Campeões retornam ao Transcatarina

publicado em: 16/02/2012

Dupla vencedora da categoria Graduados de 2010 está confirmada no grid da quarta edição de um dos maiores ralis de regularidade do país.

 

O Transcatarina tornou-se um evento onde centenas de competidores brasileiros e alguns sul-americanos aguardam ansiosamente sua chegada. Os quatro dias de rali no mês de julho, este ano marcado para os dias 18 a 21 de julho, são vividos com tanta intensidade pelas equipes e organização que parecem até durar mais tempo do que o normal. Uma dupla que estava de recesso do off-road se programou e em 2012 vai voltar à essa adrenalina da qual estavam sentindo falta.

 

Maycon Juliano Quadra Medeiros e Rodrigo Ramthun viveram momentos únicos em suas vidas na segunda edição do evento, em 2010. Os catarinenses de Içara, sul do estado, tentaram ir ao primeiro ano do Transcatarina, mas os compromissos profissionais os impediram disso. A partir daí se programaram melhor, fizeram toda a preparação prévia com esmero e voltaram no ano seguinte. Em 2010, se inscreveram na categoria Graduados, treinaram durante o ano e levantaram a taça de campeões: “Nossa experiência em 2010 foi muito boa. Na mesma época estávamos andando em outros campeonatos e percebemos que o Transcatarina foi o rali mais técnico de todos. As provas exigiam muito de tudo, da navegação, da pilotagem, do carro... Pelo que vi, quem errou menos errou bem pouco mesmo! Qualquer vacilo nesse rali é difícil de recuperar. Sermos campeões ao final foi uma superação!”, relembra o navegador Rodrigo.

 

Na edição passada, a dupla içarense teve problemas com o carro e resolveram não disputar o Transcatarina e voltarem melhor neste ano. Agora em 2012, Maycon e Rodrigo irão correr na categoria Super Master com um novo carro, um Troller T4 deste ano, cem por cento novo e pronto para as trilhas: “Desde que passamos a andar juntos, no final de 2008, resolvemos trocar o carro periodicamente. Neste ano vamos em um jipe zero quilômetro para render bem a temporada inteira. Já andamos no novo Troller e ele tem excelente desempenho nas trilhas. Aos poucos estamos testando o carro e o preparando melhor”, conta o piloto Maycon.

 

O desafio da nova categoria deixa os competidores catarinenses ainda mais ansiosos e os obriga a estarem prontos e a errar o mínimo sequer: “Tudo é novo para nós que estamos voltando após uma temporada praticamente parados com o off-road. A Super Master é a categoria mais disputada e a mais difícil do Transcatarina. Mesmo com esse intervalo fora, estamos nos empenhando para andar bem neste rali. É uma categoria onde o erro não existe e para chegarmos bem, vamos correr o Campeonato Rally SC para treinarmos tudo, principalmente nosso entrosamento. A meta é chegarmos ao final entre os cinco primeiros colocados do Transcatarina”, afirma Rodrigo.

 

Até agora, 16 duplas estão na disputa do título da Super Master,. A ansiedade de enfrentar logo os cerca de 800 quilômetros da serra do estado ao litoral é o que mais consome a dupla de Içara: “Por enquanto dá para controlar a ansiedade, mas vão se passando os meses e a agitação aumenta. Daí não tem como controlar a empolgação para largar logo! Estamos muito felizes com esse retorno ao Transcatarina!”, comenta Maycon.

 

Ainda há vagas na Super Master e também nas categorias Graduados, Junior, Jeep, Turismo Adventure e Turismo Light. Para mais detalhes sobre grid, inscrições, regulamento, roteiro e demais informações acesse o site www.transcatarina.com.br.

 

Primeiro a diversão, depois o trabalho

 

Para algumas pessoas que participam da organização do Transcatarina, o trabalho durante os quatro dias de rali acaba se tornando diversão ao mesmo tempo. Ali no time que reúne os que fazem o evento acontecer estão 55 pessoas, a maioria faz parte de uma grande turma de amigos. No meio deles está Elimar Reinhold, dono da Grafimax, indústria gráfica de Blumenau especializada em rótulos, etiquetas e embalagens no mercado há 20 anos, empresa responsável pela impressão de todo o material gráfico da SC Racing.

 

 

Desde 2009, Elimar apoia o Transcatarina por meio de sua empresa e também faz parte da turma que fecha a trilha. São os últimos carros da organização que passam por todo o caminho do rali em busca de perdidos, objetos esquecidos, ou seja, o famoso “limpa trilha”. Elimar se diverte e gosta tanto de fazer parte dessa equipe que mais apoia o evento para manter o rali e voltar todos os anos: “Comercialmente, o Transcatarina não é do segmento da minha empresa, mas invisto no esporte para não deixar essa festa acabar. O evento é muito bem organizado e tem excelente divulgação ao longo do ano, mas gosto mais de estar no Transcatarina para ver os amigos e descontrair um pouco. Lá reencontro pessoas que só vejo uma vez no ano e justamente nesse rali! Sempre que puder vou continuar participando, mas prefiro ficar na organização. Se for convidado neste ano novamente, com certeza estarei presente”.

 

Elimar Reinhold é jipeiro há 39 anos e quando criança começou a dirigir o Willys 65 de seu avô para ajudá-lo na zona rural de Blumenau. Até hoje ele tem o jipe e desde 2002 faz raid’s e trilhas com os amigos. No ano passado, Elimar ficou famoso no Transcatarina por tombar seu Troller em um ponto da prova onde havia uma valeta e parte do carro ficou submerso na lama.

 

 

O Transcatarina tem o patrocínio: Ensimec, Hotel Renar, Hankook Pneus, Troller e Santur.

Apoio: Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Lages, Prefeitura de Rio do Sul, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Apiúna, Lave Bem Lavanderia, Recanto das Águas Resort e Spa, Grafimax, Revista Planeta Off Road, Blukit, Posto Brasília/Ipiranga, Ativa Comunicação, ATF Embreagens, Astra Embreagens, Trilha SC Troller, Reunidas, Altermed, Megaforth, Governo do Estado de Santa Catarina, Funturismo e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

 

Supervisão: Fauesc. Realização SC Racing em parceria com o Jeep Clube de Blumenau.

 

Visite www.transcatarina.com.br

Siga no Twitter: www.twitter.com/transcatarina

Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001818081240

 

 

Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa

Fotos: Paulo Valente e Junior Almeida