Rally Transcatarina: cinco anos com o melhor do rali de regularidade

publicado em: 15/07/2013

 

Uma história que começou com uma conversa descontraída entre amigos e que hoje fascina os apaixonados por rali de regularidade. Parabéns, Rally Transcatarina

 

O Rally Transcatarina completará cinco anos de "vida", mas quem ganha é o competidor. Pode parecer até bordão de comercial, mas no caso do Transcatarina é a mais pura verdade. E quer saber qual é o prêmio? Adrenalina e emoção. O certame será de 17 a 20 de julho, saindo de Fraiburgo em direção a Balneário Camboriú, SC.

Será que o Edson, Wagner, Mércio e toda a turma reunida cinco anos atrás, imaginaria que uma ideia "maluca" de fazer um rali de regularidade de longa distância em Santa Catarina, se tornaria um grande sucesso? "Durante minha festa de aniversário, em uma conversa entre os amigos, o Edson me pediu para mostrar um roteiro no mapa, e que então, montaria um projeto. Na hora pensamos que era brincadeira, mas na semana seguinte, ele me ligou da primeira cidade que apontei, dizendo que estava preparando o evento", lembrou o diretor de prova, Wagner Souza. 

Foram anos de batalhas e aprendizados. "Naquela época, o rali de regularidade ainda era visto como hobby de jipeiro. Tínhamos pouca visibilidade na mídia e, por isso, foi difícil encontrar parceiros e patrocinadores", declarou o diretor geral do evento, Edson João da Costa. Logo, investimentos foram feitos, a projeção na imprensa aumentando gradualmente e, entre os erros e os acertos, agradar aos competidores era a maior prioridade. "Sem dúvida, manter o alto nível do rali e a satisfação dos participantes é o nosso maior desafio", afirmou o representante de toda a equipe de apoio técnico, Mércio Felsky, que também tem fundamental importância durante a organização do rali.

Apesar dos obstáculos encontrados, o time da SC Racing obteve apoios que foram fundamentais para a realização do Rally Transcatarina, a exemplo de Franco Gommersbach, proprietário da Ensimec - primeiro patrocinador -, e Edson Ziolkowski, dono do Hotel Renar.

Os anos se passaram e os esforços desse grupo - formado atualmente por aproximadamente 80 pessoas -, foram recompensados e o resultado é o que se presencia atualmente. "O Transcatarina é o melhor rali do Brasil e o mais bem organizado. Acompanho de perto desde a primeira edição e sei que a SC Racing está sempre aperfeiçoando essa prova, preocupando-se com aquilo que os competidores gostam. É por isso que no meu calendário, todos os anos, o mês de julho é reservado para a competição", destacou Ziolkowski, que também é competidor.


Se o Rally Transcatarina já é ótimo, quem dirá no futuro! Mas é melhor deixar o futuro para os organizadores (que já tem ótimos planos em mente), e se concentrar no presente que reserva surpresas que só quem participará terá o prazer de desvendar.

Roteiro - 5º Rally Transcatarina

17 de julho - Prólogo em Fraiburgo
18 de julho - Fraiburgo - Timbó Grande - Canoinhas
19 de julho - Canoinhas - Mafra - Rio Negrinho
20 de julho - Rio Negrinho - Guaramirim - Balneário Camboriú


O 5º Rally Transcatarina tem patrocínio de Ensimec, Hankook Pneus, Hotel Renar, Troller Veículos Especiais S.A, Santur, Petrobras e Governo Federal

Apoio de Infinity Blue, Trilha SC, Ativa, Grafimax, RH Brasil, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, Prefeitura Municipal de Rio Negrinho, Prefeitura Municipal de Fraiburgo, Prefeitura Municipal de Canoinhas, Prefeitura Municipal de Guaramirim, Prefeitura Municipal de Mafra, Prefeitura de Timbó Grande, Governo do Estado de Santa Catarina, Funturismo e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte

Realização: SC Racing

Supervisão: CBA e FAUESC