Transcatarina 2018: off-road também é esporte para mulher

publicado em: 08/03/2018

Elas sabem acelerar e navegar muito bem. As mulheres do Transcatarina fazem jus às lutas das mulheres que, na década de 1940, reivindicaram por seus direitos e igualdades

 

As mulheres quebraram barreiras e conquistaram seu espaço também no mundo fora-de-estrada. Mesmo em um universo predominantemente masculino, elas marcam presença e exercem suas funções com maestria. Em número menor, porém, chamando muita atenção, até o momento 27 mulheres já confirmaram presença no 10º Transcatarina, que será realizado de 10 a 14 de julho, entre as cidades de Fraiburgo e Blumenau, SC.

 

Em referência ao Dia Internacional das Mulheres – comemorado nesta quinta-feira, 08 de março – o diretor geral do Transcatarina, Edson João da Costa, destaca as pilotos e navegadoras e, independente da categoria que participam, elas fazem a diferença e contribuem significativamente com o sucesso do evento.

 

“Temos muitas mulheres no Transcatarina. Ao longo desses anos de histórias, elas fizeram a diferença e demonstraram a força física e psicologia que possuem para conquistar grandes resultados. De forma descontraída e delicada, a presença das mulheres é fundamental e elas são tratadas com igualdade pelos demais inscritos e organização”, declarou Costa, que completou. "Todos os participantes respeitam e contribuem para o sucesso do Transcatarina”.

 

Exemplo disto é a dupla feminina formada por Sara Regina Castanheira Fernandes e Paula Andrea Franco Acuna, que seguirão para o Transcatarina pela segunda vez. “Fomos recebidas de braços abertos por todos os envolvidos com o evento. Quando eu pensei em me inscrever e mandei um e-mail para o Edson, para a minha surpresa, ele me ligou e me tratou super bem, o que nos animou ainda mais. Ser praticante do rali é emocionante, treina as fraquezas e é um ótimo aprendizado. Não vivemos mais sem rali”, comentou Sara.

 

Há dois anos marcando presença no Transcatarina, a navegadora Maria Eveli Giane Barbosa compete ao lado do piloto e marido, Wilson Hudson Barbosa. Eles formam dupla no rali de regularidade desde 2009 e, atualmente defendem a categoria Graduados. “Às vezes, alguém até pode desconfiar do nosso potencial como competidoras, mas é só relevar e seguir adiante. Eu digo às mulheres que desejam ingressar no rali que o prazer de se superar a cada prova é perceptível e delicioso. Com curiosidade, humildade e dedicação, obtém-se bons resultados para tudo, inclusive no rali. Deixe a timidez de lado e ingressem neste esporte”, comentou Maria.

 

O Transcatarina é um evento bastante misto, com categorias que atraem diversos tipos de perfis de off-roaders. Seja homem ou mulher, existe lugar para todo mundo, basta escolher entre as categorias Máster, Graduados e Turismo (para competição), ou Passeio Radical e Adventure (trilhas). As inscrições seguem abertas no www.transcatarina.com.br.

 

O 10º Rally Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar, Hankook Pneus, Governo de Santa Catarina. Apoio de Gatos & Atos, SFI Chips, WB 4x4, Lave Bem Lavanderia, Posto Maçã, Floripa Textil, Orangesun, Grupo Gratt, Trilha SC, Ekron Guinchos, Le Mani, Quatorze08, Floriani Fibras e Prefeitura Municipal de Fraiburgo

Supervisão: FAUESC
Realização: SC Racing