Líderes aprovam moldes do campeonato até agora

publicado em: 04/05/2012

Após quatro etapas disputadas, avaliação dos melhores da Super Master e Graduados é positiva quanto às mudanças feitas pela organização.

  

Há mais de dois anos, o Campeonato Rally SC tem atraído centenas de competidores da região sul do país. A disputa, que é feita somente em cidades do interior do estado de Santa Catarina, caiu no gosto de pilotos e competidores que competem também vários outros campeonatos. Pensando em sempre inovar, a organização catarinense resolveu no início do ano mudar alguns detalhes no Campeonato Rally SC, ações que estão dando certo.

 

Uma delas foi a cada prova fazer duas etapas de uma só vez. A disputa aumentou ainda mais, pois a cada sábado de rali, os competidores tem mais chances de ganhar pontos. Esse formato tem refletido até na melhora do desempenho de algumas duplas, como é o caso dos líderes da categoria Graduados, André Luiz Pinto e Fábio Dutra, de Blumenau. Para o piloto, ex-categoria Junior, o esforço dele e de seu navegador mudaram: “No formato anterior, a prova tinha cerca de quatro horas, era longa e acabávamos relaxando um pouco. Com rodadas duplas tem sido diferente. Hoje no total o rali tem em média o mesmo tempo, mas são duas etapas e é super intenso. Nesse tempo todo estamos mais concentrados dentro do carro e os bons reflexos vieram. A gente não esperava resultados tão bons em tão pouco tempo”.

 

 

Para o navegador Fábio Dutra, os erros também foram minimizados comparando o desempenho da dupla do ano passado para este: “Em 2011, muitos dos nossos resultados ruins foram influenciados por perdas de PC. Neste ano estamos mais concentrados e entrosados, até mesmo em virtude de serem duas etapas por dia de disputa. Isso ajuda, deixa a gente mais ligado na prova, mas não é o determinante. O bom desse formato é que se vamos mal na parte da manhã, temos a possibilidade de melhorar a tarde o resultado geral da prova”.

 

 

Outra mudança que tem surtido efeito é a obrigatoriedade dos pneus MUD, mais agressivos e próprios para terrenos acidentados e com dificuldades extremas, como os com muita lama. Os líderes da categoria Super Master, Leandro Pereira Moor e Jhonatan Ramon Ardigo aprovam a medida. De acordo com o piloto de Apucarana/PR, esse tipo de pneu os ajuda ainda mais por estarem acostumados com piso de terra vermelha: “Aqui no Paraná andamos em terra vermelha e em Santa Catarina o piso que predomina é o arenoso. Nessa situação, o MUD ajuda bastante, dando firmeza na pilotagem. Aprendi que andar nas terras catarinenses tem de ser mais audacioso e não ter medo de pilotar, ir pra ganhar! Aí entra o pneu, que passa essa segurança. Assim iguala por total todas as equipes em termos de equipamento. Todo mundo tem praticamente os mesmo carros, andam com os mesmos pneus e o que vai fazer diferença mesmo é o entrosamento da dupla, que é o nosso caso”.

 

 

Os locais onde estão sendo disputadas as provas é outro quesito que tem passado no teste dos paranaenses. Jhonatan acha os reflorestamentos exigentes: “A competitividade na categoria Super Master já é grande. Colocar isso em prova em um reflorestamento aumenta ainda mais a briga! Tecnicamente, o campeonato é excelente, pois tem áreas reservadas para as etapas, em fazendas fechadas. Para nós está sendo um pouco difícil andar em Santa Catarina, pois em nosso estado não andamos tanto assim em reflorestamentos. Esses lugares dão muito mais emoção ao rali!”.

 

A terceira rodada dupla, marcada para o sábado dia 12, será em Lages, na região serrana do estado. Detalhes sobre o percurso serão divulgados em breve pela SC Racing, mas o que a organização já pode adiantar é que os competidores se preparem para o frio. A temperatura caiu bastante nesta semana na cidade, com médias de 14ºC.

 

As inscrições para as categorias Super Master, Graduados, Junior e Estreante podem ser feitas pelo site www.scracing.com.br.

  

O Campeonato Rally SC tem o patrocínio de Pneus Hankook e Fundesporte.

 

Apoio: Ensimec, Blumenau Iluminação, Caçador Jeep Clube, RHBrasil, Ativa Comunicação, Fixxar Guinchos, Reunidas, Governo do Estado de Santa Catarina e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

 

Supervisão: Fauesc. Realização: SC Racing.

 

Por: Caroline de Paula

Fotos: Paulo Valente