Terreno liso marcou a final do Campeonato Rally SC 2012

publicado em: 15/10/2012

 

Depois de 12 etapas disputadas (em seis cidades sedes), enfim, foram conhecidos os campeões do Rally SC 2012. Mas, antes disso, na prova derradeira, aqueles que estavam na liderança da competição precisaram dispor de muita técnica e frieza para confirmar o título

 

Um grid de 55 veículos foi formado neste último sábado, 13, na cidade de Balneário Piçarras, SC. Foi do Restaurante Iate Clube Piçarras, que as duplas das categorias Super Máster, Graduados, Júnior e Estreantes partiram para uma prova de 116 quilômetros, levantada dentro de propriedades particulares - o que garantiu em 100% a segurança dos competidores.

Mas essa não foi uma disputa comum... Estava em jogo o título da temporada 2012 do Campeonato Rally SC. As 11ª e 12ª etapas retrataram muitas emoções, situações de tensão e ansiedade. A briga entre os líderes de cada grupo foi extremamente acirrada durante o ano inteiro, chegando à final sem qualquer definição... Os campeões surgiram naquele dia, fazendo-se valer o ditado: "que vença o melhor".

Os dois dias que antecederam o rali foram de chuva, e isso serviu para deixar o terreno do certame bem liso e escorregadio. Mas, para a alegria dos off-roaders, no sábado, o céu abriu e o Sol apareceu. Foram 3 horas e 40 minutos de intensas disputas por entre plantações de eucalipto, terrenos descampados e obstáculos diversos, como cascalho, piso liso e várias "ruas" que tornaram a prova bastante técnica.

Cada participante deu o melhor de si, pois todo quilômetro percorrido definia a vitória. Os melhores do dia foram Daniel Maffi e Enedir da Silva Júnior, na categoria Super Máster. "Vencemos as duas etapas de hoje, estava mais do que perfeito... Uma delícia de andar", contou Júnior, entusiasmado. "Essa foi uma das melhores provas que já fiz, com médias de velocidade justas e piso bastante liso", completou. 

Na Graduados, André Queiroz e Ronaldo Willian Santos levaram a melhor. "Foi uma prova que exigiu da navegação. Como de costume, a localização era ótima e o trajeto testou a técnica e habilidade das duplas. E, é exatamente isso que faz com que o campeonato cresça a cada ano", salientou Santos.

Para a piloto Talita Lindemann, que compete ao lado do marido Bruno Lindemann na categoria Júnior, o mais difícil foi manter o carro na pista. "Tivemos uma etapa parelha e rápida, exigindo cuidado e concentração, pois, como o chão estava liso, qualquer escorregada poderia nos fazer perder tempo", explicou. Já na Estreantes, os melhores foram Raniero Magnabosco e Volnei Correa Silva.

Os grandes campeões de 2012

Além de vencer a etapa de Piçarras, Maffi e Júnior conquistaram o primeiro lugar do Campeonato Rally SC 2012 na Super Máster. Para o navegador, o resultado foi conquistado graças à amizade que eles têm dentro e fora das trilhas e à seriedade com que encaram o esporte. "Temos muita confiança um no outro e isso é importante, pois facilita a nossa comunicação dentro do carro. Além disso, chegamos sempre muito concentrados e com o pensamento de buscar a vitória. O título é resultado de todo o nosso esforço ao longo do ano", declarou Júnior.

Mesmo com o 8º lugar na etapa de Piçarras, Elvis Bonatti e Carlos Brandenburg foram os campeões na Graduados. "Realmente foi um teste. Furamos o pneu com cinco minutos de prova e isso poderia mudar todo o cenário. No entanto, a nossa dedicação e bom resultado nas etapas anteriores nos levaram à vitória. Estamos muito felizes, pois esse é o primeiro ano que disputamos o Rally SC... Fizemos grandes amigos e aprendemos muito aqui", salientou o piloto.

 

 

União familiar

Na Júnior, os grandes vencedores foram pai e filha, Dorival e Bianca Mueller. "O Rally SC é bem diversificado, o terreno muda de uma etapa para a outra. Temos muito que agradecer e comemorar, pois no ano passado ficamos em 2º lugar na competição... A nossa união e afinidade fizeram toda a diferença", salientou Bianca. "Queremos agora nos preparar para o Rally Estado de São Paulo. Será ótimo poder conhecer a cidade, aprender sobre o terreno e ainda nos divertir", acrescentou. 

Para encerrar as comemorações, na Estreantes Danilo Vieira e Vanessa Fernandes Vieira, foram os ganhadores. "Tivemos que aprender e nos adaptar aos equipamentos de navegação, pois nunca havíamos feito provas assim. Antes, a gente só brincava de fazer trilha, agora, temos grandes expectativas para 2013", contou Danilo, revelando. "Queremos continuar aprendendo no rali e arriscar experiências novas... A Vanessa ficou muito entusiasmada com o Rally SC".

A próxima aventura é o 1º Rally Estado de São Paulo. Os competidores de Santa Catarina já contam os dias para pegar a estrada rumo a cidade de São Pedro, SP, local onde será a largada, no dia 29 de novembro.

 



 

 

 

Classificação - Rally de Piçarras 

Super Máster

1º Daniel Maffi / Enedir Silva Júnior, 34 pontos
2º Hamilton dos Santos Medeiros / Marcos Maia Pastein, 30 pontos
3º Leandro Pereira Moor / Jhonatan Ardigo, 26 pontos
4º Eduardo Moser / Mário Jorge de Souza Júnior, 24 pontos
5º Cristiano Testoni / Cláudio Roberto Flores, 21 pontos

Graduados

1º André Pereira de Queiroz / Ronaldo Rodrigues dos Santos, 28 pontos
2º Osni Isidoro Casas / Rodrigo Juliano Borges, 26 pontos
3º Paulo Roberto de Goes / Thiago Medeiros Stapazzoli, 25 pontos
4º Waldemiro Armindo Veiga / Luis Carlos Zanotti, 21 pontos
5º Everton Gratt / Wesley Sari Capinzal, 19 pontos

Júnior

1º Talita Lindemann / Bruno Lindemann, 32 pontos
2º Evaldo Martin Schulze / Claudemir Hubner, 30 pontos
3º Eduardo Schvambach / Júlio Cesar Maba Floriani, 28 pontos
4º Odair Queiroz / Leandro Macedo Ferreira, 22 pontos
5º Evandro Gentil dos Santos / Sandra Carlos dos Santos, 20 pontos

Estreantes

1º Raniero Magnabosco Laghi / Volnei Correa da Silva, 34 pontos
2º Rafael Machado / Neto Andrade, 26 pontos
3º Adriano de Aguiar / Rafael Kienen, 26 pontos
4º Douglas de Andrade / Eduardo Kruger, 25 pontos
5º Edson Luiz Bailoni Pereira / Lucas de Moraes Pereira, 25 pontos

Classificação Geral - Campeonato Rally SC 2012

Super Máster

Piloto


1º Daniel Maffi, 143 pontos
2º Leandro Pereira Moor, 120 pontos
3º Acyr Hideki Rodrigues da Silva, 120 pontos
4º Flávio Roberto Kath, 105 pontos
5º Eduardo Moser, 97 pontos

Navegador

1º Enedir Silva Júnior, 143 pontos
2º Marcos Maia Panstein, 128 pontos
3º Jhonatan Ramon Ardigo, 120 pontos
4º Cristian Mueller, 107 pontos
5º Rafain Walendowsky, 105 pontos

Graduados

Piloto


1º Elvis Bonatti, 134 pontos
2º André Luiz Pinto, 124 pontos
3º Osni Isidoro Casas, 114 pontos
4º Paulo Roberto de Goes, 106 pontos
5º André Pereira de Queiroz, 103 pontos

Navegador

1º Carlos Brandenburg, 134 pontos
2º Fábio Dutra, 124 pontos
3º Rodrigo Juliano Borges, 114 pontos
4º Ronaldo Rodrigues dos Santos, 103 pontos
5º Luis Carlos Zanotti, 101 pontos

Júnior

Piloto


1º Dorivaldo Mueller, 118 pontos
2º Evaldo Martin Schulze, 107 pontos
3º Eduardo Schvambach, 104 pontos
4º Talita Lindemann, 103 pontos
5º Wilson Cristofolini, 101 pontos

Navegador

1º Bianca Mueller, 118 pontos
2º Claudemir Hubner, 107 pontos
3º Júlio Cesar Maba Floriani, 104 pontos
4º Bruno Lindemann, 103 pontos
5º Ivan Luis Rodrigues, 101 pontos

Estreantes

Piloto


1º Danilo Vieira, 116 pontos
2º Douglas de Andrade, 89 pontos
3º Raniero Magnabosco Laghi, 87 pontos
4º Ivar Roque Scotti, 61 pontos
5º Rafael de Simas Machado, 60 pontos

Navegador

1º Vanessa Fernandes Vieira, 116 pontos
2º Volnei Correa da Silva, 87 pontos
3º Welliton Luan Scotti, 61 pontos
4º Neto Andrade, 60 pontos
5º Jackson Decker, 60 pontos


O Campeonato Rally SC tem patrocínio de Fundesporte, Governo de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Hankook Pneus. 

Apoio de Ensimec Guinchos e Equipamentos, Blumenau Iluminação, RHB Brasil Recursos Humanos, ATF Embreagens, Ativa Comunicação, Fixxar Guinchos Elétricos, Reunidas.

Supervisão: Fauesc
Realização: Jeep Clube de Blumenau