Carros altamente equipados chamarão atenção no Rally Transcatarina

publicado em: 13/07/2012

Veículos 4x4 de diversas marcas e modelos e, mais do que isso, preparados à semelhança dos donos. Para um rali de longa duração, o que não falta é criatividade e equipamentos para deixar a máquina mais ‘parruda’

 

 

Para participar de um rali, basta ter um 4x4 resistente, apto a encarar todo e qualquer tipo de obstáculo off-road. Mas há também aqueles proprietários apaixonados por mecânica que querem ir além do que se compra nas concessionárias. O interessante é aprimorar e tornar o que é bom ainda melhor!

Situações como essa serão facilmente vistas durante o 4º Rally Transcatarina, que será realizado entre os dias 17 e 21 de julho. Até o momento, o grid conta com 162 carros e, dentre eles, há um que chamará atenção: o Engesa 2005, do piloto Franco Gommersbach, que competirá ao lado do navegador Lucas Albert Gommersbach.

Mas, não basta ter ideias, é preciso contar com peças adequadas e de qualidade, afinal, isto é um grande diferencial entre o pódio e o último lugar da classificação. "Fiz um protótipo montado de componentes da massa falida da Engesa. Só o chassi e a lataria são originais, o restante é de fabricação da Ensimec", contou Franco, que também é o proprietário da empresa. O 'possante' está equipado com guincho hidráulico, semi-eixo, bloqueio full-lock, eixo dianteiro, rock-bone, cinta, patesca, lanternas, gancho G, pontos de ancoragem e rodas com bead-lock da marca Ensimec.

Com mais de 20 anos de experiência em competições fora de estrada, Franco define o Rally Transcatarina: "nível técnico elevado. Quando entrei para este universo, tudo era na base da calculadora manual, até Facit tinha na trilha. Hoje, compete-se por décimos de segundos",comparou. "Patrocino o evento desde a primeira edição e, para mim, é uma enorme satisfação fazer parte desta família", completou. 

Essa mesma característica tem o piloto Rodrigo Zunino, que estreará no Rally Transcatarina. Ele e o navegador Guilherme Ricardo Linguer, seguirão a bordo de um Rural Willys 1969. "Uso semi eixos especiais, diferencial rock-bone, guinchos e bloqueios Ensimec. A escolha se deu pela credibilidade e durabilidade da marca. É preciso prevenir problemas que possam ocorrer durante um certame... É desagradável abandonar uma disputa por conta de quebras mecânicas", contou o Zunino.

E está chegando a hora da largada! Faltam apenas quatro dias para o início dos 840 quilômetros, que serão percorridos entre Fraiburgo e Balneário Camboriú, SC. Os participantes serão divididos nas categorias Super Máster, Graduados, Júnior, Jeep, Turismo Light e Turismo Adventure.

Programação - 4º Rally Transcatarina

-17/07 e 18/07: Confirmação de inscrição
-18/07 às 13h: Largada promocional
-18/07 às 15h: Prólogo em Fraiburgo

-19/07 Parte da manhã - Etapa 1: Fraiburgo a São Cristovão do Sul
-19/07 Parte da tarde - Etapa 2: São Cristovão do Sul a Lages
-20/07 Parte da manhã - Etapa 3 Lages a Otacílio Costa
-20/07 Parte da tarde - Etapa 4: Otacílio Costa a Rio do Sul
-21/07 Parte da manhã - Etapa 5: Rio do Sul a Apiúna
-21/07 Parte da tarde - Etapa 6: Apiúna a Balneário Camboriú
-21/07 à noite: Premiação no Hotel Recanto das Águas em Balneário Camboriú


Visite: www.transcatarina.com.br
Siga no Twitter: www.twitter.com/transcatarina
Facebook: www.facebook.com/profile.php?id=100001818081240

O Transcatarina tem o patrocínio: Ensimec, Hotel Renar, Troller Veículos Especiais, Santur e Hankook Pneus

Apoio: Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Rio do Sul, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Apiúna, Lave Bem Lavanderia, Infinity Blue, Grafimax, Revista Planeta Off Road, Posto Brasília/Ipiranga, Ativa Comunicação, ATF Embreagens, Astra Embreagens, Reunidas, Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Centro Universitário Facvest, Ventus Pneus, Fixxar Guinchos Elétricos

Supervisão: Fauesc
Realização: SC Racing