De Fraiburgo a Jaraguá do Sul: os segredos das trilhas do Rally Transcatarina

publicado em: 16/07/2014

Diversas referências, lombadas, travessias de rios e variação de terrenos... Tudo isso fará parte do 6º Rally Transcatarina, que reunirá competidores do Brasil inteiro nas categorias Super Máster, Graduados, Júnior, Jeep, Adventure e Passeio

 

Ao longo de 800 quilômetros de percurso, os participantes do Rally Transcatarina passarão por trilhas e estradas de terra escolhidas a dedo pela SC Racing - organizadora da competição, que acontecerá entre 22 e 26 de julho. A largada será em Fraiburgo, com destino a Jaraguá do Sul, passando por Timbó Grande, Canoinhas, Papanduva, Rio Negrinho e Corupá.

O certame começa no dia 23 com o prólogo - disputa em circuito fechado que definirá a ordem de largada da primeira etapa do Rally Transcatarina. Serão aproximadamente 12 quilômetros pelos pomares de maçã da cidade fraiburguense. No dia 24, será dada a largada para os primeiros 250 quilômetros. "Desde o início, os competidores atravessarão macieiras e duas grandes fazendas de plantações de pinus em Timbó Grande, com destaque para uma passagem de rio de 100 metros de largura. Depois seguiremos para mais três fazendas em Canoinhas. O tempo inteiro, a planilha alternará mudanças de média de velocidade e referências curtas", comentou o diretor de prova, Wagner Souza.

O segundo dia de disputa terá aproximadamente 200 quilômetros, em um rali rápido que adentrará seis propriedades particulares de pinus, com ruas planas e com cascalhos. No terceiro e último dia, os 180 quilômetros será repleto de trechos técnicos. "A proximidade geográfica das cidades nos permite aproveitar 100% dos locais escolhidos e montar um roteiro com diversos laços", reforçou Souza. "Os off-roaders ainda andarão cerca de 20 minutos no Autódromo de São Bento do Sul, seguirão para os bananais na região de Corupá, finalizando em Jaraguá do Sul", completou.

Na cidade final do Rally Transcatarina, haverá uma pista indoor na Arena Jaraguá, onde serão dadas as últimas aceleradas. O público terá a oportunidade de assistir de perto aos "pegas", acomodados em uma ampla arquibancada. Além disso, haverá serviço de bar e cozinha aos espectadores, distribuição de brindes e equipe de filmagem a bordo de um helicóptero, que dará voos rasantes para pegar o melhor ângulo.

Papanduva estreia no Rally Transcatarina

Devido ao sucesso do Rally Transcatarina, em 2014 mais uma parceria foi fechada: a cidade de Papanduva entrou no roteiro da competição colaborando para mais um grande evento. "Já conhecíamos o Transcatarina e sua magnitude. O rali será benéfico economicamente e colocará Papanduva no cenário nacional, graças ao retorno de mídia. Então, quando fomos convidados a participar, não hesitamos em aceitar", declarou o prefeito de Papanduva, Dario Schicovski, que fez questão de enfatizar a satisfação em apoiar a SC Racing. "Quero agradecer e falar do orgulho em receber o certame. Reforço que a Prefeitura Municipal estará à disposição da organização e dos competidores, e que Papanduva esperará todos de braços abertos para tornar esta sexta edição do Rally Transcatarina a melhor de todas".


Programação - 6º Rally Transcatarina

22/07 - terça-feira

15h às 22h - abertura da secretaria de prova (confirmação de inscrição)

23/07 - quarta-feira
8h - abertura secretaria de prova
14h - Largada Promocional
15h -Prólogo em Fraiburgo

24/07 - quinta-feira 
Roteiro: Fraiburgo - Timbó Grande - Canoinhas

25/07 - sexta-feira
Roteiro: Canoinhas - Papanduva - Rio Negrinho

26/07 - sábado
Roteiro: Rio Negrinho - Corupá - Jaraguá do Sul
À noite: premiação na Associação Baependi em Jaraguá do Sul


O Rally Transcatarina tem patrocínio de Troller Veículos Especiais S.A, Petrobras, Santur, Hankook Pneus e Hotel Renar

Apoio de Ensimec, Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, Prefeitura Municipal de Papanduva, Prefeitura Municipal de Fraiburgo, Prefeitura Municipal de Canoinhas, Prefeitura Municipal de Rio Negrinho, Prefeitura de Timbó Grande, Ativa, Gatos & Ato e Grafimax
Realização: SC Racing 
Supervisão: CBA e FAUESC