4º Rally Transcatarina: elas no comando

publicado em: 28/06/2012

Vinte e seis mulheres dão charme à prova e, com pulso firme e muita técnica, pilotam e navegam em um dos ralis mais disputados do Brasil

 
 
Santa Catarina será palco de três dias de muita aventura no mês de julho. Entre os dias 17 e 21 será realizado o 4º Rally Transcatarina, que para esta edição conta com uma dupla inteiramente feminina! Serão seis mulheres pilotando e 20 navegando, número que cresce ano a ano, fazendo cada vez mais do rali um esporte para ambos os sexos.
 
E elas vêm do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, sendo que Curitiba, PR, é a cidade com mais representantes: quatro mulheres. Depois, os municípios de Rio Negrinho, Caçador, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul, SC, e Mongaguá, SP, ficam empatados em segundo lugar, com duas representantes cada.

O casal Daniella e Klaus Schumacher entrou para o rali depois de casados, sendo a esposa quem pilota o Troller T4 que utilizam nas competições. "Ela gosta de pilotar, mas com a navegação tem alguns problemas; desta maneira, assumi a função. Acreditamos que foi a melhor escolha e estamos satisfeitos com os resultados alcançados", declarou Klaus.

A piloto Lire e a navegadora Caroline Tesser, mãe e filha, começaram a brincadeira em 2000, com um Jeep Willys que utilizavam na fazenda da família. "Fomos incentivadas por meu pai, irmão e namorado, que já eram off-roaders. Nossa primeira experiência foi no Transcatarina de 2010, na categoria Turismo", comentou Carolina, afirmando que a dupla não descuida da vaidade. "Protetor solar e batom não podem faltar".


Sim, elas entendem de pneus

Calçar o veículo com um pneu de qualidade e saber a função de cada modelo é fundamental. E elas garantem que compreendem do assunto. Para Lire e Carolina, o mundo off-road não é somente masculino, mas sim, para todos que gostam de desafios. "Por uma questão cultural, o homem é mais familiarizado com o carro do que a mulher, o que lhes dá vantagem na parte mecânica. Porém, a mulher tem maior sensibilidade e capacidade de trabalhar com várias situações ao mesmo tempo", apontou Lire. "O pneu é extremamente importante, principalmente em terreno molhado. Um bom pneu dá segurança ao piloto e auxilia na navegação", contou a navegadora. Quando perguntamos se elas trocam pneu, a resposta é rápida: "sim, somos competidoras completas".

Consultamos um especialista em pneus, Diogo Pereira Garcia, da Ventus Pneus - representante da Hankook -, para dar dicas às duplas. "Comercializamos linha de carga, passeio, alto desempenho, camionetes, SUV e Off Road 4. Mas aconselhamos para esta prova os pneus M/T, por se tratar de trechos rápidos e de uma direção mais precisa".

Pela segunda vez consecutiva, a Ventus Pneus terá um estande durante o certame com promoções na linha off-road. "Estar presente no Rally Transcatarina ajuda a fortalecer a nossa marcar, e isso foi comprovado no ano passado, quando tivemos um aumento nas vendas de aproximadamente 40%", declarou Garcia. A organização do rali utiliza os pneus Hankook, inclusive para o levantamento completo do roteiro. "Isto é perfeito, pois demonstra que ele é apropriado para este tipo de rali, bem como está aprovado para o mesmo com um desempenho invejável", completou. A Hankook está presente na maioria das montadoras como equipamento original em 180 países.

Para conhecer mais sobre o Rally Transcataria e suas ações, acesse: www.transcatarina.com.br.


Visite: www.transcatarina.com.br
Siga no Twitter: www.twitter.com/transcatarina
Facebook: www.facebook.com/profile.php?id=100001818081240

O Transcatarina tem o patrocínio: Ensimec, Hotel Renar, Troller Veículos Especiais, Santur e Hankook Pneus

Apoio: Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Rio do Sul, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Apiúna, Lave Bem Lavanderia, Infinity Blue, Grafimax, Revista Planeta Off Road, Posto Brasília/Ipiranga, Ativa Comunicação, ATF Embreagens, Astra Embreagens, Reunidas, Megaforth, Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Centro Universitário Facvest

Supervisão: Fauesc
Realização: SC Racing