Novo rali de regularidade vai resgatar o espírito off-road paulista

publicado em: 15/05/2012

 

Rally Estado de São Paulo está marcado para os dias 27 de novembro a 1º de dezembro. Prova vai percorrer em seis cidades do interior.
 
Um dos estados mais importantes para os esportes fora-de-estrada terá em 2012 a chance de voltar a ser o centro das atenções dos ralis de regularidade. A SC Racing, empresa com expertise no assunto, vai promover no final deste ano o 1º Rally Estado de São Paulo. O evento terá os mesmos moldes do Transcatarina, um dos maiores ralis de regularidade do país realizado há três anos sempre em uma semana do mês de julho, cortando Santa Catarina da serra ao litoral.
 
Em São Paulo, a prova vai largar de São Pedro e passar por Rio das Pedras, Sumaré, Tietê, Itu e Araçariguama. De acordo com o diretor técnico do Rally Estado de São Paulo, Deco Muniz, serão percorridos diariamente entre 250 e 300 quilômetros, totalizando ao final do evento aproximadamente 900 quilômetros de trechos cronometrados. Assim como no rali realizado no sul do país, este da região sudeste também será em linha. No meio do caminho, pilotos e navegadores passarão por canaviais e áreas de reflorestamento, ideais para a prática desse esporte, e oferecendo dificuldades como balaios (pegadinhas) e médias altas de velocidade, tudo respeitando a segurança dos competidores.
 
A prova terá seis categorias, sendo quatro de competição (Super Master, Graduados, Junior e Jeep) e duas para passeios sem cronometragem de tempo (Turismo Light e Turismo Adventure). Nas divisões de competição, o que diferencia uma categoria da outra é a média de velocidade, da mais rápida para a menos veloz. Serão aceitas somente inscrições para veículos com tração 4x4 em todas as categorias.
 
 
Iniciativa
 
A SC Racing foi procurada por diversos fãs e praticantes do off-road para montar este evento em terras paulistas. De acordo com o CEO da empresa, Edson João da Costa, este novo evento nacional fechará um ciclo de ações da SC Racing: “Através da nossa parceria com a RallySP do amigo Deco Muniz, vamos dar uma opção a competidores de todo o Brasil de conhecerem a qualidade e o profissionalismo que há três anos vem sendo demonstrados em Santa Catarina. Com a criação do Rally Estado de São Paulo, a SC Racing fecha sua tríplice coroa, que será uma espécie de Copa Brasil da empresa. Em 2013, ao final destas competições, iremos sortear um carro popular entre os campeões de cada categoria”.
 
 
Para Deco, agora é o momento de seu estado resgatar o título de ter a maior quantidade de pilotos e navegadores do país: “São Paulo tem um grande número de praticantes de off-road e hoje está carente de provas. Nossa ideia é proporcionar a esse público uma grande prova dentro de um grande evento e com a expectativa de atrair muitos competidores de outros estados”.
 
As inscrições custam R$ 1.800,00 e já podem ser feitas pelo site www.rallyestadosp.com.br. Também confira no portal o regulamento e todas as informações do evento. Veja abaixo a programação:
 
-Dia 27/11 e 28/11 Confirmação de Inscrição
-Dia 28/11 as 13:00 Largada Promocional
-Dia 28/11 as 15:00 Prologo em São Pedro
-Dia 29/11 Parte da Manhã - Etapa 1 - São Pedro a Rio das Pedras
-Dia 29/11 Parte da Tarde - Etapa 2 - Rio das Pedras a Sumaré
-Dia 30/11 Parte da Manhã - Etapa 3 - Sumaré a Tietê
-Dia 30/11 Parte da Tarde - Etapa 4 - Tietê a Itu
-Dia 01/12 Parte da Manhã - Etapa 5 - Itu a Região de Itu
-Dia 01/12 Parte da Tarde - Etapa 6 - Região de Itu a Araçariguama
-Dia 01/12 a noite - Premiação Ecolandia em Araçariguama
 
 
Participe do nosso grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/356180077763990/
 
Patrocínio: Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Turismo e TUR SP Empresa Paulista de Turismo e Eventos.
 
Apoio: Prefeitura de Araçariguama, Prefeitura de Sumaré e Roda SP.
 
 
Por: Caroline de Paula