15° Transcatarina: Passeio Radical traz aventura na medida certa

publicado em: 30/06/2023

Categorias Passeio Radical 03 e 04 ainda têm vagas disponíveis para quem busca um desafio acessível a veículos menos preparados e que não exija grande experiência de pilotagem off-road. Tudo em meio a belas paisagens

 

Considerado um dos principais eventos do off-road nacional, o Transcatarina oferece opções de competição (rally de regularidade) e passeio (turismo) para todos os gostos e expectativas. E nesta 15ª edição, tem as duas vertentes em datas distintas, com o rally de 06 a 08 de julho, com base em Fraiburgo e pernoite em Caçador. 

 

Já as categorias de passeio ganham os caminhos de terra, poeira e lama de 11 a 15 do mesmo mês, também partindo de Fraiburgo (como é tradição desde o primeiro ano), com paradas em Lages, São Joaquim e chegada em Tubarão. 

Se várias das categorias existentes já preencheram seu limite de vagas e contam com lista de espera, duas delas – a Passeio Radical 03 e 04 – ainda estão com as inscrições abertas e são ótimas opções para um fora-de-estrada de nível intermediário (obstáculos). Tanto em termos de habilidade quanto de preparação do equipamento. 

 

Os 4x4 devem contar com guincho e pneus lameiros, já que atoleiros e cursos d'água fazem parte do roteiro. Mas não há sufocos intransponíveis, ou que exijam uma grande experiência no off-road. A Passeio Radical é considerada uma excelente escola para quem dá seus primeiros passos nesse tipo de aventura e quer enfrentar 'pedreiras' ainda maiores. 

 

E tudo sob o comando de jipeiros (os coordenadores) mais que acostumados aos terrenos e aos desafios. Um dos grandes atrativos da categoria, é o clima de companheirismo entre os participantes, que se ajudam ao longo dos percursos para que todos completem os quatro dias de ação. E ainda há as belas paisagens, muitas delas acessíveis apenas aos veículos com tração integral. 

 

O sucesso da categoria tem sido tanto que, depois da procura pela Passeio Radical 03, lançada ano passado, a 04 se tornou uma consequência natural. A missão de liderar o comboio está com Edson Schlingmann, um veterano de 14 Transcatarina’s. Acostumado a missões importantes no rally, como o levantamento de roteiro, limpeza dos trechos e a função de 'fecha trilha', ele aproveita o desmembramento de competição e passeio para estrear como coordenador. 

 

Se depender do que ele preparou para o grupo que o acompanhará, a diversão será garantida. "No dia 12 nós faremos um prólogo radical em Lebon Régis, em uma área de plantações com um pouco de água para o pessoal andar, e com uma vegetação muito bonita. No segundo dia começam as distâncias mais longas, de Fraiburgo a Lages, e teremos mais uma brincadeira em Curitibanos, no sítio de um amigo nosso da Adventure usado para passeios radicais", antecipa. 

 

Rumo a São Joaquim, a previsão é de frio intenso e, portanto, não será de se estranhar se a neve fizer parte da paisagem. O percurso entre a serra e o litoral (Tubarão) para concluir a aventura passará por Urubici, com direito a um morro em que será preciso olhar bem para baixo para encontrar a cidade. Ainda, passagem pelos belos paredões da Serra do Corvo Branco. "Serão quatro dias de muita aventura, fotos, risadas e companheirismo", destaca Schlingmann.

 

As inscrições para a Passeio Radical 03 e 04 podem ser feitas pelo site www.transcatarina.com.br.

  

O 15º Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar, DSTrac Performance 4x4, SFI Chips, Scherer Autopeças, Atacadão Pneus e Artcon Empreendimentos.

Apoio de RH Brasil, Orange Sun Energia Sustentável, Grupo Gratt, Cervejaria Holzbier, Posto Maçã, Rede PMX, FD Display, Ademi S/A, Alfa Transporte, Lave Bem Lavanderia, Videplast, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Caçador, Prefeitura de Lages, Prefeitura de São Joaquim e Prefeitura de Tubarão.