Maior rali de SC terá competidores internacionais

publicado em: 10/07/2011

Equipe de argentinos se inscreveu no 3º Transcatarina, que começará na próxima semana, dia 13.

 
Dentre os cerca de 150 carros que irão participar de um dos maiores ralis de regularidade do país, um deles virá da Argentina. A grandiosidade do evento despertou a curiosidade de um piloto e um navegador de lá. Jorge Puentes e Ricardo Pascual, inscritos na categoria Junior, enfrentarão as trilhas catarinenses de Fraiburgo a Balneário Camboriú, do dia 13 a 16 de julho.
 
A prova de longa distância será novidade em dobro para a dupla, que nunca participou de um rali como o Transcatarina. Serão cerca de 800 quilômetros entre a serra e o litoral, a maior dificuldade para Jorge: “Comecei a pilotar no ano passado, em etapas de um dia, com distâncias menores. Para mim, o maior desafio será a duração da prova. Nosso principal objetivo é vencer os obstáculos. Além disto, teremos o prazer de conhecer melhor Santa Catarina, de uma forma que só o off road pode mostrar”. O piloto e engenheiro de telecomunicações é natural de Rosario e mora em São Bento do Sul/SC há nove anos.
 
A convite de Jorge, seu amigo Ricardo Pascual topou participar desta aventura. O navegador tem experiência somente com corridas de carros clássicos em Buenos Aires e será sua estreia em um rali de regularidade 4x4: “Estou ansioso para a prova! Será a primeira vez que irei correr com o Jorge e em uma modalidade nova para mim. Nunca disputei uma prova no Brasil, mas conheço o país, pois é onde todos os anos passo minhas férias com a família. O Jorge falou muito bem do Transcatarina e agora é ir para a largada”, afirma o engenheiro eletrônico de Buenos Aires.
 
Além da dupla “hermana”, o 3º Transcatarina tem em seu grid participantes de nove estados brasileiros inscritos nas categorias Super Master, Graduados, Jeep, Junior, Turismo Adventure e Turismo Light. Ao todo são 147 carros garantidos na terceira edição do rali.
 
SC Racing conquista importante parceria
 
A empresa que organiza o Transcatarina conseguiu no fim do mês de junho fechar um importante patrocínio para o evento. A Santa Catarina Turismo (Santur), será parceira da terceira edição do rali com o objetivo de viabilizar a realização do mesmo e também divulgar as atrações do estado. A sociedade anônima do governo é responsável por promover o turismo de Santa Catarina dentro do país e internacionalmente.
 
No 3º Transcatarina, a Santur estará presente em todas as etapas com um estande mostrando aos competidores e demais presentes no rali as imagens do estado e com outros materiais promocionais, isso como forma de os visitantes verem demais atrativos em diversas regiões. Para o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, o automobilismo já faz parte do turismo local: “Santa Catarina tem uma questão natural muito bem definida e cada região tem um cenário diferente. O estado propicia a prática do off road e ainda temos a maior festa de jipeiros do país, a Fenajeep. O automobilismo aqui é muito marcante e é por isso que o governo do estado está cada vez mais incentivando essas promoções. Queremos fazer de Santa Catarina referência no quesito prática de esportes radicais e natureza”.
 
Mais informações sobre o trabalho desempenhado pela Santur podem ser conferidas pelo site www.santur.sc.gov.br. Os demais detalhes sobre o Transcatarina estão no link www.transcatarina.com.br. Acompanhe a seguir a programação do rali:
 
Quarta-feira, dia 13 de julho
Prólogo em Fraiburgo
 
Quinta-feira, dia 14 de julho
1ª etapa (manhã) – Fraiburgo a São Cristóvão do Sul
2ª etapa (tarde) – São Cristóvão do Sul a Lages
 
Sexta-feira, dia 15 de julho
3ª etapa (manhã) – Lages a Otacílio Costa
4ª etapa (tarde) – Otacílio Costa a Rio do Sul
 
Sábado, dia 16 de julho
5ª etapa (manhã) – Rio do Sul a Apiúna
6ª etapa (tarde) – Apiúna a Balneário Camboriú
 
O Transcatarina 2011 tem o patrocínio: Ensimec, Hotel Renar, Hankook Pneus, Troller e Santur. 
 
Apoio: Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Lages, Prefeitura de Rio do Sul, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Apiúna, Prefeitura de São Cristovão do Sul, Lave Bem Lavanderia, Recanto das Águas Resort e Spa, Grafimax, Revista Planeta Off Road, Licia, Blukit, Posto Brasília/Ipiranga, Ativa Comunicação, ATF Embreagens, Astra Embreagens, Trilha SC Troller, Amortecedores Offshox, Reunidas, Altermed, Megaforth, Governo do Estado de Santa Catarina, Funturismo e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.
 
Supervisão: Fauesc. Realização: SC Racing em parceria com o Jeep Clube de Blumenau.
 
 
 
Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Valente