o litoral catarinense

 

E de fato a chuva não deu o ar da graça no 8º Transcatarina! A festa da chegada foi celebrada com Sol e céu azul, e termômetro na marca de 20 graus. Pela primeira vez, a cidade litorânea de Itajaí, SC, recebeu o evento que reuniu um grid com mais de 250 carros, divididos nas categorias Máster, Graduados, Turismo, Jeep, Adventure (s), Passeio e Passeio Radical.

Foram percorridos 834 quilômetros entre Fraiburgo e Itajaí, SC, com pernoites em Canoinhas e Rio Negrinho. Mais do que uma competição, o evento proporciona uma imersão pela cultura catarinense, que nesta edição de 2016, apresentou bastante das influências italianas, alemãs e portuguesas trazidas pelos imigrantes no século passado.

Ok, a chuva faltou! Mas a emoção sobrou... Mesmo em terreno seco, foram diversos os obstáculos enfrentados nestes três dias de provas - poeira, pedras, cascalhos, buracos, lombas, curvas fechadas, piso de areia, os laços e pegadinhas -, porém, nenhum deles foi mais difícil que encarar a pressão psicológica que se estabeleceu entre os participantes pela alta competitividade.

Na reta final do Transcatarina, o ranking acumulado apresentava uma diferença extremamente pequena entre os participantes... Todos tinham chance de vitória. Por isso, na etapa derradeira, fez-se necessário uma pilotagem na "ponta dos dedos" e uma navegação impecável.

Até Itajaí tudo pode acontecer

Durante o percurso de 294 quilômetros entre Rio Negrinho e Itajaí, os participantes enfrentaram, talvez, a prova mais difícil desta edição. Ao que tudo indica, o melhor da festa foi deixado para o final. O roteiro passou pela Fazenda Katzer e Mineração Veiga, com balaios e pegadinhas curtos, referências próximas e médias de velocidade justas, impondo à disputa um ritmo bem eletrizante. O terreno mesclou chão batido (seco) e arenoso. 

Para aumentar o suspense quanto aos possíveis campeões do Transcatarina 2016, a dupla Marnes Alexandre Floriani e Cristian Mueller venceu o terceiro dia e deixou a matemática da classificação ainda mais apertada, principalmente, porque logo em seguida vieram Acyr Hideki Rodrigues da Silva e Renan Medeiros. Em terceiro lugar, ficaram Flávio Roberto Kath e Rafain Walendowsky. 

Na Graduados, pai e filho, Marcio Ruckl e Marcio Ruckl Júnior foram os melhores do dia, garantindo assim, uma possibilidade de pódio na final. Na segunda posição, vieram Denis Lutke e Marcio Pedro Pilz, com Eloi Petry e Naor Petry, em terceiro. 

Pela Turismo, os mais regulares foram André Diniz Pereira e Marcelo Antonio Detoni, com Adilson Gonze e João Paulo Salfer Gonze, e Leonardo Borges Menarim e Adriana Micheli, nas segunda e terceira colocações, respectivamente. 

E na Jeep, Kassiano Kerber e Michael da Silveira Masson faturaram mais um pódio. Logo atrás vieram Franco Caesar Gommersbach e Lucas Albert Gommersbach, em segundo lugar, e Adevilson Cesar Barbosa Prates e Rafael Martin Benavides, em terceiro.

Essa vitória é para comemorar... Mas para comemorar, muito

O ingrediente principal para esta edição de 2016 foi: foco. Diversos competidores estão acostumados com um solo úmido, escorregadio e com lama, porém, pela primeira vez em oito anos, o Transcatarina não aconteceu desta forma, e isso fez com que muitas duplas precisassem se adaptar a um "outro Transcatarina"... O que tornou esse certame, fantástico! 

Um dia é diferente do outro, e os protagonistas do pódio também foram! Graças às provas diversificadas desta edição, o clima de suspense só foi desfeito no momento da premiação. Ouvidos atentos a cada nome proclamado pelo locutor no anúncio da classificação. E a dupla que levantou os braços e gritou é campeão pela categoria Máster, foi Flávio Roberto Kath e Rafain Walendowsky, que se sagrou tricampeã do Rally Transcatarina (2009 / 2014 / 2016)."Esse título carrega um peso e uma expressão muito forte, pois a nata do rali nacional está presente neste certame. Mas, o que nos deixa ainda mais satisfeitos, é pertencer a um esporte onde as pessoas se tornam uma família. Agora, é aguardar 2017, para um novo amanhã", Kath. 

Na Graduados, quem comemorou o título de 2016 foram Marcio Ruckl e Marcio Ruckl Júnior. "Faz um bom tempo que eu e meu filho competimos juntos, e dessa vez, saímos de casa com uma forte necessidade deste pódio. Estivemos concentrados, fomos precisos e o resultado é esse aí. Vamos comemorar", declarou o piloto. 

O piloto André Diniz Pereira e o navegador Marcelo Antonio Detoni subiram no topo mais alto do pódio. "O Transcatarina é hoje o rali mais respeitado e esperado do calendário nacional, e depois de três tentativas finalmente atingimos nosso maior objetivo. No ano que vem iremos para a Graduados, portanto, deveremos aprimorar mais as nossas técnicas", salientou Pereira. 

Com 100% de aproveitamento, Kassiano Kerber e Michael da Silveira Masson foram os grandes vencedores. "Quem assiste essa vitória, não imagina o que nós passamos durante a disputa. E a palavra que nos vem a mente é: superação. E independente do resultado, valorizamos mais a nossa participação, onde rodamos mais de 800 quilômetros com o Jeep Willys 54", destacou Kerber. 

Julho se finda... E com ele o Transcatarina! Os apaixonados pelo evento deixaram o Centro de Eventos de Itajaí felizes, porém, impacientes, pois se inicia agora, um período de 366 dias de espera até o 9º Transcatarina. 

Resultado terceiro dia - 8º Rally Transcatarina

Categoria Máster


1º Marnes Alexandre Floriani e Cristian Mueller, 36 pontos
2º Acyr Hideki Rodrigues da Silva e Renan Medeiros, 34 pontos
3º Flávio Roberto Kath e Rafain Walendowsky, 33 pontos
4º Victor Pudell e Caio Boscolo, 33 pontos
5º Daniel Maffi e Enedir Silva Júnior, 32 pontos

Categoria Graduados

1º Marcio Ruckl e Marcio Ruckl Júnior, 51 pontos
2º Denis Lutke e Marcio Pedro Pilz, 29 pontos
3º Eloi Petry e Naor Petry, 28 pontos
4º Marcos Gustavo Francio e Bruno Rozalen Tesser, 26 pontos
5º Roberto Bontempo e Leonardo José Martins, 25 pontos

Categoria Turismo

1º André Diniz Pereira e Marcelo Antonio Detoni, 41 pontos
2º Adilson Gonze e João Paulo Salfer Gonze, 36 pontos
3º Leonardo Borges Menarim e Adriana Micheli, 31 pontos
4º Guilherme Barbosa e Lisiane Homem, 29 pontos
5º Edson Ziolkowski e Roberto Frey, 29 pontos

Categoria Jeep

1º Kassiano Kerber e Michael da Silveira Masson, 34 pontos
2º Franco Caesar Gommersbach e Lucas Albert Gommersbach, 30 pontos
3º Adevilson Cesar Barbosa Prates e Rafael Martin Benavides, 0 pontos

Classificação Geral - 8º Rally Transcatarina

Categoria Máster


1º Flávio Roberto Kath e Rafain Walendowsky, 94 pontos
2º Daniel Maffi e Enedir Silva Júnior, 80 pontos
3º Paulo Roberto de Goes e Jhonatan Ardigo, 79 pontos
4º Acyr Hideki Rodrigues da Silva e Renan Medeiros, 77 pontos
5º Oscar José Schmidt e Gustavo Schmidt, 77 pontos

Categoria Graduados

1º Marcio Ruckl e Marcio Ruckl Júnior, 95 pontos
2º Denis Lutke e Marcio Pedro Pilz, 87 pontos
3º Everton Gratt e Wesley Sari, 85 pontos
4º Aurélio Bilhalva e Tiago Poisl, 71 pontos
5º Marcos Gustavo Francio e Bruno Rozalen Tesser, 70 pontos

Categoria Turismo

1º André Diniz Pereira e Marcelo Antonio Detoni, 91 pontos
2º Guilherme Barbosa e Lisiane Homem, 86 pontos
3º Leonardo Borges Menarim e Adriana Micheli, 84 pontos
4º Denilson Bonfanti e Luis Henrique Redlich, 84 pontos
5º Patrick Adriano Celeski e Felipe Pachewsky, 82 pontos

Categoria Jeep

1º Kassiano Kerber e Michael da Silveira Masson, 119 pontos
2º Franco Caesar Gommersbach e Lucas Albert Gommersbach, 103 pontos
3º Adevilson Cesar Barbosa Prates e Rafael Martin Benavides, 84 pontos


O 8º Rally Transcatarina tem patrocínio de Transpotech, Governo de Santa Catarina, Hotel Renar e Hankook Pneus
Apoio de Gatos e Atos, GBach Implementos, Semp Toshiba, Link Belt, Floripa Textil, SFIChips, Temasa, Still, Ativa, Q7 Off-Road, Lave Bem, Trilha SC, Grupo Gratt, Posto Maçã, Prefeitura Municipal de Fraiburgo
Supervisão: FAUESC
Realização: SC Racing