Faltam três dias para o início do 15º Transcatarina

publicado em: 03/07/2023

As categorias do rally de regularidade são as primeiras a entrarem nas trilhas do Transcatarina. Formato mais compacto e intenso desta edição é desafio para pilotos e navegadores, que vivem a ansiedade de mais uma largada em Fraiburgo

 

Está chegando a hora! Daqui a três dias começa a 15ª edição do Transcatarina, um dos principais eventos do off-road nacional. Na nova configuração adotada para este ano, os primeiros a ganhar as trilhas são os competidores do rali de regularidade 4x4, nas categorias Master, Graduado, Turismo, Turismo Light e Turismo Iniciante, de 06 a 08 de julho. Posteriormente, será a vez daqueles que querem viver a aventura sem brigar por resultados, no clima do passeio por regiões de belos visuais (de 11 a 15 de julho). 

 

A concentração tem início nesta quinta-feira (06), no Hotel Renar, em Fraiburgo – no Vale do Contestado. A secretaria de prova abre às 10h, seguida das vistorias técnicas. Às 18h é o briefing entre organização e participantes. 

 

Para pilotos e navegadores, a mudança na programação deixa a competição ainda mais intensa, já que os campeões serão definidos em dois dias. A largada e chegada ocorrem em Fraiburgo, com pernoite em Caçador. Se antes (com três dias) as disputas já eram altamente acirradas, sem “permitir” erros, o que dirá neste novo formato? Para subir ao pódio, será necessário manter a eficiência o tempo inteiro. 

 

E se há alguém que encare o rali deste ano com ansiedade especial é a dupla atual campeã na categoria Master. Depois de surpreender aos adversários mais experientes em 2022, Leandro Rodrigo Riffel (Piratuba, SC) e Michael da Silveira Masson (Capinzal, SC) agora são os homens a serem batidos. Como não poderia deixar de ser, a expectativa é repetir a façanha. 

 

"Ser campeão do Transcatarina é a coroação da experiência que acumulamos ao longo dos anos no esporte. É um título de expressão nacional, que muitos querem e poucos têm", destaca o piloto Riffel. “É um dos certames mais difíceis e graduados pelo nível dos participantes. O que tem de melhor está no Transcatarina, e é por isso que vencer é coroador”

A competição de 2023 está formada por sete etapas, totalizando 320 quilômetros. Os off-roaders acelerarão pelos famosos pomares de maçã de Fraiburgo, e seguirão para os reflorestamentos de eucalipto da região, até alcançar Caçador. E o diferencial desta edição de 15 anos, é que o roteiro não tem deslocamentos. 

 

“Estamos ansiosos para usufruir deste novo formado do Transcatarina, uma vez que teremos toda a atenção da organização. E ainda, com trechos de prova sem deslocamentos, isso aumentará a competitividade e não nos dará descanso. Vamos aproveitar mais”, analisa Riffel. 

As inscrições para quem deseja participar do rally de regularidade seguem abertas: www.transcatarina.com.br.

 

O 15º Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar, DSTrac Performance 4x4, SFI Chips, Scherer Autopeças, Atacadão Pneus e Artcon Empreendimentos.

Apoio de RH Brasil, Orange Sun Energia Sustentável, Grupo Gratt, Cervejaria Holzbier, Posto Maçã, Rede PMX, FD Display, Ademi S/A, Alfa Transporte, Lave Bem Lavanderia, Videplast, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Caçador, Prefeitura de Lages, Prefeitura de São Joaquim e Prefeitura de Tubarão.