Dia intenso e de disputas acirradas no Rally Estado de São Paulo

publicado em: 02/10/2015

 Explorando trilhas em meio de eucaliptais, o primeiro dia do Rally Estado de São Paulo teve uma disputa parelha. É a briga pelo pódio de uma competição que não permite erros de pilotagem e navegação

 

A previsão de tempo bom em Sorocaba, SP, se confirmou. Nesta sexta-feira, 02, o Sol raiou cedo e acompanhou as 70 duplas ao longo do primeiro dia do 4º Rally Estado de São Paulo. Foram 144 quilômetros de trechos navegados e oito horas de concentração intensa, que tiveram neutro de almoço em Pilar do Sul, SP. A disputa prossegue amanhã, com largada às 8h01, em frente ao hotel Nacional Inn Sorocaba. 
 
Organizado pela SC Racing em parceria com a RallySP, a prova percorreu trilhas e estradas de terras que cortavam plantações de eucalipto - o que proporcionou mais segurança aos competidores na hora de acelerar e aplicar as estratégias estabelecidas. É importante lembrar que a rivalidade entre as equipes foi grande, uma vez que também está em jogo o título da Copa do Brasil de Regularidade 2015. O Rally Estado de São Paulo é formado pelas categorias Máster, Graduado, Turismo e Passeio. 
 
"A prova estava tecnicamente inteligente, com laços mais compridos, que se cruzavam várias vezes, fazendo com que as médias de velocidade estivessem mais ajustadas. Se o navegador bobeasse, acarretaria em atraso no tempo e a perda de pontos. Não estava difícil, mas sim, técnica... E o principal, o carros não sofreram quaisquer avarias", opinou o navegador Tiago Poisl, da categoria Graduado. 
 
Saindo na frente
 
Aqueles que garantiram as primeiras pontuações nesta etapa inicial, obviamente estão mais próximos do título da competição. Por isso, não poderia se esperar menos do que uma disputa parelha para se subir no pódio deste primeiro dia de rali. Assim, a pontuação entre os off-roaders ficou bem próxima.
 
Na categoria Máster, Rone Branco e Enedir Silva Júnior empataram em 100 pontos com a dupla Marnes Alexandre Floriani e Cristian Mueller, e, no critério de desempate, Rone e Silva levaram a melhor. "Hoje o foco foi arriscar e não poupar nada. A colocação que ocupamos na tabela da Copa é boa, mas é preciso ir para o 'tudo ou nada' para assegurarmos o bicampeonato. E para sábado manteremos o nosso plano de ação", disse Rone. Em terceiro lugar, vieram Leandro Pereira Moor e Claudio Roberto Flores. 
 
Pela Graduado, os ganhadores foram Luciano Wanzuit e Luiz Hamilton Krauss. Eles foram seguidos por Julio Cesar Bonotto Neto e Deividi Nardi, na segunda colocação, e Victor Pudell e Caio Boscolo, na terceira. "Aceleramos do jeito que estamos acostumados; esse foi o nosso segredo. Não cometemos erros e fomos realmente bem em uma prova prazerosa. Amanhã largamos na frente e vamos manter esse ritmo", comentou Wanzuit. 
 
Já Alan Michael Gratt e Michael da Silveira Masson fecharam os pódios da noite. Eles venceram o primeiro dia do Rally Estado de São Paulo na categoria Turismo. "Concentração foi o diferencial, principalmente por ser um roteiro inédito e precisarmos nos adaptar rápido à ele", declarou Gratt. A dupla lidera a Copa do Brasil de Regularidade. "Seguiremos confiantes e na humildade, e com mais concentração ainda para fechar a temporada com chave de ouro", completou. Em segundo lugar ficaram Renato de Almeida Silva, e em terceiro, Wivalde Jonas Liebl e Adimar Diego Mühlbauer.
 
Neste sábado (03) tem mais rali e começa logo cedo, às 8h01. O percurso será inédito, com mais 134 quilômetros de trechos navegados. Pelo caminho, piso batido, com pedras e diversas mudanças de direção. De acordo com o diretor de prova Deco Muniz, haverá mais laços e pegadinhas, com mudanças de média de velocidade (que estarão justas). 
 
Classificação - Primeiro dia

Categoria Máster
 
1º Rone Branco e Enedir da Silva Júnior, 100 pontos
2º Marnes Alexandre Floriani e Cristian Mueller, 100 pontos
3º Leandro Pereira Moor e Claudio Roberto Flores, 86 pontos 
4º Braulio Ferreira da Silva e Matheus Mazzei, 81 pontos
5º Paulo Roberto de Goes e Jhonatan Ardigo, 80 pontos
 
Categoria Graduados
 
1º Luciano Wanzuit e Luiz Hamilton Krauss, 91 pontos
2º Julio Cesar Bonotto e Deividi Nardi, 89 pontos
3º Victor Pudell e Caio Boscolo, 87 pontos
4º Everton Gratt e Wesley Sair, 84 pontos
5º Juares Jose Veloso Lacerda e Paulo Roberto de Oliveira, 78 pontos
 
Categoria Turismo
 
1º Alan Michael Gratt e Michael da Silveira Masson, 93 pontos
2º Renato de Almeida Silva e André Luiz Lenger, 85 pontos
3º Wivalde Jonas Liebl e Adimar Diego Mühlbauer, 82 pontos
4º André Diniz Pereira e Marcelo Antonio Detoni, 81 pontos
5º Guilherme Barbosa e Lisiane Homem, 77 pontos 
 

Programação - 4º Rally Estado de São Paulo
03 de outubro - sábado
 
8h01 - Largada do primeiro carro para o dia 02
Local: Hotel Nacional Inn Sorocaba
 
16h01 - Chegada do primeiro carro (aproximadamente)
Local: Estacionamento da Prefeitura de Sorocaba
Av. Engº Carlos Reinaldo Mendes, 3041
Alto da Boa Vista - Sorocaba - SP
 
20h - Jantar de premiação
Local: Instituto Humberto de Campos
 
20h30 - Entrega dos boletos 
21h - Cerimonial de premiação do dia 02, do evento e da Copa do Brasil 2015
 
 
O Rally Estado de São Paulo tem patrocínio de RH Brasil Recursos Humanos e Transpotech - Soluções em Equipamentos de Manutenção. Apoio da Prefeitura Municipal de Pilar do Sul, Prefeitura Municipal de Sorocaba, MSA Engenharia, Ativa, Genius Tyres, Drogaria Farmax, Marina Belas Artes, Empório 31 Queijos Especiais, Columbia Burgers e Plus Negócios Imobiliários

Realização: SC Racing e RallySP

Supervisão: CBA e FASP