Invasão feminina no Rally Estado de São Paulo

publicado em: 17/09/2015

 As mulheres estão cada vez mais presentes no rali de regularidade e nesta edição do Rally Estado de São Paulo elas vêm em número bastante representativo

 

A quarta edição do Rally Estado de São Paulo já está chamando a atenção... E não é somente pelo aspecto técnico, mas sim, pelo número de mulheres inscritas na competição. De 01 a 03 de outubro, elas embelezarão o grid do certame que terá mais de 100 veículos. Elas se juntarão com tantos outros homens e, de igual para igual, disputarão o título deste certame. 
 
Serão cerca de 300 quilômetros que terão largada e chegada em Sorocaba e neutro de almoço em Pilar do Sul, ambas em São Paulo. O roteiro completo passará por Alambari, Sarapui, Piedade, Salto do Pirapora, Votorantim e Alumínio. O evento vale pela final da temporada 2015 da Copa do Brasil de Regularidade, composta pelo Enduro Brasil de Regularidade (março) e Rally Transcatarina (julho). 
 
A dupla Paula Breves e Vilma Rafael Quintaes participará pela primeira vez do Rally Estado de São Paulo e, apesar dos oito anos de experiência em ralis de regularidade, a piloto disse que espera por uma disputa bastante difícil. "Pelo que ouvi falar, esta é uma prova que envolve muito profissionalismo, aventura e competitividade", declarou Paula. Sobre a presença feminina no esporte, ela reforçou. "Apesar de ser uma modalidade de natureza masculina, a presença das mulheres aumenta cada vez mais, e isso nos torna mais fortes e confiantes"
 
Há quatro anos praticando o rali, a navegadora Camila Leme Marques Mazoni, disse que começar no off-road foi bem complicado, afinal, até se acostumar com equipamentos e aprender a navegar, foi uma tarefa bem difícil e que exigiu muita dedicação. "Evolui consideravelmente neste último ano, mas ainda temos várias lições para aprender", disse ela, que compete ao lado do piloto André Minichelli Mazoni. "Percebo que as mulheres se interessam mais pelo esporte, algumas duplas femininas estão arrasando e os resultados mostram isso. Desta forma, busco sempre apoiar a participação feminina", completou. 
 
Outra navegadora que tem obtido cada vez mais repercussão é Lisiane Homem, que compete ao lado do marido e piloto Guilherme Barbosa. Ela estreou no rali em abril de 2013 e acredita que, embora a presença das mulheres tenha aumentado, ainda é muito pequena. "A mulherada não sabe o que está perdendo. Os meninos nos obedecem a prova inteira", brincou ela. "Posso dizer que hoje sou mais apaixonada pelo esporte que meu marido. Teve provas que ele não pode ir e eu fui navegar para outras pessoas. Inclusive, no Rally Estado de São Paulo do ano passado, eu competi com a piloto Sandra Andrade... Não vencemos, mas fizemos bonito como única dupla feminina", contou Lisiane. O grupo feminino ainda é composto por Giane Maria Sohne, Lire Tesser, Caroline Tesser e Rosimeri Vasconcelos Dias. 
 
As inscrições para o 4º Rally Estado de São Paulo estão abertas e podem ser feitas através pelo site. A secretaria de prova será aberta no dia 01 de outubro, às 14h, no Hotel Nacional Inn Sorocaba. A organização é da SC Racing em parceria com a RallySP.
 
 
O Rally Estado de São Paulo tem patrocínio de RH Brasil Recursos Humanos e Transpotech - Soluções em Equipamentos de Manutenção. Apoio da Prefeitura Municipal de Pilar do Sul, MSA Engenharia, Ativa, Genius Tyres, Drogaria Farmax, Marina Belas Artes, Empório 31 Queijos Especiais e Columbia Burgers

Realização: SC Racing e RallySP

Supervisão: CBA e FASP