Aberta a temporada com 80 jipes no grid do Campeonato Rally SC

publicado em: 19/03/2012

 

Prova realizada em Fraiburgo/SC no último sábado, dia 17, recebeu competidores de 42 cidades das regiões sul e sudeste.
 
 
 
A cada temporada, a SC Racing vem sendo surpreendida com a grande procura de pilotos e navegadores pelo Campeonato Rally SC. Fraiburgo marcou o início desta temporada e já com um número de competidores acima do esperado: 80 carros inscritos nas categorias Super Master, Graduados, Junior e Estreante. Além da aprovação dos moldes da organização da prova, os jipeiros também aprovaram o percurso das duas primeiras etapas do campeonato.
 
Foram 116 quilômetros de rali de regularidade, distribuídos em duas etapas e cerca de 3h30 de prova. Em todas as categorias, a disputa foi acirrada, mas especialmente na Super Master, se não fosse a sorte, Marnes Floriani e Cristian Müeller não teriam subido no lugar mais alto do pódio: “Começamos com o pé direito, mas foi a sorte que nos ajudou! A prova estava muito rápida e estávamos apreensivos quanto à obrigatoriedade do uso dos pneus MUD, se nos adaptaríamos ou não. Mas foi tranquilo e com pouco tempo de prova demos certo com a mudança e ganhamos apertado”, conta o piloto Marnes. A dupla de Rio Negrinho/SC também teve outro fator que favoreceu a vitória: “Andamos bem graças ao nosso entrosamento. As referências mudavam constantemente e o percurso era rápido. Exigiu bastante de cada um dentro do carro e a nossa união contribuiu para ganharmos”, comenta Cristian.
 
Enquanto alguns vieram com o intuito de correr a primeira prova para depois traçar as estratégias, a dupla vencedora da categoria Graduados tirou o ano passado para treinar bastante e se sair bem em 2012. A estratégia deu certo para piloto e navegador de Jaraguá do Sul/SC, que ficaram cem por cento concentrados: “Foi um rali bastante técnico e cheio de pegadinhas. A gente manteve o foco o tempo todo e concentrados na vitória. Se não fossem os treinos em 2011, não nos daríamos tão bem”, relata Elvis Bonatti. O navegador Carlos Brandenburg “Caco” concorda e afirma que a dupla veio preparada pra ganhar: “O mais difícil foi aprender tudo em 2011. Tiramos a última temporada para errar, treinar e melhorar o entrosamento. Agora chegamos afiados e com o objetivo de ganhar o campeonato”.
 
Mesmo com médias altas e trechos sinuosos na trilha, a SC Racing procurou fazer uma prova que não oferecesse risco aos competidores e que não comprometesse os equipamentos das equipes. Os vencedores da categoria Junior, Dorival e Bianca Müeller, confiaram cem por cento na planilha e completaram as duas etapas sem qualquer tipo de dano: “A segurança do rali foi incrível! A tática era manter total atenção e ficar esperto em tudo. Onde tinha erosão, por exemplo, a média de velocidade na planilha diminuía, sem comprometer nada. Foi um rali onde quem abusou se deu mal”, diz o piloto. Pai e filha de Rio Negrinho/SC também se deram bem graças ao entrosamento: “Nesse rali ganhou quem não correu demais e quem estava com a dupla afiada. Meu entrosamento com o pai é muito bom e isso nos ajudou bastante, principalmente nos trechos de médias altas e nas partes onde diminuía a velocidade. Foi difícil, mas o rali foi bem seguro, organizado e sem surpresas”, completa Bianca.
 
Na etapa de lançamento da categoria Estreantes, uma dupla da capital Florianópolis levou a melhor e com uma nova piloto nos ralis de regularidade da SC Racing: “Foi minha primeira vez e achei que ia ser muito mais difícil do que vi. A experiência foi ótima e um rali tranquilo para começar a aprender. O que mais gostei foi das paisagens dos lugares onde passamos”, relembra Janaína de Azevedo da Silveira. Seu navegador, Fernando Amorim da Silveira, já tinha corrido em outras provas e se concentrou mais na piloto: “A prova foi muito bem medida e com excelentes dificuldades para a nossa categoria, mas o que me deixou mais concentrado foi a estreia da Janaína. Me preocupei com o desempenho dela, mas ela foi tão bem que me surpreendeu”.
 
O resultado final ainda está sendo apurado pela Totem e será divulgado em breve no site da SC Racing. Os preparativos para a próxima prova começam nesta semana. A terceira e quarta etapas serão realizadas no dia 28 de abril em Caçador. inscrições e informações pelo site www.scracing.com.br.
 
 
O Campeonato Rally SC tem o patrocínio de Pneus Hankook, Ipiranga e RH Brasil.
 
 
Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Valente