Largada para as categorias de passeio no 15° Transcatarina

publicado em: 11/07/2023

Fraiburgo inicia a aventura off-road com percursos para os diferentes níveis de habilidade e equipamentos. Chuva e frio prometem acompanhar a caravana nos caminhos até Tubarão

 

Depois dos dois dias do rally de regularidade (07 e 08 de julho), chegou a vez de as oito categorias de passeio entrarem em ação no 15° Transcatarina. A partir desta quarta-feira (12), mais de 230 veículos 4x4 começam a desbravar os caminhos catarinenses, explorando lugares de belos visuais com todos os ingredientes necessários para um off-road de primeira. A ordem é se divertir por entre trilhas, atoleiros, riachos, trechos pedregosos e serras, na base do 'quanto pior, melhor'. 

 

Para completar o cenário, a chuva deve acompanhar as caravanas – ela já deu as caras nessa terça-feira (11) em Fraiburgo, onde os inscritos retiraram seus kits de participação, no Hotel Renar. E a previsão é de que os termômetros caiam bastante até o sábado (15). Em Urubici e São Joaquim, são esperadas mínimas abaixo dos 5°C. 

 

O Transcatarina oferece aventura para todos os gostos. A Passeio Expedition é a porta de entrada, aberta a veículos originais e com foco em conhecer as atrações turísticas das regiões atravessadas, como por exemplo, a Serra do Corvo Branco. A Passeio Radical (01, 02, 03 e 04) se destina a quem quer ganhar maior habilidade no off-road e enfrentar percursos mais exigentes. 

 

Já a Adventure (01, 02 e 03) reúne os mais experientes, em busca de um desafio 'casca grossa'. As máquinas recebem preparação especial, suspensões reforçadas e contam com pneus específicos para sair das condições mais extremas. Todas são lideradas por coordenadores que conhecem bem os locais percorridos e prepararam roteiros que prometem agradar bastante. 

 

Uma das características marcantes das categorias de passeio é o companheirismo. Todos se ajudam para que ninguém fique para trás. E, ao fim de cada um dos quatro dias, o encontro nos jantares ajuda a aumentar a integração entre os participantes.

 

E há quem queira viver a emoção do Transcatarina de forma ainda mais 'raiz'. Em sua primeira participação, Denivart Alves da Cruz e a esposa, Cao Jingxia se inscreveram na Expedition. E seu Suzuki Jimny se transformará em quarto durante noites. "Trouxemos lençol térmico, colchão, não vamos passar frio. Como temos menos experiência, queremos aprender para dar os próximos passos e, quem sabe, voltar ano que vem na Passeio Radical", explica. Como são de Lages, eles viverão a emoção de passar pela cidade no segundo dos quatro dias. 

 

O 15º Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar, DSTrac Performance 4x4, SFI Chips, Scherer Autopeças, Atacadão Pneus e Artcon Empreendimentos.

Apoio de RH Brasil, Orange Sun Energia Sustentável, Grupo Gratt, Cervejaria Holzbier, Posto Maçã, Rede PMX, FD Display, Ademi S/A, Alfa Transporte, Lave Bem Lavanderia, Videplast, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Caçador, Prefeitura de Lages, Prefeitura de São Joaquim e Prefeitura de Tubarão.