Paranaenses garantidos no grid do 4º Transcatarina

publicado em: 23/01/2012

Dupla de Apucarana participará do maior rali de regularidade catarinense pela terceira vez e acompanhada de mais equipes da cidade do centro-norte do Paraná.

 
O Transcatarina é um dos grandes eventos off-road do país que é reconhecido por reunir parentes e amigos dentro do esporte e um dos exemplos da quarta edição do rali é a dupla Otávio Enz, o “Marreco” e seu filho Allan Enz. É a terceira vez que piloto e navegador participarão do evento do estado vizinho e a história de ambos nos ralis começou praticamente junta.
 
Otávio é empresário em Apucarana e há seis anos viu carros de outro grande rali passando na porta de sua empresa. Ao ver aqueles jipes ele resolveu comprar seu primeiro Willys. No início, o carro era usado para passear até um dia ele resolver fazer raid’s e chamar o filho para a aventura: “Nunca mais parei! Daí pra frente começamos a andar juntos em provas aqui da região e em campeonatos nacionais. Atualmente, ao longo do ano, disputamos oito campeonatos e temos quase todos os finais de semana tomados. Para não ficar longe da família, sempre que posso levo minha esposa e filha juntas e elas até começaram a disputar no ano passado, mantendo a ideia agora em 2012. Aqui em casa a união da família se fortaleceu ainda mais no rali. No Transcatarina sempre reservamos hotéis para todos nós”.
 
Marreco e seu navegador Allan começaram a disputar o maior rali de regularidade catarinense em 2010 na Super Master, categoria onde permanecem até hoje. Aprovaram a ideia no primeiro ano, na temporada seguinte e o piloto espera um maior nível técnico em 2012: “A organização da SC Racing é excelente e eles se preocupam com a interação no evento, sempre querendo saber a opinião do competidor para fazer um rali melhor no ano seguinte. Em 2010 foi perfeito e em 2011 muito melhor, só faltaram a chuva e a neve! Agora em 2012 o rali tende a ser mais difícil porque o nível dos competidores está aumentando, os carros melhorando e a cada ano mais gente se aperfeiçoa no esporte. As provas também estão ficando mais difíceis e estamos acompanhando a galera neste nível, a cada temporada andando melhor que nos anos anteriores”.
 
Os paranaenses de Apucarana novamente irão de comboio para o Transcatarina. Segundo a dupla, cerca de cinco carros enfrentarão o rali por mais um ano. Para eles a prova tem características ímpares e a preparação já começou: “O Transcatarina é um evento totalmente diferente dos outros e tem sua beleza particular. Infelizmente não tivemos tanto frio em 2011, mas a prova foi fantástica, principalmente a última etapa no bananal. Nós sabemos que correr em Santa Catarina contra os catarinenses no estilo de provas que eles gostam não é fácil. Mas para 2012 vamos para ficar entre os cinco primeiros colocados e sempre pensando na vitória. Continuaremos com o Troller e começaremos nossos treinos agora no Transparaná”, conta o navegador Allan.
 
Há seis meses da largada, o 4º Transcatarina tem apenas 30 vagas disponíveis para as categorias de competição (Super Master, Graduados, Junior e Jeep), de um total de 145 vagas. Para as categorias Turismo Light e Turismo Adventure não há limite de inscritos. A edição 2012 terá cerca de 800 quilômetros de trechos cronometrados da região oeste do estado ao litoral, passando por sete cidades sede.
 
Balneário Camboriú na expectativa para mais uma chegada
 
Pelo quarto ano consecutivo, a cidade litorânea de Balneário Camboriú vai receber os guerreiros do Transcatarina. Após quase uma semana andando em trilhas escondidas nas serras do estado, os cerca de 160 carros cruzam a última linha de chegada em um dos pólos turísticos mais visitados no sul do país.
 
Como em todos os anos, a cidade novamente irá preparar uma grande festa para comemorar o encerramento do rali e já vive a expectativa do evento: “Balneário Camboriú tem sempre o prazer de receber o Transcatarina pelo seu grande público e os moradores daqui gostam do evento. É uma expectativa muito grande, pois os competidores passam muitas dificuldades até chegarem aqui e todos os destinos apontam BC como o encerramento da prova. Em 2012, daremos todo o suporte possível para a chegada e esperamos em torno de 800 pessoas do evento na orla central. Também esperamos um grande giro na economia, principalmente na rede hoteleira e em restaurantes de toda a cidade. Nosso principal objetivo é que a recepção do Transcatarina sempre melhore a cada ano”, afirma o superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Sandro Bernardoni. 
 
 
 
O Transcatarina tem o patrocínio: Ensimec, Hotel Renar, Hankook Pneus, Troller e Santur.
Apoio: Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Lages, Prefeitura de Rio do Sul, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Apiúna, Prefeitura de São Cristovão do Sul, Lave Bem Lavanderia, Recanto das Águas Resort e Spa, Grafimax, Revista Planeta Off Road, Licia, Blukit, Posto Brasília/Ipiranga, Ativa Comunicação, ATF Embreagens, Astra Embreagens, Trilha SC Troller, Reunidas, Altermed, Megaforth, Governo do Estado de Santa Catarina, Funturismo e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.
 
Supervisão: Fauesc. Realização SC Racing em parceria com o Jeep Clube de Blumenau.
 
 
 
Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa
Fotos: Junior Almeida