5º Rally Transcatarina mostrou as suas garras

publicado em: 18/07/2013

 

Em um roteiro inédito, os competidores já perceberam as mudanças de características e os desafios que vieram agregados a esta novidade. Primeiro dia de competição partiu de Fraiburgo com destino a Canoinhas

 

Diferente dos anos anteriores, a 5ª edição do Rally Transcatarina passará por outra região do Estado catarinense. A novidade trouxe um saldo positivo ao evento, uma vez que os competidores já sentiram as diferenças entre terrenos, obstáculos e cenários. "Essas mudanças foram excelentes, pois percebemos tal influência no trajeto logo no primeiro dia. Foi sensacional, superando a expectativa da surpresa e de conhecermos o que está por vir", falou o piloto, Edson Moresco.


O primeiro dia de competição começou bem cedo, às 7h31. Fazia 7 graus na cidade de Fraiburgo, mas a euforia entre as duplas era tão grande, que ninguém sentiu o frio. Os tricampeões da categoria Super Máster, Oscar e Gustavo Schmidt, foram os primeiros a largar em Fraiburgo, SC. Eles abriram o percurso de 250 quilômetros, que de trecho navegado teve 180 quilômetros. O neutro de almoço ocorreu em Timbó Grande e o destino final foi Canoinhas, SC. Os municípios de Lebom Regis, Caçador e Major Vieira estiveram dentro da rota.

Logo de cara, os participantes encararam os laços e balaios entre os pomares de maçã, na sequência, partiram para uma área de reflorestamento de eucalipto e pinus, onde o terreno estava bastante molhado, com direto a lama. Uma travessia de rio com aproximadamente 250 metros encheu os olhos dos off-roaders. Na parte dos estradões, o cenário mudou, esbanjando a beleza das montanhas catarinenses e, levantando muita poeira. 

As médias de velocidades indicadas pela planilha estavam bem justas, ou seja, se a dupla errasse, dificilmente conseguiria recuperar o prejuízo.


Os primeiros a comemorarem

O pódio do 5º Rally Transcatarina foi estreado por Acyr Hideki Rodrigues da Silva e Renan Medeiros, na Super Máster. "Foi um ótimo dia, e claro que a vitória aumenta a expectativa, mas foi apenas um passo. O grid está maravilhoso, com os melhores pilotos e navegadores do Brasil... Temos que ir com calma", declarou Hideki. Em segundo lugar ficaram Daniel Maffi e Enedir Silva Júnior, seguidos por Rone Branco e Jhonatan Ardigo.

Na Graduados, os vencedores foram Vinicius Lustosa Polati e Marcos Fernando Evangelista. "Prova bem elaborada. Enfrentamos várias pegadinhas e piso liso entre os reflorestamentos, o que tornou a etapa mais desafiadora. Acertamos tudo e conseguimos manter a média de velocidade, o que foi essencial", salientou Polati. Alessandro Rodrigo Weirich e Leandro Macedo Ferreira, e Edson Pereira Schebeski e Alexandre Willian Dalssoto, vieram na segunda e terceira posição, respectivamente.

E na Júnior, Marcos Gustavo Francio e Bruno Rozalen Tesser conquistaram a vitória. "Foi uma disputa bem pesada, difícil, com o alto nível técnico que a SC Racing impõe. Exigiu total concentração do piloto e navegador", contou. Na segunda colocação vieram Eduardo Szabunia Neto e Wilson Reichwald, e na terceira, Eduardo Schvambach e Júlio César Maba Floriani.


A aventura que não termina

A Turismo Adventure é a categoria mais radical do Rally Transcatarina e fechou um grupo com 23 carros. Eles não competem, eles apenas se divertem. Nesta quinta-feira, o percurso foi de aproximadamente 200 quilômetros, e a família Andrade aproveitou cada momento, principalmente porque o filho, Bernardo, de seis anos, é um apaixonado por off-road. "Nós atravessamos rio, passamos por barranco, atoleiro", disse o menino, com aquele jeito gostoso que uma criança tem, quando conta uma história. "Queremos emoção, tem que ter aventura", reforçou a mãe, Katia que segue acompanhada do marido, José.


O que tem para sexta-feira?

O evento partirá de Canoinhas bem cedo: às 7h31. Serão percorridos mais 250 quilômetros (com 169 quilômetros navegados) até chegar à Rio Negrinho. A parada do almoço será Mafra. "Estaremos em uma altitude média de 1.000 metros, onde belas paisagens poderão ser apreciadas (isso se a dupla puder desviar o foco da competição)", salientou o diretor de prova, Wagner Souza. "Passaremos por grandes áreas de reflorestamento, lavouras de soja e milho", confirmou.


Classificação - 5º Rally Transcatarina

1º dia - Fraiburgo / Timbó Grande / Canoinhas

Categoria Super Máster


1º Acyr Hideki Rodrigues da Silva/Renan Medeiros - Corupá, SC - 105 pontos perdidos
2º Daniel Maffi/Enedir Silva Júnior - Chapecó, SC - 93 pontos perdidos
3º Rone Branco/Jhonatan Ardigo - Curitiba, PR - 91 pontos perdidos
4º Oscar Schmidt/Gustavo Schmidt - São José, SC - 77 pontos perdidos
5º Marcelo Felipe Rorig/Roberto Luiz Spessatto - Palotina, PR - 77 pontos perdidos

Categoria Graduados

1º Vinicius Lustosa Polati/Marcos Fernando Evangelista - Curitiba, PR - 91 pontos perdidos
2º Alessandro Rodrigo Weirich/Leandro Macedo Ferreira - Curitiba, PR - 87 pontos perdidos
3º Edson Pereira Schebeski/Alexandre William Dalssoto - Ponta Grossa, PR - 85 pontos perdidos
4º Roberto Enzweiler/Márcio Henrique Reichert - Ivoti, RS - 85 pontos perdidos
5º Leandro Gasparetto/Vilson Ferreira - Joinville, SC - 83 pontos perdidos

Categoria Júnior

1º Marcos Gustavo Francio/Bruno Rozalen Tesser - Caçador, SC - 92 pontos perdidos
2º Eduardo Szabunia Neto/Wilson Reichwald - Rio Negrinho, SC - 85 pontos perdidos
3º Eduardo Schvambach/Júlio César Maba Floriani - Jaraguá do Sul, SC - 75 pontos perdidos
4º Talita Lindemann/Bruno Lindemann - Balneario Camboriú, SC - 74 pontos perdidos
5º Dorivaldo Mueller/Bianca Mueller - Rio Negrinho, SC - 72 pontos perdidos


Roteiro - 5º Rally Transcatarina


19 de julho - Canoinhas - Mafra - Rio Negrinho
20 de julho - Rio Negrinho - Guaramirim - Balneário Camboriú


O 5º Rally Transcatarina tem patrocínio de Ensimec, Hankook Pneus, Hotel Renar, Troller Veículos Especiais S.A, Santur, Petrobras e Governo Federal

Apoio de Infinity Blue, Trilha SC, Ativa, Grafimax, RH Brasil, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, Prefeitura Municipal de Rio Negrinho, Prefeitura Municipal de Fraiburgo, Prefeitura Municipal de Canoinhas, Prefeitura Municipal de Guaramirim, Prefeitura Municipal de Mafra, Prefeitura de Timbó Grande, Governo do Estado de Santa Catarina, Funturismo e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte

Realização: SC Racing

Supervisão: CBA e FAUESC