15º Transcatarina: rumo a Caçador no primeiro dia do rally de regularidade

publicado em: 06/07/2023

Duplas de todo o país largam de Fraiburgo para um dia intenso de disputas, que exigirá bastante da navegação por entre pomares de maçã e áreas de reflorestamento de eucalipto

 

Hora de 'cair no trecho' para os competidores do rally de regularidade 4x4 do 15° Transcatarina. Às 8h desta sexta-feira (07), o primeiro carro larga da Avenida Beira-Lago, em Fraiburgo (SC), para encarar o roteiro que levará pilotos e navegadores a Caçador. Pela frente, cerca de 200 quilômetros (dos quais 120 quilômetros são navegados), divididos em quatro etapas que definem quem sai na frente na luta pela vitória.

 

"Começamos o dia entre os pomares de maçã em Fraiburgo, com um percurso mais em linha e os laços tradicionais entre as macieiras, para que as duplas entrem no ritmo. Depois, teremos duas grandes fazendas de reflorestamento de pinus com muitas pegadinhas. Passado o neutro, mais duas fazendas de reflorestamento para chegar a Caçador", detalha o diretor de prova Wagner Souza, de volta ao rali após oito anos.

 

Diferente de todas as outras edições do Transcatarina, este ano, a prova tem dois dias (antes eram três dias) e, por este motivo, Souza destaca que a disputa está muito mais intensa. "Está mais técnica porque usamos mais a essência do rally de regularidade, que são os laços e balaios (não precisamos passar rápido por um local, para deslocar para outra cidade mais distante). E assim temos tempo para aproveitar tudo o que a região proporciona. Valoriza o rali e exigirá mais da navegação", conclui.

 

Estreia

 

Se a expectativa é grande entre os competidores mais experientes do país, o que dizer então de quem vai estrear no esporte justamente no Transcatarina, considerado uma 'universidade do regularidade'? Depois de quatro meses de vivência no off-road, o casal Tiago Vaz da Silva e Patrícia Tarachuk Lima participa de seu primeiro rally, na categoria Turismo Light. A primeira impressão já foi mais que positiva. Não faltaram de outros participantes dicas preciosas para que os dois dias sejam, acima de tudo, divertidos.

 

"Não sabíamos nada do rally, mas começamos a nos informar e veio a vontade de participar, ainda mais que o Transcatarina é tão tradicional. Nos sentimos muito acolhidos, foram vários ensinamentos e incentivos. E nos disseram que se o bichinho pegar, não sairemos mais do esporte. Acho que será exatamente isso", diz o piloto Tiago, que faz piada com a companheira. "Se eu fosse o navegador, seria a primeira vez que mandaria nela", prossegue, disposto a seguir rigorosamente as orientações de Patrícia. "Espero que não tenha estresse; os dois vão errar em algum momento e é manter a paciência para curtir e chegar ao fim", ela completa. A seriedade da dupla é de veteranos: eles foram os primeiros a passar pela secretaria de prova para a retirada de seu material.

 

Essa quinta-feira (06) é de ajustes dos últimos detalhes nos veículos; vistorias e retirada do kit de prova, que movimentam o Hotel Renar, base do rally. No fim da tarde é a vez do briefing para apresentar orientações e esclarecer dúvidas dos competidores, seguido de uma confraternização para aquecer os motores.

 

15° Transcatarina - Rally de Regularidade

 

Programação

 

07 de julho

08h – Largada do primeiro carro em direção a Caçador
19h30 - Entrega de boletos e jantar
20h - Premiação etapa


08 de julho

08h - Largada do primeiro carro em direção a Fraiburgo
19h30 - Entrega de boletos e jantar
20h - Premiação etapa e Final


O 15º Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar, DSTrac Performance 4x4, SFI Chips, Scherer Autopeças, Atacadão Pneus e Artcon Empreendimentos.
Apoio de RH Brasil, Orange Sun Energia Sustentável, Grupo Gratt, Cervejaria Holzbier, Posto Maçã, Rede PMX, FD Display, Ademi S/A, Alfa Transporte, Lave Bem Lavanderia, Videplast, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Caçador, Prefeitura de Lages, Prefeitura de São Joaquim e Prefeitura de Tubarão.