Rally SC: Terreno arenoso e balaios marcaram a competição de Araquari

publicado em: 09/09/2012

Sábado, Sol e um rali de regularidade acirrado para esquentar os ânimos dos off-roaders catarinenses. Agora faltam apenas duas etapas para conhecer os campeões do Campeonato Rally SC 2012

 

 

Areia e mais areia. Assim foram as 9ª e 10ª etapas do Campeonato Rally SC, realizadas ontem, em Araquari, SC. Os competidores percorreram 76 quilômetros dentro de uma propriedade particular: a Mineração Veiga. Um roteiro que pediu calma e habilidade em estradas bem arenosas. 


No grid estavam 48 duplas, divididas nas categorias Super Máster, Graduados, Júnior e Estreantes. Todas encararam duas horas e meia de disputa, com uma planilha de 105 páginas de alto grau de dificuldade - dentre outros obstáculos, houve inúmeros balaios (pegadinhas) e referências extremamente próximas. No piso de areia, conforme os carros passavam, inevitavelmente formaram-se os facões, onde a destreza fez a diferença para evitar que os veículos tombassem ou atolassem.

Neste certame os navegadores desempenharam todo o potencial que possuem e os pilotos mostraram que "têm braço". Na Super Máster, Acyr Hideki da Silva e Marcos Panstein comemoraram com 'gosto' a vitória em Araquari. "O terreno era 100% arenoso e o carro patinava demais, isso sem contar as várias pegadinhas... Foi uma prova ótima, com planilha bem medida e paisagens lindas", contou Panstein.

Na Graduados, melhor para a Waldomiro Veiga e Luis Zanotti. "Além de areia, passamos poruma plantação de eucalipto. O percurso foi técnico e exigiu da navegação o tempo inteiro,pois havia diversos laços e mudanças de direção em curto tempo. O entrosamento entre piloto e navegador foi fundamental para conquistar este resultado", salientou Zanotti. 

Para Cassius Gonçalves, que compete ao lado do navegador Jair Sperandio na Júnior, as etapas foram sensacionais. Essa foi a primeira vez que eles subiram ao pódio e, logo de cara, no primeiro lugar. "É indescritível a sensação de estar no lugar mais alto. Eles chamaram o quinto, quarto, terceiro e segundo lugar... Ficamos na expectativa; e na hora que falaram o nosso nome não dava para acreditar. Estamos realmente felizes", salientou o piloto.

Já na Estreantes, quem levou a melhor foram Rafael Machado e Neto Andrade. "As médias de velocidade oscilaram bastante e isso deixou o rali ainda mais prazeroso. O terreno estava excelente... Nunca tinha andado na areia e adorei a experiência! Agora que conquistamos um pódio, queremos mais", declarou Andrade, entusiasmado. 

Falta pouco para encerrar a temporada. No dia 13 de outubro, os off-roaders catarinenses têm mais um encontro marcado, dessa vez em Balneário Piçarras, com adrenalina, emoção e ansiedade de sobra, afinal, serão conhecidos os grandes campeões da temporada 2012.

Classificação - 9ª e 10ª etapas

Super Máster 


1º Acyr Hideki Rodrigues da Silva / Marcos Maia Panstein, 34 pontos 
2º Flávio Roberto Kath / Rafain Walendowsky, 28 pontos 
3º Daniel Maffi / Enedir Silva Júnior, 28 pontos 
4º Luciano Müeller / Cristian Müeller, 22 pontos 
5º Eduardo Moser / Mário Jorge de Souza Júnior, 22 pontos 

Graduados

1º Waldemiro Armindo Veiga / Luis Carlos Zanotti, 28 pontos 
2º Christian Marquardt / Edson Roberto Schmidt, 25 pontos 
3º André Pereira de Queiroz / Willian Santos, 23 pontos 
4º Elvis Bonatti / Carlos Brandenburg, 20 pontos 
5º Renan Medeiros / Rafael Prada, 19 pontos 

Júnior 

1º Cassius Gilberto Gonçalves / Jair Sperandio, 34 pontos 
2º Evandro Gentil dos Santos / André Vamor Pacheco, 30 pontos 
3º Eduardo Schvambach / Júlio César Maba Floriani, 24 pontos 
4º Evaldo Martin Schulze / Claudemir Hubner, 24 pontos 
5º Dorivaldo Müeller / Bianca Müeller, 23 pontos 

Estreantes

1º Rafael de Simas Machado / Neto Andrade, 34 pontos perdidos
2º Edson Luiz Bailoni Pereira / Lucas de Moraes Pereira, 28 pontos perdidos
3º Charles Marcelo Ritter / Patrícia Santos de Oliveira, 24 pontos perdidos
4º Danilo Vieira / Vanessa Fernandes Vieira, 24 pontos perdidos
5º Evânio Wylyan Prestini / Sandro Zonta, 23 pontos perdidos

Confira o resultado completo em:
http://www.rallysantacatarina.com.br/site/?p=363


O Campeonato Rally SC tem patrocínio de Fundesporte, Governo de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Hankook Pneus. 

Apoio de Ensimec Guinchos e Equipamentos, Blumenau Iluminação, RHB Brasil Recursos Humanos, ATF Embreagens, Ativa Comunicação, Fixxar Guinchos Elétricos, Reunidas.

Supervisão: Fauesc
Realização: Jeep Clube de Blumenau