Chegou a hora: rally abre o 15° Transcatarina

publicado em: 05/07/2023

Programação do evento abre nesta quinta-feira (06) com o rally de regularidade. É dia de vistorias, briefing e festa de confraternização. Duplas de todo o país iniciam na sexta-feira (07) a luta pelo pódio mais cobiçado do Brasil

 

A cidade de Fraiburgo – no Vale dos Imigrantes – já vive o clima do 15° Transcatarina. Como acontece desde a primeira edição, a Terra da Maçã recebe pilotos e navegadores de todo o país para, a partir desta quinta-feira (06), viver as emoções do rally de regularidade. Neste ano, a programação de um dos maiores eventos do off-road nacional foi reformulada, e a competição acontece antes de as categorias de turismo iniciarem suas aventuras rumo a Tubarão (dias 11 a 15). 

 

O Hotel Renar mais uma vez é a base do Transcatarina. Nele estão montadas a secretaria de prova – onde acontece a retirada dos kits de participação e a entrega, pelos participantes, das cestas básicas que serão repassadas as entidades assistenciais da região –; além da estrutura para a vistoria dos veículos 4x4. 

 

Também é no Hotel Renar que acontece o briefing do diretor de prova, Wagner Souza, que volta a comandar o rally após oito anos e repassará as principais orientações e alertas sobre os dois dias de certame. E antes da adrenalina da disputa, uma festa de confraternização une os competidores e destaca uma característica marcante do evento: o clima de companheirismo e camaradagem. 

 

Na sexta-feira (07), a partir das 8h, é hora de apertar os cintos e iniciar o percurso que levará as duplas das categorias Master, Graduado, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light de Fraiburgo a Caçador, local onde a caravana fará o pernoite. O sábado (08) consagrará os novos campeões depois de trazer os participantes novamente a Fraiburgo. Ao todo serão cerca de 320 quilômetros atravessando pomares de maçã e fazendas de reflorestamento de eucaliptos. 

 

Entre os inscritos, a aproximação da largada para o 15° Transcatarina é momento de ansiedade e expectativa. Não é diferente com um campeão da edição 2022 que, por força de regulamento, subiu de categoria. Depois de vencer na Graduado, o cuiabano José Carlos da Silva está agora na Master, que reúne os pilotos e navegadores mais experientes, em dupla com Tiago Poisl. "Zé do Chapéu" sabe das dificuldades que os esperam, mas quer repetir a cena das subidas ao pódio com o adereço que valeu o apelido e se tornou marca registrada. 

 

"O sarrafo agora ficou mais alto. Tem muita gente boa na Master, é a Fórmula 1 do Transcatarina, e vamos ter de caprichar para conquistar mais um bom resultado. Se depender do nosso empenho, vai ter chapéu de novo no pódio", garantiu. 

 

15° Transcatarina

Rally de Regularidade 

 

Programação

 

06 de julho

10h - Abertura da secretaria de prova e vistoria

18h - Briefing

19h - Festa de confraternização

22h0 - Encerramento da secretaria de prova e vistoria

 

07de julho

08h – Largada do primeiro carro em direção a Caçador

19h30 - Entrega de boletos e jantar

20h - Premiação etapa

 

08 de julho

08h - Largada do primeiro carro em direção a Fraiburgo

19h30 - Entrega de boletos e jantar

20h - Premiação etapa e Final

 

O 15º Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar, DSTrac Performance 4x4, SFI Chips, Scherer Autopeças, Atacadão Pneus e Artcon Empreendimentos.

Apoio de RH Brasil, Orange Sun Energia Sustentável, Grupo Gratt, Cervejaria Holzbier, Posto Maçã, Rede PMX, FD Display, Ademi S/A, Alfa Transporte, Lave Bem Lavanderia, Videplast, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Caçador, Prefeitura de Lages, Prefeitura de São Joaquim e Prefeitura de Tubarão.