Áreas de reflorestamento foram decisivas na etapa de Guaramirim

publicado em: 20/08/2012

Disputas cada vez mais acirradas revelaram a potência e a técnica das duplas que participam do Campeonato Rally SC de 2012

 

 

Emoção, equilíbrio e muita concentração. Aconteceu neste último sábado (18), as 7ª e 8ª etapas do Campeonato Rally SC, na cidade de Guaramirim, SC. Com a competição entrando na reta final, não resta dúvida de que o nível de dificuldade aumentará ainda mais até o encerramento da temporada.

Foram três horas e meia de prova que passaram por estradas de terra que atravessaram arrozais, bananais, reflorestamento de eucalipto e fazenda de palmeiras. O grid foi composto por 71 duplas que percorreram aproximadamente 90 quilômetros, com 146 PCs - posto de controle - ao longo de todo o roteiro. 

Na categoria Super Máster, Daniel Maffi e Enedir Silva Júnior estão cada vez mais entrosados e venceram na geral do dia. Já Leandro Pereira Mor e Jhonatan Ramon Ardigo ficaram na segunda posição, seguidos de Flávio Roberto Kath e Rafain Walendowsky.

Entre os Graduados, quem levou a melhor foi a dupla Elvis Bonatti e Carlos Branderburg, que agora está a apenas um ponto de diferença dos líderes André Luiz Pinto e Fábio Dutra. "O certame foi bastante rápido, com piso seco e referências da planilha bem próximas, pedindo muita concentração", declarou Bonatti. "Tivemos uma etapa técnica, principalmente dentro da fazenda de palmeiras... Ali qualquer deslize poderia comprometer o resultado", completou.

Para Branderburg a principal característica de Guaramirim é o bananal. "Todo mundo sabe que neste lugar o negócio pega fogo. Mas especialmente nas etapas de hoje, o setor das palmeiras roubou a cena. O rali foi decidido ali". Para buscar o primeiro lugar na classificação geral do campeonato, piloto e navegador afirmaram que será preciso ainda mais concentração durante as etapas, além de realizar as revisões preventivas no carro a fim de evitar problemas mecânicos que possam tirá-los da briga pelo título. 

Entre os participantes da Júnior, os vencedores foram Eduardo Schvambach e Júlio César Floriani, com 27 pontos. "Enfrentamos algumas dificuldades na primeira etapa do dia em virtude do terreno; e com isso terminamos a 7ª etapa em 6º lugar. Mas recuperamos bem o tempo na parte da tarde e fizemos a lição de casa", contou o piloto. "Meu último rali foi em Lages, no mês de maio; então estava um pouco sem ritmo. O meu navegador fez toda a diferença, pois confiei em todas as coordenadas que ele me passou. Hoje, 80% do mérito da vitória é dele", reconheceu.

Para encerrar, Odair Queiroz e Paulo Alessandro Fantin ganharam na Estreantes por apenas um ponto de diferença de Danilo Vieira e Vanessa Fernandes Vieira. Em terceiro lugar vieram Sandro Ivan Erzinger e Sérgio Teixeira.

Em 20 dias, os off-roaders catarinenses terão um novo desafio, com a realização das 9ª e 10ª etapas, na cidade de Araguari, SC.

Classificação - etapa de Guaramirim

Geral

Super Máster


1º Daniel Maffi e Enedir Silva Júnior, 34 pontos
2º Leandro Pereira Moor e Jhonatan Ramon Ardigo, 28 pontos 
3º Flávio Roberto Kath e Rafain Walendowsky, 25 pontos
4º Elemar Kirst e Henry Ritter Kirst, 21 pontos
5º Acyr Hideki Rodrigues da Silva e Vanderlei Hirt Marques, 20 pontos 

Graduados

1º Elvis Bonatti e Carlos Brandenburg, 27 pontos
2º André Luiz Pinto e Fábio Dutra, 26 pontos
3º André Pereira de Queiroz e Ronaldo Rodrigues dos Santos, 26 pontos
4º Waldemiro Armindo Veiga e Luis Carlos Zanotti, 24 pontos
5º Christian Marquardt e Edson Roberto Schmidt, 21 pontos

Júnior

1º Eduardo Schvambach e Júlio César Maba Floriani, 27 pontos
2º Daniella Domenico Schumacher e Klaus Schumacher Jr., 26 pontos 
3º Luciano Stedile e Maurício Ibrahim, 24 pontos
4º Janaína de Azevedo da Silveira e Fernando Amorim da Silveira, 23 pontos 
5º Wilson Cristofolini e Ivan Luis Rodrigues, 22 pontos

Estreantes

1º Odair Queiroz e Paulo Alessandro Fantin, 30 pontos 
2º Danilo Vieira e Vanessa Fernandes Vieira, 29 pontos 
3º Sandro Ivan Erzinger e Sérgio Teixeira, 22 pontos 
4º Evanio Wylyan Prestini e Sandro Zonta, 19 pontos 
5º Daniel Rodrigo Muller e Jackson Decker, 18 pontos

O resultado completo está em 
http://www.rallysantacatarina.com.br/site/upl/files/Rally_SC_2012/Guaramirim/Resultado_ProvaPG_RALLYDEGUARAMIRIM.pdf?20120819003414

O Campeonato Rally SC tem patrocínio de Fundesporte, Governo de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Hankook Pneus. Apoio de Ensimec Guinchos e Equipamentos, Blumenau Iluminação, RHB Brasil Recursos Humanos, ATF Embreagens, Ativa Comunicação, Fixxar Guinchos Elétricos, Reunidas.

Supervisão: Fauesc
Realização: Jeep Clube de Blumenau