3º Transcatarina: Será dada a largada!

publicado em: 13/07/2011

Faltam poucas horas para o maior rali de Santa Catarina começar.

 

 

A adrenalina e a ação começam hoje no 3º Transcatarina. Dentro de algumas horas acontecerá na cidade de Fraiburgo, o prólogo do maior rali de regularidade de Santa Catarina e partir daí, rodadas duplas até a chegada em Balneário Camboriú, no sábado, dia 16, no final da tarde.
 
O Hotel Renar, onde estão concentrados a organização e recepção da largada, está com suas áreas abertas lotadas de carros. A expectativa é muito grande e todos estão verificando os últimos detalhes para o início da prova. Muitos que estreantes estão ansiosos, como Evandro Ziolkowski, natural de Fraiburgo e inscrito na categoria Junior: “A expectativa está muito grande, porque estamos esperando por esta prova já há um ano”.
 
E Claudio Costa, da capital do estado Florianópolis, também da categoria Junior: “Como é a minha primeira vez, sinceramente não sei exatamente como vai ser, mas todos dizem que é uma prova muito legal, então espero que dê para aproveitar bastante”.
 
Alguns da Graduados também vêm para a prova pela primeira vez e anseiam o pódio, como Eduardo Ortolan, de Curitba/PR: “A expectativa é grande! Há muito tempo eu e meu piloto estamos falando sobre a prova e, como será o nosso primeiro ano, a vontade é grande de fazer bonito!”
 
E André Queiroz, piloto e também de Curitiba, completa: “Esperamos, antes de tudo, ter um bom resultado no final!”. Daniel Silva, da categoria Junior e que veio de São Paulo/SP, também tem a mesma sensação: “A minha expectativa para este ano é chegar ao final!”
 
Os navegadores também estão ansiosos, afinal, todo o trabalho deles tem que ser impecável. Vanderlei Marques, de Apucarana/PR e da categoria Graduados, também falou sobre o que está esperando: “Sou estreante no Transcatarina, mas me falaram que é uma prova muito legal para navegadores, que se errar algum detalhe já era, então espero não errar nada!”.
 
Quem já conhece o Transcatarina sempre lembra das últimas edições do evento e espera que neste ano tudo seja ainda melhor, como Juarez Lacerda, da capital Floripa e inscrito na Graduados: “Minhas expectativas estão um pouco melhores do que as do ano passado, porque estávamos um pouco despreparados. Neste ano, nossa segunda vez, nos aparelhamos melhor, da dupla ao apoio”.
 
E Márcio Schlindwein, que veio de Palhoça e inscrito na categoria Super Master, tem as mesmas impressões: “A expectativa é a melhor possível. Nesta semana ainda não choveu, como no ano passado, mas esperamos por água hoje ou amanhã. Se não acontecer, acho que até quinta ou sexta chove, então será uma prova onde vamos passar por várias situações, de sol, com tempo claro, a chuva”.
 
Aroldo Nery, piloto da categoria Jeep e também de Toledo/PR, quer reviver o que foi bom em 2010: “Acho que neste ano a expectativa está ainda maior do que a do ano passado, porque é sempre um desafio novo, e claro, é isso que a gente espera. Eu sempre falo que quem não veio no ano passado não sabe o que perdeu e espero poder dizer o mesmo sobre este ano”.
 
Matias Pfeiffer, navegador de São Bento do Sul e inscrito na Graduados, neste ano trocou trabalhar no apoio da prova para competir: “Acredito que o 3º Transcatarina será um pouco diferente das edições anteriores porque o clima está diferente. Está mais seco e nos anos anteriores tivemos bastante chuva, mas estou confiante. É o terceiro ano do evento, que está crescendo cada vez mais”.
 
Rogério Gonçalez, que veio de Apucarana/PR, quer fazer bonito na Graduados: “Viemos pela segunda vez para apreciar a prova como no ano passado e para nós, chegar a até o final da competição é o que importa. Se for em uma boa colocação, melhor ainda!”.
 
Às 13h os 145 carros do 3º Transcatarina vão fazer um passeio promocional pela cidade de Fraiburgo e logo em seguida, às 15h, terão seu primeiro desafio, o Prólogo que define o grid de largada. Acompanhe abaixo a programação do evento:
 
Quarta-feira, dia 13 de julho
8h – Confirmação de inscrição no Hotel Renar (Av. Beira Lago, 150 – Fraiburgo)
10h – Briefing com os competidores no Salão Principal do Hotel Renar
10h30 – Briefing com participantes das categorias Turismo no Salão Principal do Hotel Renar
13h – Largada promocional (volta pela cidade)
Prólogo em Fraiburgo
15h – Largada do primeiro carro do Hotel Renar
15h30 – Previsão de chegada do primeiro carro
Trecho cronometrado – 16km
 
Quinta-feira, dia 14 de julho 
1ª etapa (manhã) – Fraiburgo a São Cristóvão do Sul
7h31 – Largada do primeiro carro do Hotel Renar
11h20 – Chegada do primeiro carro (Posto Serrano, Restaurante e Churrascaria Cesca – BR 470, km 235, bairro Monte Alegre)
Trecho cronometrado – 147km
2ª etapa (tarde) – São Cristóvão do Sul a Lages
12h25 – Largada do primeiro carro (Posto Serrano, Restaurante e Churrascaria Cesca – BR 470, km 235, bairro Monte Alegre)
15h10 – Chegada do primeiro carro (Praça João Ribeiro, conhecida como Praça da Catedral)
Trecho cronometrado – 101km
 
Sexta-feira, dia 15 de julho 
3ª etapa (manhã) – Lages a Otacílio Costa
8h01 – Largada do primeiro carro (Praça da Bandeira)
10h30 – Chegada do primeiro carro (Igreja São José Operário)
Trecho cronometrado – 80km
4ª etapa (tarde) – Otacílio Costa a Rio do Sul
11h30 – Largada do primeiro carro (Igreja São José Operário)
14h40 – Chegada do primeiro carro (Prefeitura de Rio do Sul, Rua Quinze de Abril, ao lado da prefeitura – Centro)
Trecho cronometrado – 136km
 
Sábado, dia 16 de julho 
5ª etapa (manhã) – Rio do Sul a Apiúna
7h31 – Largada do primeiro carro (Prefeitura de Rio do Sul, Rua Quinze de Abril, ao lado da prefeitura – Centro)
10h50 – Chegada do primeiro carro (Centro de Eventos, na Rua São Paulo)
Trecho cronometrado – 107km
6ª etapa (tarde) – Apiúna a Balneário Camboriú
11h30 – Largada do primeiro carro (Centro de Eventos, na Rua São Paulo)
16h – Chegada do primeiro carro (Praça Almirante Tamandaré, conhecida como Praça Central, na Avenida Atlântica)
Trecho cronometrado – 195km
 
 
Por: Isabela Araújo / AcelerAção Assessoria de Imprensa
Fotos: Junior Almeida