Rally Transcatarina: categoria Jeep para quem é apaixonado pela história do off-road

publicado em: 10/06/2014

 O evento preserva os primórdios do rali, por isso, possui um grupo exclusivo àqueles que iniciaram a trajetória do 4x4 no Brasil

 

Uma grande fila de veículos 4x4 será formada no dia 23 de julho, na cidade de Fraiburgo, SC, para a sexta edição do Rally Transcatarina. A competição terá três dias, com chegada em Jaraguá do Sul, SC, no dia 26. E, no meio da variedade de marcas e modelos de carros que estarão alinhados neste grid, haverá uma categoria destinada à velha guarda do off-road nacional: os jipes na essência. Estarão por lá os Jeep Willys, CBT Javali, Ford Rural, Engesa, entre outros. 

Assim como os competidores das categorias Super Máster, Graduados e Júnior, eles percorrerão cerca de 800 quilômetros que cortarão o Estado de Santa Catarina, com paradas em Timbó Grande, Canoinhas, Papanduva, Rio Negrinho e Corupá.

"Este ano, faremos uma homenagem especial à um companheiro do Rally Transcatarina que recentemente foi para o outro plano. O piloto Rogério Chini era um importante incentivador da Jeep e faleceu no começo do mês passado. Para demonstrar todo o nosso carinho, o primeiro numeral de porta da categoria (301), será destinado à ele", contou o diretor geral da SC Racing, Edson João da Costa.

Tal era a empolgação de Chini, que ele influenciou pessoas. "Ele falava muito dessa categoria e sempre nos incentivou. Comentava que era diferente competir de jipe", afirmou o navegador Evandro Mioto, que estará a bordo de um Jeep Willys 1965.

Dessa experiência e opinião também compartilham o piloto Kassino Kerber e o navegador Francisco Domingos Sette, que participarão do certame com um Jeep Willys 1954 - o popular cara de cavalo. "O jipe precisa de uma preparação bem minuciosa para encarar uma competição como essa. Para nós, as médias de velocidade são mais baixas, pois não somos tão velozes em relação aos veículos mais novos (que são maioria). Por isso, a SC Racing prepara uma planilha mais detalhada", comentou Kerber.

 

Ensimec - guinchos e equipamentos

Com mais de 20 anos de experiência dentro e fora das trilhas, o proprietário da Ensimec - guinchos e equipamentos -, Franco Gommersbach tem história para contar sobre o fora-de-estrada, tendo acompanhado toda a evolução do setor. Importante apoiador e um dos "pais" do Rally Transcatarina, ele transformou o off-road em sua atividade profissional, desenvolvendo e aprimorando equipamentos que são essenciais para a pratica do rali de regularidade e demais modalidades.

"É uma satisfação ver o investimento voltar. Na primeira edição, apoiamos o evento por gostar do esporte e impulsionar o seu crescimento, e posso me declarar fã", salientou Gommersbach, que também faz uma ressalva sobre estar presente no Rally Transcatarina. "Existe a circulação da nossa imagem. Estamos ligados a algo que é consagrado no meio, e isso é importante para nós. Temos um retorno bastante positivo".

 As inscrições para o 6º Rally Transcatarina estão abertas.

Programação - 6º Rally Transcatarina

22/07 - terça-feira

15h às 22h - abertura da secretaria de prova (confirmação de inscrição)

23/07 - quarta-feira
8h - abertura secretaria de prova
14h - Largada Promocional
15h -Prólogo em Fraiburgo

24/07 - quinta-feira
Roteiro: Fraiburgo - Timbó Grande - Canoinhas

25/07 - sexta-feira
Roteiro: Canoinhas - Papanduva - Rio Negrinho

26/07 - sábado
Roteiro: Rio Negrinho - Corupá - Jaraguá do Sul
À noite: premiação na Associação Baependi em Jaraguá do Sul


O Rally Transcatarina tem patrocínio de Troller Veículos Especiais S.A, Petrobras, Santur, Hankook Pneus, Governo Federal e Hotel Renar

Apoio de Ensimec, Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, Prefeitura Municipal de Papanduva, Prefeitura Municipal de Fraiburgo, Prefeitura Municipal de Canoinhas, Prefeitura Municipal de Rio Negrinho, Prefeitura de Timbó Grande, Ativa, Governo do Estado de Santa Catarina, Funturismo e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Grafimax

Realização: SC Racing

Supervisão: CBA e FAUESC