Rally Transcatarina: piso liso e características variadas marcaram o segundo dia

publicado em: 18/07/2015

Mais da metade do roteiro já foi concluída pelas duplas que estão cortando o Estado de Santa Catarina através de trilhas e estradas de terra com muita lama. A sétima edição do Rally Transcatarina termina neste sábado, em Jaraguá do Sul

 

 

Mais uma etapa do 7º Rally Transcatarina foi concluída. Nesta sexta-feira, 17, as mais de 180 duplas que participam da competição encararam um roteiro de 130 quilômetros navegados que, somados aos deslocamentos, totalizaram aproximadamente 300 quilômetros percorridos entre Canoinhas e Rio Negrinho, com parada em Major Vieira, para o neutro de almoço.

A largada do primeiro carro aconteceu às 7h31 e foram sete horas de disputas entre os competidores das categorias Máster, Graduado, Turismo e Jeep. A chuva deu uma trégua, mas não minimizou as dificuldades do percurso que estava extremamente liso, com lama e poças d'água (bem semelhante ao piso encontrado no primeiro dia de prova). Mas, diversificou-se com setores de chão mais firme, com cascalho e pedras, entre plantações de eucaliptos e pinus.

As médias de velocidade impostas pela organização - a SC Racing - foram adequadas a este tipo de terreno, e a percepção que o diretor de prova, Wagner Souza, teve ao fazer o levantamento do certame sob essas condições, rendeu muitos elogios dos participantes. "Foi sensacional. Vários laços, terreno liso e algumas áreas descampadas. Já somos campeões pelo simples fato de participarmos", afirmou o piloto Luciano Mueller, que compete na Graduado, ao lado do navegador Francisco Ferreira. 

Disputa acirrada, decidida nos pequenos detalhes 

O nível de competitividade no Rally Transcatarina é bastante elevado... E só aumenta a cada ano! Sim, isso é possível, uma vez que pilotos e navegadores estão cada vez mais entrosados, treinados e com um nível de concentração impressionante. A habilidade ao volante, na leitura da planilha e na condução da prova (individualmente) é algo que eles aprimoraram constantemente.

Dentro deste cenário, quem quer ser campeão do Transcatarina sabe que é preciso estar no pódio em todos os dias do evento. Então, nesta sexta-feira, o pódio na Máster foi formado por Flávio Roberto Kath e Rafain Walendowsky, que com este primeiro lugar estão na briga pela ponta da tabela. "A SC Racing está de parabéns. Uma edição sensacional, com um percurso desafiador e eletrizante. Essa vitória nos incentiva a andar mais forte na terceira etapa (e final) para buscarmos mais uma vitória", apontou Kath. Na segunda colocação ficou Acyr Hideki da Silva e Renan Medeiros, seguidos por Rone Branco e Enedir Silva Júnior.

Na Graduado, a dupla Raniero Magnabosco Laghi e Volnei Correa passou a frente e assumiu o primeiro lugar da categoria. "Ficar em primeiro em uma competição como essa é incentivador. Estamos empolgados e agora traçaremos uma nova estratégia para o último dia", detalhou Laghi. A segunda e terceira classificações foram ocupadas por José Carlos da Silva e Armando Villas Boas, Ednilso Borguezani e Joel Kravtchenko, respectivamente.

Quem se destacou na Turismo foi Renato de Almeida Silva e André Luiz Lenger, que mostraram estar cada vez mais afinados e confiantes. "Somos uma equipe bem unida e o sentimento da vitória em um evento tão grandioso como o Transcatarina é indescritível", contou Silva. Logo atrás vieram Matias Graziotin e Luciano Peruffo na segunda posição, e Orli Ademir Katzer e Gustavo Henrique Katzer em terceiro.

Na Jeep, Aroldo Nery e Fábio Zagonel venceram o dia e entraram na briga pelo caneco de campeão. "Estamos feliz da vida. Fomos para a disputa com confiança, pensando no topo do pódio, e deu certo. É um dos melhores eventos off-road que existe", falou Nery. Em segundo ficou Kassiano Kerber e Francisco Sette e logo atrás em terceiro, Franco Gommersbach e Lucas Gommersbach.

Agora, é a final

Chegou o momento da decisão... Neste sábado, os competidores percorrerão os quilômetros finais do 7º Rally Transcatarina, que teve recorde de inscritos. De Rio Negrinho, a caravana do evento rumará para Corupá e depois Jaraguá do Sul. O pórtico de chegada estará montado no Ginásio Arena Jaraguá, onde haverá uma pista off-road de 2 quilômetros, montada especialmente para o público poder assistir ao rali de perto.

Desbravando a natureza

As categorias Adventure e Passeio tiveram um dia bastante eletrizante em regiões com belezas particulares da serra catarinense. Em comboio, os participantes largaram às 9h30 e chegaram apenas às 20h30, depois de aproximadamente 180 quilômetros fora de estrada.

"Foi um dia bem especial, com clima de festa e ambiente familiar. Tivemos bastante trilha e travessias de rios, e terrenos com barro foram uma diversão a parte", garantiu Euclides Vercesi, que tem a companhia da esposa Sali.

Classificação - segundo dia do 7º Rally Transcatarina
Resultado completo em www.transcatarina.com.br
 

Categoria Máster

1º Flávio Kath e Rafain Walendowski, 70 pontos
2º Acyr Hideki e Renan Medeiros, 65 pontos
3º Rone Branco e Enedir Junior, 65 pontos
4º Elvir Bonatti e Carlos Brandenburg, 64 pontos
5º Paulo de Goes e Jhonatan Ardigo, 63 pontos

Categoria Graduado

1º Raniero Laghi e Volnei da Silva, 75 pontos
2º José da Silva e Armando Villas Boas, 62 pontos
3º Ednilso Borguezani e Joel Kravtchenko, 61 pontos
4º Julio Bonotto e Deividi Nardi, 60 pontos
5º Victor Pudell e Caio Boscolo, 60 pontos

Categoria Turismo

1º Renato da Silva e André Lenger, 63 pontos
2º Matias Grazziotin e Luciano Peruffo, 61 pontos
3º Orli Katzer e Gustavo Katzer
4º Wivalde Liebl e Adimar Mühlbauer, 59 pontos
5º Luis Redlich e Marco Redlich, 58 pontos

Categoria Jeep

1º Aroldo Nery e Fabio Zagonel, 79 pontos
2º Kassiano Kerber e Francisco Sette, 75 pontos
3º Franco Gommersbach e Lucas Gommersbach
4º Guilherme Melere e Felipe Fuentefria
Programação - 7º Rally Transcatarina

Programação

18/07 - sábado
Roteiro:
 Rio Negrinho - Corupá - Jaraguá do Sul
À noite: premiação na Associação Baependi em Jaraguá do Sul



O Rally Transcatarina tem patrocínio de TranspoTech Soluções em Movimentação, Santur, Petrobras e Hotel Renar

Apoio Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, Prefeitura Municipal de Fraiburgo, Prefeitura Municipal de Canoinhas, Prefeitura Municipal de Rio Negrinho, Gatos & Atos, RH Brasil Recursos Humanos, GBach Implementos, Semp Toshiba, Link-Belt Excavator, Posto Maçã, Still, Grafimax - Indústria Gráfica, Ativa Comunicação, Temasa - Indústria de Móveis, RFX Vipal e Unifique

Realização: SC Racing 

Supervisão: CBA e FAUESC