Rally Transcatarina: estão esgotadas as vagas para a Turismo Adventure

publicado em: 18/04/2013

Tamanha foi a adesão da categoria em 2013, que quem bobeou, dançou. O Rally Transcatarina largará com 23 carros na categoria que é pura aventura

 

A concorrência é grande e quem é esperto não deixou para se inscrever na última hora. Assim, com três meses de antecedência, esgotaram-se as vagas para a categoria Turismo Adventure do 5º Rally Transcatarina - evento off-road que acontecerá de 16 a 20 de julho, no estado de Santa Catarina.

Diferente das demais categorias - Super Máster, Graduados e Júnior - a Adventure é destinada as pessoas que não querem competir e, sim, encarar uma trilha pesada, com alto nível técnico, sem se preocupar com tempo ou pódio. Na Turismo Light (que ainda tem algumas vagas) o passeio também é a principal característica, mas passa por trajetos com menos obstáculos, quando comparados à Adventure. Entre Fraiburgo e Balneário Camboriú, SC, serão cerca de 800 quilômetros com paradas para conhecer pontos turísticos e apreciar paisagens.

Segundo o diretor de trilha da Turismo Adventure, Charles Macedo, os veículos 4x4 precisam ser preparados. "Será mais do que um passeio, será um teste para carros e participantes. É claro que, aqueles que aceitam este convite, estão acostumados com essa configuração de roteiro, e são exigentes neste sentido... Ou seja, quanto pior, melhor", contou Macedo. A organização do Rally Transcatarina prepara tudo com o máximo de atenção, justamente para causar uma boa impressão nos off-roaders e deixar saudade.

A dupla Samuel Bauermann e Iasser Daniel Barbieri está bastante ansiosa, pois procura por algo onde possa extravasar. "No nosso dia a dia, trabalhamos com metas, o tempo é curto e o estresse é grande. Por isso, buscamos na Adventure muita aventura, desafios e algo que não nos faça controlar tempo. Queremos ter a liberdade de parar no caminho para uma foto, por exemplo", revelou Bauermann, que completou. "Nosso hobby é fazer trilha de moderada a pesada, então, estaremos em casa".

Ainda restam vagas nas outras categorias da competição, mas a procura está grande. Por isso, quem planejou participar do maior rali de regularidade do Brasil e ainda não garantiu um lugar no grid, é bom se apressar. "Estamos satisfeitos com a procura dos competidores, acredito que encerraremos as inscrições com antecedência para as demais categorias também. Por isso, quem quiser fazer parte desta caravana, não pode deixar para última hora... Do contrário, ficará de fora dessa festa", salientou o diretor geral do evento, Edson João da Costa, que confidenciou estar estudando a possibilidade de abrir a categoria Adventure II. "Ficamos impressionados com o sucesso deste grupo, e com o número de pessoas que estão na lista de espera. Por isso, estamos em contato com uma nova equipe de apoio para desempenhar este trabalho e, quem sabe, teremos uma novidade nos próximos dias...".


O 4x4 tem que estar preparado para encarar grandes obstáculos

Os participantes que procuram pela Turismo Adventure sabem que nem tudo será "sombra e água fresca". O perfil desses off-roaders é focado em aventura e superação de limites, por isso, obstáculos com maior nível técnico e de dificuldade serão encontrados pelo caminho.

Desta forma, o veículo tem que estar equipado para tal desafio, é por isso que a Ensimec oferece produtos off-road de primeira linha para que ninguém fique quebrado no meio do percurso, vendo os companheiros passarem. "Um de nossos itens de sucesso são as pontas de eixo Heavy Duty de cromo molybdênio, junto com as mangas HD e cubos de roda. É essencial que um 4x4 que participa de categorias, como a Adventure, tenha essa estrutura mecânica. E não estou falando de potência do motor", salientou o proprietário da empresa, Franco Gommersbach, que ainda detalhou. "Os cubos tem transmissão por estrias, único no Brasil. As mangas são forjadas em cromo molybênio e resistência imbatível".

Por ser o primeiro patrocinador do Rally Transcatarina, Gommersbach fica muito feliz em testemunhar o sucesso do evento, que se repete a cada ano, fator fundamental que o incentiva a continuar investimento neste tipo de ação de divulgação. "É por isso que somos parceiros até hoje", encerrou.


Roteiro - 5º Rally Transcatarina

18 de julho - Fraiburgo - Timbó Grande - Canoinhas
19 de julho - Canoinhas - Mafra - Rio Negrinho
20 de julho - Rio Negrinho - Guaramirim - Balneário Camboriú