Começou o 15º Transcatarina para categorias Adventure e Passeio

publicado em: 12/07/2023

Depois de iniciar a aventura em Fraiburgo e ganhar as trilhas, Lages será o destino da maioria delas - exceção é a Adventure 01, que segue para São Joaquim. Brasilienses continuam no evento após disputar rally

 

Quinta-feira (13) de cair na terra e na lama mais uma vez para as categorias Adventure e Passeio do 15° Transcatarina. Depois de um dia que permitiu aos cerca de 230 inscritos encarar os primeiros percursos dessa que é uma das maiores aventuras off-road do país, a caravana avança para novos destinos, de acordo com os roteiros específicos. A maior parte delas se encontrará em Lages onde, à noite, o jantar de confraternização proporcionará a troca de experiências e uma integração saudável entre os amantes do fora-de-estrada.

Como acontece desde a primeira edição, 2009, Fraiburgo marcou o quilômetro zero dos passeios. A partir do Centro de Eventos, as oito categorias (Adventure 01, 02 e 03; Passeio Radical 01, 02, 03 e 04 e Passeio Expedition) largaram para atravessar trilhas e estradões em que a lama se fez presente. Felizmente a chuva da véspera deu uma trégua, tornando as condições menos extremas, especialmente para os menos experientes, ou equipados com veículos de menor preparação. Assim, a diversão foi garantida para todos.

Porta de entrada para a aventura do Transcatarina, a Expedition levou seus integrantes à região de Lebon Régis, para retornar no fim da tarde a Fraiburgo. Uma espécie de aquecimento para o que vem pela frente nos caminhos rumo a Lages, São Joaquim e à chegada, sábado (15), em Tubarão.

E é nela que está a única dupla que fez 'jornada dupla' no Transcatarina. Ronaldo e Silvana Iunes encararam o rally de regularidade 4x4 da semana passada na categoria Turismo Light. Com direito a sexto lugar e presença no pódio, embora não contassem com os pneus mais indicados para as condições enfrentadas por pilotos e navegadores. Agora a ideia do casal brasiliense, integrante do Buriti Rally Clube, é conhecer novos lugares em um ritmo mais tranquilo, que inclui paradas para apreciar pontos turísticos e almoços.

"Diversas pessoas do nosso clube já vieram ao Transcatarina e concluímos que tínhamos de vir também. Vamos ficar em Santa Catarina até o fim do mês e, como moramos longe, pensamos em fazer logo tudo. Somos a prova de que um evento como esse atrai as pessoas para a região e elas aproveitam muito mais. No rally levamos o carro na ponta dos dedos para não quebrar ou bater e ter de voltar a pé, o certame estava bastante difícil", explica Ronaldo. Silvana lembra que, na competição, quase não foi possível prestar atenção nas paisagens. "Nós não vimos nada, mas agora é a hora de aproveitar o evento, a companhia das pessoas e nos divertir ainda mais", diz.

A Expedition, assim como Passeio Radical 02, 03 e 04, parte novamente de Fraiburgo rumo a Lages. Já a Passeio Radical 01 começa o dia em Taió, com o mesmo destino. Também é o caso da Adventure 02, que parte de Curitibanos. A Adventure 03 já pernoitou em Lages e andará em torno da cidade. A única a seguir em direção diferente é a Adventure 01 – a partir de Correia Pinto, segue para São Joaquim.


O 15º Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar, DSTrac Performance 4x4, SFI Chips, Scherer Autopeças, Atacadão Pneus e Artcon Empreendimentos.
Apoio de RH Brasil, Orange Sun Energia Sustentável, Grupo Gratt, Cervejaria Holzbier, Posto Maçã, Rede PMX, FD Display, Ademi S/A, Alfa Transporte, Lave Bem Lavanderia, Videplast, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Caçador, Prefeitura de Lages, Prefeitura de São Joaquim e Prefeitura de Tubarão.