Turismo Adventure será ainda mais radical em 2012

publicado em: 13/03/2012

Categoria de passeio do 4º Transcatarina terá trilhas ainda mais difíceis.

 

Quem esteve na Turismo Adventure no ano passado, quando foi realizada a terceira edição do maior rali de regularidade catarinense, sabe que adrenalina e barro foram os principais ingredientes de quem fazia os passeios. Em julho deste ano, entre os dias 18 a 21, a receita será repetida, só que com mais detalhes que farão da trilha um passeio extremamente radical.

 

Em 2011, foram 16 carros inscritos na categoria de passeio. Foi a primeira vez que a SC Racing, empresa responsável pelo Transcatarina, dividiu a modalidade em duas, sendo a Adventure e a outra Turismo Light. A ideia foi bem recebida por todos, principalmente porque atendeu as vontades de ‘gregos e troianos’. No caso dos aventureiros, os quatro dias de passeio foram regados a muitas trilhas pesadas, barro e transposições de obstáculos.

 

Para 2012, a organização do evento está preparando ainda mais dificuldades para testar a habilidade dos pilotos e co-pilotos. Charles Macedo, diretor de prova da categoria Turismo Adventure, iniciou os trabalhos de levantamento do percurso no último fim de semana. O engenheiro fez primeiro o levantamento que corresponde ao sábado no rali, entre Rio do Sul e Balneário Camboriú. “Comecei pelo contrário, desta vez. Andei cerca de 200 quilômetros por terra, distância que os jipeiros irão percorrer. Vi um monte de dificuldades! Alguns locais de passagem de transposição boa e em outros pontos complicada. Nessa parte da trilha, as equipes irão ver lugares de paisagens maravilhosas, como a vista do Morro da Cruz, onde dá até da para ver Balneário Camboriú ao longe”, adianta Charles.

 

Algumas mudanças serão feitas neste ano para atender melhor as equipes e fazer com que o passeio radical seja ainda mais divertido. Segundo Charles, as trilhas deste ano terão muito mais aventura e emoção. Pensando nisso, a SC Racing estabeleceu que todos os carros participantes da Turismo Adventure deverão ter obrigatoriamente pneus agressivos para trilhas e o uso de outros equipamentos, como guinchos, entre outros, será recomendado. “Assim todos aproveitam bastante a trilha e não cortamos caminhos interessantes devido a alguns carros não conseguirem passar. Em 2011, tivemos certa dificuldade com quem estava sem pneus para trilhas pesadas. É bom que quem vai tenha a consciência de que a Turismo Adventure do 4º Transcatarina terá um trajeto para desbravadores mesmo!”, ressalta Charles Macedo.

 

A partir das próximas semanas, o engenheiro vai fazer o restante do levantamento pela ordem inversa. O próximo percurso a ser descoberto será entre Lages e Rio do Sul, onde há maior probabilidade de emoção, segundo Charles: “Neste caminho há muitas trilhas que podem acelerar a adrenalina do pessoal! O trecho tem quilometragem curta e lá posso colocar bastante dificuldade”. Em seguida, o último ponto a ser levantado será entre Fraiburgo e Lages.

 

Perfil: aventureiro

 

O ser praticante de esportes off-road é uma pessoa com estilo de vida diferenciado, que tem uma rotina normal, corrida como a de qualquer outra, mas que busca andando de jipe no mato o descanso para sua mente. Muitos que participam das categorias de turismo do Transcatarina encaixam nesse perfil e ainda preferem menos tensões, como as que passam pilotos e navegadores das categorias de competição.

 

O catarinense Felipe Ramos Rosa é dentista em Lages e desde 2011 está presente no maior rali de regularidade de seu estado. Jipeiro há dois anos, Felipe viu na Turismo Adventure a oportunidade de se divertir sem pressa: “É uma categoria perfeita, muito legal de andar! É uma modalidade mais descontraída, onde vou mais para me divertir do que competir. Além disso, tive a oportunidade de conhecer um percurso maravilhoso, principalmente lugares próximos à minha cidade que nem sabia que existiam! O melhor de tudo é curtir isso sem ter obrigações e ainda fazer amigos”.

 

Charles Macedo, jipeiro há 21 anos, conta que pelo comportamento dos que andam na Turismo Adventure percebeu que essa turma tem outro jeito de competir no Transcatarina: “Lá estão pessoas que gostam de entrar na mata, do desafio das trilhas e de conhecer locais diferentes. É o tipo de aventureiro que não tem a obrigação de andar no tempo certo e nem de obedecer a planilha. Entre eles a disputa é quem passa os obstáculos, quem consegue chegar ao outro lado”.

 

Quem quer fazer parte das categorias de Turismo (Adventure e Light) ainda pode se inscrever pelo site www.transcatarina.com.br. Já os interessados nas categorias de competição (Super Master, Graduados, Junior e Jeep) devem se apressar, pois as vagas estão acabando. Ainda há alguns que necessitam de confirmar inscrição e que devem o fazer para não perderem um dos melhores ralis de regularidade do país.

 

O Transcatarina tem o patrocínio: Ensimec, Hotel Renar, Troller e Santur.

Apoio: Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Lages, Prefeitura de Rio do Sul, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Apiúna, Lave Bem Lavanderia, Recanto das Águas Resort e Spa, Grafimax, Revista Planeta Off Road, Blukit, Posto Brasília/Ipiranga, Ativa Comunicação, ATF Embreagens, Astra Embreagens, Reunidas, Megaforth, Governo do Estado de Santa Catarina, Funturismo e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

 

Supervisão: Fauesc. Realização SC Racing em parceria com o Jeep Clube de Blumenau.

 

Visite www.transcatarina.com.br

Siga no Twitter: www.twitter.com/transcatarina

Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001818081240

 

 

Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa

Fotos: Junior Almeida e Divulgação