Prólogo decidiu a primeira largada do 3º Transcatarina

publicado em: 14/07/2011

A chuva apareceu quinze minutos antes do início de um dos maiores ralis de regularidade do país e alegrou os competidores.

 

O grid de largada do 3º Transcatarina foi definido nesta quarta-feira, dia 13, no prólogo de 16 quilômetros que aconteceu em um pomar de maçãs na cidade de Fraiburgo/SC. Na prévia do que pilotos e navegadores enfrentaram os maiores desafios dos 144 carros presentes velocidades altas, chuva, muita lama, balaios e frio que finalmente apareceu.
 
O primeiro lugar da categoria Super Master ficou com uma dupla de Corupá/SC, Juliano Cesar Borges e Carlos Stern Neto: “O prólogo foi bem difícil em virtude da chuva. As médias estavam muito justas e foi difícil mantê-las. Sem dúvida essa água que caiu antes da prova fez valer muito mais da pilotagem e da navegação, o que mostra que as duplas estão bem preparadas. O conjunto é o que vale!”, afirmou Juliano.
 
Na Graduados, a dupla que garantiu o primeiro lugar na largada desta quinta-feira, dia 14, foi Volney Reinke e João Cândido Cunha. O piloto e o navegador de Jaraguá do Sul/SC também gostaram da chuva: “A prova ficou mais apimentada, pois trouxe adrenalina e dificuldade. Sinceramente não esperávamos o primeiro lugar. Humildemente achávamos que ficaríamos entre os dez. Hoje tivemos uma excelente surpresa”, declarou Volney.
 
Para fechar a satisfação com o clima, os catarinenses Cleber Schulz e Eduardo Felipe Finta, também de Jaraguá do Sul e primeiros colocados na Jeep, agradeceram a colaboração de São Pedro: “Nós torcemos para chover e realmente São Pedro ajudou, caindo bastante água! Nesse prólogo, encontramos o tipo de percurso que gostamos de fazer, já que o da nossa região. Nosso diferencial foi, sem dúvida, a vontade de ganhar!”
 
Prefeitura mais uma vez comemora
 
É a terceira vez que a cidade de Fraiburgo recepciona a largada do Transcatarina e novamente o governo municipal comemora os resultados desta parceria. O prefeito Nelmar Pinz esteve presente no jantar após o prólogo e comentou sobre a satisfação da cidade ser uma das sedes do evento: “Para nós é um grande privilégio o Transcatarina sair de Fraiburgo, já que nas provas off-road é comum que as pessoas queiram saber, principalmente, quais serão as cidades de partida e chegada. Acreditamos muito no projeto e continuaremos dando credibilidade, tanto pela iniciativa pública quanto pela privada. O Transcatarina cresce cada vez mais e gera uma movimentação econômica muito forte para o município. Com certeza vale a pena continuar acreditando no evento!”
 
A largada da primeira etapa acontece às 7h30 desta quinta-feira, dia 14, da Avenida Beira Lago, à frente do Hotel Renar, de onde os carros partirão rumo a São Cristóvão do Sul. Em seguida, as equipes partirão para a segunda etapa até Lages, completando 248 quilômetros de trechos cronometrados. Confira abaixo os resultados do prólogo e a programação oficial:
 
 
Quinta-feira, dia 14 de julho
1ª etapa (manhã) – Fraiburgo a São Cristóvão do Sul
7h31 – Largada do primeiro carro do Hotel Renar
11h20 – Chegada do primeiro carro (Posto Serrano, Restaurante e Churrascaria Cesca – BR 470, km 235, bairro Monte Alegre)
Trecho cronometrado – 147km
2ª etapa (tarde) – São Cristóvão do Sul a Lages
12h25 – Largada do primeiro carro (Posto Serrano, Restaurante e Churrascaria Cesca – BR 470, km 235, bairro Monte Alegre)
15h10 – Chegada do primeiro carro (Praça João Ribeiro, conhecida como Praça da Catedral)
Trecho cronometrado – 101km
 
Sexta-feira, dia 15 de julho
3ª etapa (manhã) – Lages a Otacílio Costa
8h01 – Largada do primeiro carro (Praça da Bandeira)
10h30 – Chegada do primeiro carro (Igreja São José Operário)
Trecho cronometrado – 80km
4ª etapa (tarde) – Otacílio Costa a Rio do Sul
11h30 – Largada do primeiro carro (Igreja São José Operário)
14h40 – Chegada do primeiro carro (Prefeitura de Rio do Sul, Rua Quinze de Abril, ao lado da prefeitura – Centro)
Trecho cronometrado – 136km
 
Sábado, dia 16 de julho
5ª etapa (manhã) – Rio do Sul a Apiúna
7h31 – Largada do primeiro carro (Prefeitura de Rio do Sul, Rua Quinze de Abril, ao lado da prefeitura – Centro)
10h50 – Chegada do primeiro carro (Centro de Eventos, na Rua São Paulo)
Trecho cronometrado – 107km
6ª etapa (tarde) – Apiúna a Balneário Camboriú
11h30 – Largada do primeiro carro (Centro de Eventos, na Rua São Paulo)
16h – Chegada do primeiro carro (Praça Almirante Tamandaré, conhecida como Praça Central, na Avenida Atlântica)
Trecho cronometrado – 195km
 
Por: Isabela Araújo / AcelerAção Assessoria de Imprensa
Fotos: Junior Almeida e Valente